LINHAS DE PESQUISA - PPGMUSI


 
Área de concentração: Música

Linhas de Pesquisa:

 

Linha 1: Dimensões teóricas e práticas da performance musical

Estudos de parâmetros fundamentais da performance musical, contemplando aspectos relacionados à concepção e estruturação da interpretação, bem como de questões relacionadas a diferentes aspectos da saúde do músico que permeiam a sua atuação em diferentes contextos e práticas musicais.

Descrição

É dividida em duas linhas, a saber:

SAÚDE – se dedica ao estudo dos processos e ações, preventivas, diagnósticas e de tratamento sobre a saúde do músico, profissional ou não. Além disso, também contempla a interface da música como ferramenta terapêutica nos seus vários campos de aplicação. Essa linha tem como clientela, portanto, musicistas e profissionais de áreas afins interessados na repercussão da prática musical nos processos relativos às condições físicas e mentais de seus praticantes. É voltada, principalmente, para interessados oriundos de diversas áreas da saúde, tais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas, bem como profissionais de outras áreas (humanas e exatas) que proponham uma interface com o escopo dessa linha.

PERFORMANCE – Estudos relativos ao universo da performance musical e suas interfaces com as várias áreas de conhecimento com as quais dialoga. Tem como cerne as investigações da performance musical como um processo em desenvolvimento contínuo, onde a interpretação é entendida como um construto global envolvendo vários agentes e procedimentos de pesquisa. Objetiva contribuir para formação global do músico profissional de todas as áreas e instrumentos/canto, e pretende provocar reflexões acerca dos processos interpretativos e de performance, através de estudos embasados nos principais referenciais relacionados ao tema e suas relações com o fazer musical de cada indivíduo.

 

Linha 2: Dimensões teóricas e práticas da formação musical

Descrição: Estudos de processos e situações de formação em música, abrangendo diferentes contextos de produção musical e distintas práticas relacionadas à transmissão de conhecimentos e saberes musicais.

Descrição

Esta linha se dedica a investigar processos, práticas e metodologias de educação musical, a partir de múltiplas perspectivas teóricas.  Busca contribuir para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem musical de caráter formal, não-formal e informal.  A linha se volta principalmente para professores de música, contemplando também a área da pedagogia vocal e instrumental.

 

Linha 3: Aspectos estéticos e culturais da produção musical

Descrição: Estudos de diferentes produções musicais, contemplando aspectos estruturais, estilísticos, históricos e culturais que caracterizam manifestações da música, fundamentalmente no contexto local e nacional.

Descrição

Esta linha se dedica ao estudo da realização musical e seu contexto social e/ou histórico. Preocupa-se com a manutenção e o reconhecimento do patrimônio musical brasileiro de todas as épocas, por isso não se interessa somente pela musicologia histórica, mas também pela música popular e seu contexto, música contemporânea, edição de partituras, história de músicos e agremiações, arquivologia, transitando também pela etnomusicologia e outras áreas afins.

 


 

MINUTA DOS PROJETOS DOS DOCENTES - PPGMUSI


 

Análise do perfil biofísico e psicológico do músico e a associação da prática musical e doenças crônicas não transmissíveis

Alessandro de Oliveira

 

Objetivo geral

A presente proposta de estudo tem como meta buscar avaliar, analisar e discutir o ser músico e sua saúde, bem como, a prevalência e associação da prática musical como tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.

Objetivos específicos:

Nesta proposta de trabalho, tem-se como objetivos específicos:

✓Mensurar e avaliar o perfil físico utilizando-se de parâmetros antropométricos, neuromotores, metabólicos, nutricionais e de nível de atividade física do público alvo da proposta;

✓Mensurar e avaliar o perfil psicológico quanto a prevalência de transtornos mentais e se tais transtornos se associação com a profissão de músico;

✓Propor intervenções terapêuticas não medicamentosas visando atenuar transtornos e doenças encontradas no público em questão.

 

Movimentos Corporais Relacionados às Práticas Musicais

Álvaro César de Oliveira Penoni

 

Objetivo geral

Avaliar, analisar, refletir e discutir as relações entre saúde corporal do músico e suas relações com o “ser músico”, assim como propor métodos e técnicas de avaliação, prevenção e intervenção dos distúrbios musculoesqueléticos que afetam a saúde do músico.

Objetivos específicos:

✓Estudar e compreender a cinesiologia aplicada aos movimentos de um músico, aprendendo a fazer leitura do posicionamento do corpo no espaço (cinestesia) e dos movimentos específicos;

✓dispêndio energético e prevenção de vícios posturais e transtornos musculoesqueléticos;

- Compreender como é feito o controle neural do movimento e a aquisição de sinais eletromiográficos para entender o processo de aprendizagem e fixação de gestos motores, a coordenação intra e intermuscular e as diferenças entre as manifestações da força;

✓Estudar os princípios do treinamento muscular aplicados às especificidades do músico (aplicação prática em diversas modalidades de instrumentos);

✓Entender e estudar as relações entre dor e a musicoterapia;

✓Estudar e compreender os aspectos relacionados às diferenças cineantropométricas na relação com o desempenho musical.

