Linhas de Pesquisa - PPGMUSI


 
Área de concentração: Música

Linhas de Pesquisa:

 

Linha 1: Dimensões teóricas e práticas da performance musical

Estudos de parâmetros fundamentais da performance musical, contemplando aspectos relacionados à concepção e estruturação da interpretação, bem como de questões relacionadas a diferentes aspectos da saúde do músico que permeiam a sua atuação em diferentes contextos e práticas musicais.

Descrição

É dividida em duas linhas, a saber:

SAÚDE – se dedica ao estudo dos processos e ações, preventivas, diagnósticas e de tratamento sobre a saúde do músico, profissional ou não. Além disso, também contempla a interface da música como ferramenta terapêutica nos seus vários campos de aplicação. Essa linha tem como clientela, portanto, musicistas e profissionais de áreas afins interessados na repercussão da prática musical nos processos relativos às condições físicas e mentais de seus praticantes. É voltada, principalmente, para interessados oriundos de diversas áreas da saúde, tais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas, bem como profissionais de outras áreas (humanas e exatas) que proponham uma interface com o escopo dessa linha.

PERFORMANCE – Estudos relativos ao universo da performance musical e suas interfaces com as várias áreas de conhecimento com as quais dialoga. Tem como cerne as investigações da performance musical como um processo em desenvolvimento contínuo, onde a interpretação é entendida como um construto global envolvendo vários agentes e procedimentos de pesquisa. Objetiva contribuir para formação global do músico profissional de todas as áreas e instrumentos/canto, e pretende provocar reflexões acerca dos processos interpretativos e de performance, através de estudos embasados nos principais referenciais relacionados ao tema e suas relações com o fazer musical de cada indivíduo.

 

Linha 2: Dimensões teóricas e práticas da formação musical

Descrição: Estudos de processos e situações de formação em música, abrangendo diferentes contextos de produção musical e distintas práticas relacionadas à transmissão de conhecimentos e saberes musicais.

Descrição

Esta linha se dedica a investigar processos, práticas e metodologias de educação musical, a partir de múltiplas perspectivas teóricas.  Busca contribuir para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem musical de caráter formal, não-formal e informal.  A linha se volta principalmente para professores de música, contemplando também a área da pedagogia vocal e instrumental.

 

Linha 3: Aspectos estéticos e culturais da produção musical

Descrição: Estudos de diferentes produções musicais, contemplando aspectos estruturais, estilísticos, históricos e culturais que caracterizam manifestações da música, fundamentalmente no contexto local e nacional.

Descrição

Esta linha se dedica ao estudo da realização musical e seu contexto social e/ou histórico. Preocupa-se com a manutenção e o reconhecimento do patrimônio musical brasileiro de todas as épocas, por isso não se interessa somente pela musicologia histórica, mas também pela música popular e seu contexto, música contemporânea, edição de partituras, história de músicos e agremiações, arquivologia, transitando também pela etnomusicologia e outras áreas afins.