Consu debate normativas para fixação de faixas na UFSJ

Publicada em 29/04/2022

O Conselho Universitário da UFSJ (Consu), na última reunião realizada no dia 25 de abril, debateu sobre os procedimentos para fixação de faixas nas dependências da instituição. A partir da discussão, os conselheiros se manifestaram a favor da necessidade de revisão da Resolução nº 001/2022 do Conselho Diretor, que estabelece as normativas para utilização dos espaços institucionais para fins de divulgação. O Consu se colocou a favor da garantia da liberdade de pensamento e de manifestação e posicionamento político dos membros da comunidade acadêmica e da sociedade nos espaços internos da Universidade.

O Conselho Universitário irá sugerir que o novo procedimento preveja que os interessados solicitem a autorização do Setor de Apoio Logístico (Salog), que irá nortear o local e a forma de fixação de faixas nos espaços da UFSJ. Os materiais devem conter a identificação dos responsáveis, por meio de inclusão de assinatura ou marca. O conteúdo, desde que não fira a legislação, será assegurado, à livre manifestação da comunidade acadêmica.

O reitor Marcelo Andrade enfatizou que a Universidade é um lugar de livre pensamento, onde o debate é bem-vindo. “A discussão ocorrida no Consu buscou reafirmar que a comunidade acadêmica tem a liberdade para se posicionar nos espaços da instituição. Em caso de fixação de materiais, é necessário apenas seguir os procedimentos e as orientações para garantirmos a todos o espaço de manifestação.”