Abertas inscrições para o Programa Bolsa Permanência

Publicada em 09/02/2022

Edital para seleção de bolsistas ao Programa Bolsa Permanência, do Ministério da Educação, está aberto. Criado em 2013, trata-se de política pública voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior, de modo a contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

Em 2022, conforme a Portaria Nº 42, serão contemplados estudantes indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O recurso, no valor de R$ 900, será pago diretamente aos discentes, por meio de cartão de benefício.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o Sistema de Gestão da Bolsa, Permanência (SISBP), até o dia 28 de fevereiro, e seguir estas orientações:

*Após o cadastro e a autorização no Sistema, selecione o Perfil Discente
*Preencha o formulário de solicitação com dados pessoais e anexe a documentação prevista no tópico 2.1.1.3 do Edital
*Responda ao questionário de 25 perguntas e conclua o cadastro

Em seguida, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) irá analisar os documentos enviados para o SISBP. Os inscritos recebem uma notificação, via sistema, caso a documentação esteja em desacordo.

Se houver um número maior de selecionados do que o número de vagas oferecidas, os candidatos serão classificados em ordem crescente de renda familiar per capita, que deverá ser comprovada mediante envio de documentação por formulário próprio, conforme lista de documentos disponível no Anexo I do edital. Persistindo o empate, o critério passa a ser a data de ingresso na UFSJ (da mais antiga para a mais recente), seguido pela maior idade do candidato.

Acompanhe o desenrolar do processo de seleção do Bolsa Permanência neste link e na página da Proae.

Rafaella Silveira
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom