Cuidados paliativos (CP), segundo a definição da Organização Mundial de Saúde de 2002 e reafirmada em 2017, é “uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psíquicos, sócios familiares e espirituais”.
 
A especialidade em cuidados paliativos compreende os conteúdos necessários ao conhecimento teórico e prático na assistência a pessoas que vivenciam conições ou doenças que ameacem a continuidade da vida.
 
Objetivo Geral
Capacitar profissionais de saúde que possuem formação superior, para atuar em Cuidados Paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar.
 
Objetivos Específicos
• Compreender a filosofia dos Cuidados Paliativos, nas diversas formas de assistência e para os vários perfis de pacientes que deles necessitam, seja em serviços públicos ou privados;
• Reconhecer a importância de sistematizar conceitos teóricos e práticos da assistência baseada na abordagem paliativista (indicações clínicas para o Cuidados paliativos, manejo de sintomas, uso de técnicas de assistência voltadas para pacientes elegíveis a esta modalidade de assistência, por exemplo: da técnica subcutânea de infusão de medicamentos, identificação e manejo da morte iminente, elaboração de plano de cuidados);
• Desenvolver uma formação sólida e criteriosa, ética e humana, visando à importância do cuidado integral ao paciente elegível aos cuidados paliativos e seus familiares;
• Ampliar habilidades de comunicação e tomada de decisões difíceis, em situações de terminalidade, baseada em princípios bioéticos;
• Promover educação para lidar com a morte como uma condição natural da vida, e, assim, ressignificar a sua representação de fracasso e imperícia.
 
Público - Alvo
Profissionais com formação superior na área das ciências da saúde e áreas afins que possam atuar de forma interdisiplinar junto a pacientes com doenças/condições crônicas que ameacem a continuidade da vida e seus cuidadores/familiares.
 
Carga horária do curso: 360 horas/aula, sendo 320 horas/aula em sala de aula com atividades teóricas e trabalhos de grupo e individuais e 40 horas /aula em sala em atividades teóricas e práticas de metodologia da pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso.
 
 

Última atualização: 17/03/2021