 

 

 

 

Pesquisa em Educação Musical em Instituições, e ambientes formais e não formais de ensino

Ana Roseli Paes dos Santos

Antônio Carlos Guimarães

Bruno Soares Santos

Edésio de Lara Melo

Edilson Assunção Rocha

 

Este projeto tem como objetivo construir um arcabouço de conhecimentos acerca da Educação Musical segundo seus variados processos e nos contextos institucionais onde acontece, buscando oferecer elementos que permitam aprofundar a discussão entre a formação em música e seus processos de ensino e aprendizagem nos ambientes formais e não formais. Tendo como pano de fundo a importância da música como um elemento formador da cidadania, e a rica vida musical existente na área de influência da UFSJ, espera-se contribuir para formação de pesquisadores da educação musical, para o crescimento da área e para a consolidação e implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSJ no que tange a área de artes

 

Sons, músicas e memórias da microrregião do Campo das Vertentes: contribuições para a educação musical

Ana Roseli Paes dos Santos

 

Geral

Compartilhar o conhecimento e as experiências entre pesquisadores e acadêmicos do programa de pós-graduação em música da UFSJ, a fim de promover a pesquisa científica sobre a situação e as perspectivas de futuro da herança sonora e musical da região do Campo das Vertentes.

Específicos

1) possibilitar inovação, transformação social, criação de acervos sonoros e de produção acadêmica;

2) contribuir para o desenvolvimento humano por meio de mecanismos de cooperação que busquem resultados científicos e tecnológicos transferíveis para políticas culturais, educacionais e sociais;

3) promover a pesquisa científica conjunta e interdisciplinar, a transferência de conhecimentos, de técnicas e o intercâmbio de pesquisadores;

4) oferecer acesso aberto aos arquivos sonoros e musicais da microrregião do Vale das vertentes, dirigido a investigadores, docentes, estudantes de todos os níveis de formação e público em geral.

 

Os solos de flauta na Música sacra do século XIX de São João del-Rei e região: um estudo através da performance

Antônio Carlos Guimarães

 

Identificar subsídios interpretativos para os solos de flauta da Música sacra do século XIX de São João del-Rei e região, considerando:

- A notação musical dos originais manuscritos (quando houver) e cópias das obras;

- Os significados litúrgicos dos textos das obras;

- O idiomatismo dos modelos de flauta usados na época das composições;

- A experiência do pesquisador na performance destas obras;

- A experiência de outros flautistas na performance das obras em estudo.

 

 

Pedagogia e performance do piano no Brasil: memórias, práticas e reflexões

Carla Silva Reis

 

Esta pesquisa tem como objetivo principal mapear e refletir, em fluxo contínuo, sobre práticas, memórias e repertórios ligados ao piano no Brasil, seja na área da performance, assim como do ensino. Como exemplo de temáticas a serem abordadas, podemos citar: o ensino individual e coletivo; metodologias para diferentes faixas etárias; análise de métodos, materiais didáticos e práticas de ensino em contextos formais, não-formais e informais de ensino do piano; repertórios variados; educação instrumental inclusiva; ensino da técnica pianística; aspectos relacionados à criação musical e à improvisação; formação inicial e continuada de professores de piano; ferramentas tecnológicas aplicadas às aulas presenciais e remotas.

 

 

Atividades de tratamento e inventário do Acervo Joaquim Pinto Lara

Edésio de Lara Melo

 

Este projeto de pesquisa destina-se estudar aspectos gerais do arquivo musical que pertenceu a Joaquim Pinto Lara (1877-1968) então compositor e regente do Coro e Orquestra Santa Cecília e da Banda de Música Municipal que também leva o nome da santa padroeira dos músicos da cidade de Resende Costa-MG. Durante o período em atuou como musicista na referida cidade, ele compôs, fez cópias de músicas de outros autores para os grupos musicais que dirigia, além de ter atuado como instrumentista, tocando o saxofone e o rabecão (contrabaixo de três cordas), além do harmônio, quando se empenhava na apresentação musical dentro da igreja durante cerimônias litúrgicas, ou o violão que lhe servia para se auto acompanhar como cantor e em serenatas, saraus e festas populares, principalmente. 

 

 

Musicologia brasileira dos tempos antigos até a atualidade

Edilson Rocha

 

Este projeto de pesquisa pretende realizar estudos em torno da música brasileira de modo genérico, e da música mineira de modo particular, desde os primeiros registros de sua realização até a atualidade, buscando dar a conhecer variados aspectos que se realizam em torno de sua produção, a saber: contexto histórico e social, perfis biográficos de músicos e instituições, documentação musical, performance, edição, produção executiva, bem como outros aspectos importantes não previstos dentro de uma musicologia tradicional.

 

 

Performance, Pedagogia e História do Violão.

Guilherme Vincens

Rogério Constante

 

Estudo das práticas de performance e criação musical relacionadas ao violão de concerto e popular. Bases teóricas, conceitos, práticas e técnicas do violão contemporâneo em diversas estéticas. Análise musical, arranjos e transcrições, improvisação, composição, tecnologias, pesquisa artística e pedagógica relacionada ao violão solo ou em grupos.

Análise de repertório e outros aspectos relacionados à história do instrumento e dos instrumentistas e suas práticas sob um olhar musicológico e/ou etnomusicológico.

Análise e criação de recursos pedagógicos para o violão em suas várias vertentes.

 

Implicações estéticas e culturais do som e suas relações

José Antônio Baêta Zille

 

Esta pesquisa pretende propor alternativas para estudos formais sob perspectivas transversais e multidisciplinares, no âmbito das implicações estéticas em que o som seja o protagonista em suas relações.  No campo das artes se percebe um tipo de pressão sobre os ditames disciplinares cartesianos predominantes e há um aceno em direção a uma perspectiva mais aglutinadora e dialógica. Nesse contexto, de forma exemplar, pode-se notar os limites entre as linguagens artísticas cada vez mais tênues e sutis. E, por sua vez, os pontos de contato entre elas e outras áreas de conhecimento se ampliam e tornam definições mais complexas. É, exatamente nesse contexto que esse projeto pretende atuar, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da musicologia sob uma perspectiva transversal e multidisciplinar.

 

 

A música popular no contexto dos cursos de licenciatura em música: a problemática do diálogo entre as práticas de performance e a pedagogia do instrumento

Leonardo Barreto Linhares

Pedro Mota

 

A presente pesquisa visa investigar e refletir acerca do movimento de inserção da música popular nos cursos de licenciatura em música com ênfase em instrumento, a fim de esclarecer: (1) se as práticas de performance do curso abrangem a música popular, (2) se existe um diálogo entre as práticas de performance e pedagogia do instrumento e como o mesmo é realizado, (3) se os professores estão (se sentem) preparados para proporcionar esse ensino de forma efetiva, (4) se o projeto pedagógico do curso de graduação contempla o processo ensino-aprendizagem em música popular, (5) a opinião do corpo discente em relação a essa dinâmica no curso, (6) se os egressos se sentem preparados para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais plural e competitivo, (7) se os mesmos estão se formando cidadãos conscientes de sua própria cultura musical, aptos a proporcionar essa vivência a seus futuros alunos.

 

Biomecânica da Postura Corporal aplicada à Performance Musical

Marcelo Parizzi

 

Pesquisas recentes indicam uma alta incidência de desconfortos físico-posturais em músicos e sugerem que esses desconfortos são decorrentes de inadequações posturais durante a Performance Musical. Assim, partindo da premissa que as áreas da Biomecânica da Postura Corporal e da Performance Musical podem e devem caminhar juntas, esta pesquisa busca investigar e conectar possíveis interfaces entre as duas áreas, por meio de estudos transdisciplinares que, sem dúvida, culminarão na produção de novos conhecimentos, e abrirão perspectivas para novas pesquisas.

 

Arquivos de documentação musical em Minas Gerais

Modesto Flávio

 

Este projeto visa identificar arquivos de documentação musical em Minas Gerais, realizar o diagnóstico de cada caso e definir demandas necessárias ao tratamento arquivístico. Desenvolver o amplo debate e avaliação de ferramentas e métodos praticados na produção de catálogos e edições musicais no Brasil e fora dele, da mesma forma que a construção da historiografia musical brasileira a partir de suas fontes documentais.

 

Saúde e música: interfaces e produções nos níveis de graduação e pós-graduação da UFSJ

Sérgio Rocha

 

O curso de música da UFSJ foi criado em 2006. Nesse curso são oferecidas atividades voltadas para as práticas de formação, extensão e pesquisa. Nesse contexto, desde sua criação, o curso vem produzindo, entre outras temáticas, projetos de iniciação científica voltados para a investigação de temas da saúde e música. A criação da disciplina de saúde do músico por volta de 2015 permitiu que tal assunto pudesse ser ofertado, ainda que de forma optativa, para todos os alunos do curso. Essa iniciativa aumentou o espaço de

discussão voltado para esse tema. Paralelamente, foram sendo implementados projetos de iniciação científica que geraram uma produção nessa área. Em 2019 foi implantado o Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS), sendo que na Linha 01, são contemplados também projetos na temática saúde e música.

Essa rede, ampliada recentemente, permite uma dialógica entre os alunos da graduação e pós-graduação, o que, em última instância, colabora para a consolidação da circulação da produção específica do foco em saúde e música. Esse projeto tem como meta a estruturação de consolidados da produção no tema, visando a produção de materiais diversos de divulgação científica dentro do tema.

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 22/05/2023