NUPID na Rede

  Desde 2020, com o isolamento social imposto pela pandemia por Covid-19, foi viabilizada a criação de um canal visando amplificar a divulgação científica, discutir as políticas públicas e oferecer dicas culturais voltadas ao campo do álcool e outras drogas. O conteúdo produzido pelo NUPID na Rede é divulgado em um perfil no Instagram, e vídeos estão alimentando um canal do YouTube. O projeto visa suprir a carência de conteúdo que difunda o conhecimento científico em linguagem acessível em um campo socialmente sensível como o de álcool e outras drogas. 

 

Coletivo Cai Junto

  O Coletivo Cai Junto foi fundado em 2017 e funciona em regime de autogestão, composto por estudantes de cursos de graduação da UFSJ que atuam com redução de danos em contexto de festa junto de seus pares. Em 2018 o Coletivo foi agraciado com um prêmio da The Awesome Foundation e, desde 2019, tem sido apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). Durante as festas, membros do Coletivo distribuem materiais informativos para prevenção de riscos relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, buscam garantir acesso a água, alimentos e preservativos aos participantes das festas e disponibilizam espaços individuais e coletivos para informação e escuta. O Coletivo mantém um blog e divulga suas ações em páginas do Facebook e Instagram.

 

CRR-UFSJ


 

 
O Centro Regional de Referência para a Formação em Políticas sobre Drogas da UFSJ foi instituído em 2015 como pólo articulador de iniciativas de formação voltadas para trabalhadores que atuam na rede intersetorial de atenção a usuários de álcool e outras drogas. Com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, e em articulação com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São João del-Rei e secretarias de governo de 18 municípios da microrregião administrativa mineira do Campo das Vertentes, foram realizados dois cursos: “Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas” (setembro/2015 a julho/2016) e “Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas: da Teoria à Prática” (abril a junho/2018). Participaram dos cursos em torno de 300 trabalhadores das políticas de saúde, assistência social e educação, além de membros de conselhos de políticas públicas, agentes de organizações não-governamentais e lideranças comunitárias. Relatos sobre a experiência foram publicados em uma edição especial da revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, bem como um artigo analisando os desafios da formação para a redução de danos.

 

Eiras e Beiras

  O Eiras e Beiras: Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas consistiu em um estágio acadêmico-profissionalizante, oferecido para alunos de Psicologia da UFSJ, e também um programa de extensão, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), que se manteve ativo entre 2014 e 2018. Os alunos participaram de ações de atenção psicossocial em álcool e outras drogas em contextos diversos da rede intersetorial de atenção a usuários de álcool e outras drogas de São João del-Rei. Em 2018 a oferta do estágio foi suspensa, com parte dos alunos indo compor o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Direitos Humanos da UFSJ (NEGAH) junto da Profª Isabela Saraiva de Queiroz, e outra parte o Coletivo Cai Junto. Um relato sobre a experiência foi publicado abordando os fundamentos teórico-metodológicos e atividades desenvolvidas pelo Eiras e Beiras. 

Última atualização: 24/09/2020