Proae lança novo programa de auxílio digital estudantil

Publicada em 26/10/2021 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) está com edital aberto para o novo Programa de Empréstimo de Equipamentos Tecnológicos, que vai destinar computadores (desktops e notebooks) para estudantes de graduação da UFSJ, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Programa visa proporcionar condições para a manutenção do vínculo acadêmico a discentes dos cursos presenciais, regularmente matriculados e frequentes, possibilitando o acesso à modalidade remota de ensino durante a pandemia da covid-19.

Serão contemplados pelo Edital nº 04/2021 estudantes inscritos em unidades curriculares regulares ou equivalentes, oferecidas no formato remoto de ensino e que atendam aos critérios estabelecidos pelo edital, de acordo com a disponibilidade do equipamento. Para Janice Carvalho, pró-reitora de Assuntos Estudantis, “ao implantar esse novo programa, a UFSJ está contribuindo para que a permanência e o êxito dos alunos sejam assegurados”, avalia.

Além dos discentes em vulnerabilidade econômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, estudantes com deficiência também serão atendidos pelo Edital 04, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Nesse caso, não é necessário comprovação de renda – o aluno se habilita ao Programa independente do rendimento familiar por pessoa.

Vistoria e fluxo contínuo
Os equipamentos para empréstimo vão passar por vistoria do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), tanto no momento de entrega ao discente selecionado, quanto no momento da devolução. Válido ressaltar que o Programa prioriza alunos que não possuem equipamento tecnológico e que estejam inscritos em unidades curriculares na modalidade remota de ensino.

O edital do Programa de Empréstimo de Equipamentos Tecnológicos é de fluxo contínuo, ou seja, o empréstimo poderá ser solicitado a qualquer tempo durante o Ensino Remoto Emergencial. “Nesse momento, criar e manter ações e programas de apoio aos estudantes vulneráveis é extremamente necessário, pois são políticas efetivas como estas que darão condições ao estudante de permanecer na Universidade, de adquirir formação profissional adequada e de gerar os recursos mínimos para sua sobrevivência”, analisa a pró-reitora.

Acompanhe as informações sobre auxílio digital na página da Proae.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom