UFSJ lança o Programa Saúde Menstrual; inscreva-se até 31 de agosto

Publicada em 22/08/2022 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) acaba de lançar o Programa Saúde Menstrual. A iniciativa visa combater situações de precariedade menstrual de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da distribuição de absorventes. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em, no mínimo, três disciplinas no semestre da solicitação. O prazo para se inscrever vai até o dia 31 de agosto, por meio deste formulário. Todas as informações estão disponíveis no Edital Proae 07/2022.

O Programa tem como público prioritário os alunos beneficiados pelos auxílios oferecidos pela Proae (Moradia Estudantil, Programa de Avaliação Socioeconômica, Creche ou Emergencial). Caso a oferta seja maior que a demanda, poderão ser atendidos os estudantes excedentes nos editais 2021/1, 2021/2 e 2022/1 do Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase), seguindo a ordem crescente do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS).

A iniciativa consiste na distribuição de insumos de higiene menstrual necessários para apoio aos períodos de menstruação dos estudantes. Os absorventes serão entregues de uma só vez, ou seja, o aluno contemplado receberá oito pacotes, contendo 16 unidades cada. Os pacotes deverão ser retirados nas coordenadorias de cursos, no Serviço Social, que fica no prédio da Proae (CSA) ou na Moradia Estudantil (CTAN), conforme escolha no ato da inscrição. A quantidade é equivalente ao necessário para utilização durante o semestre letivo. Para esse cálculo, a Pró-Reitoria realizou pesquisa que mostrou que a média nacional é a utilização de 20 absorventes por ciclo.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janice Carvalho, explica que o programa da UFSJ surgiu a partir da necessidade identificada de vulnerabilidade menstrual vivida por mulheres em todo mundo, levantada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que considera o acesso à higiene menstrual um direito a ser tratado como questão de saúde pública e direitos humanos. “Com base nas informações divulgadas pela imprensa e em campanhas semelhantes, a UFSJ criou o Programa Saúde Menstrual, visando proporcionar condições de higiene adequadas aos estudantes que se encontram em situação de precariedade menstrual. Como os municípios onde a Universidade tem campi não possuem ações nesse sentido, consideramos fundamental assegurar esse direito”, destacou.

Campanha nas bibliotecas
As bibliotecas da UFSJ promoveram, em julho de 2022, uma campanha semelhante que reverteu em absorventes as taxas pagas por estudantes que precisavam quitar débitos. Os itens foram distribuídos para alunas da UFSJ e demais pessoas que precisaram. Todos os campi da instituição participaram da campanha.