Projeto I  Projeto II  Projeto III  Projeto IV  Projeto V  Projeto VI  Projeto VII  Projeto VIII  Projeto IX  Projeto X  Projeto XI

 

 

Projeto Conviver: Uma Proposta Interdisciplinar de Atuação em Psi. Escolar

 

 

Plantão Psicológico na Escola: Resgatando a Saúde Psicológica na Escola

 

 

Roda Vida: Programa da Universidade Federal de São João del-Rei para Prevenção, Tratamento e Pesquisa em Dependência Química

 

 

Cultura e Educação Científica através de Diferentes Temas Geradores

 

 

Inclusão Digital de Crianças em Situação de risco Social Através de Recursos Lúdicos

 

 

Brincando com o Teatro: Oficinas de Teatro e Sensibilização Corporal

    Baseia-se no poder de transformação da Arte, por meio da reflexão sensível que realiza e da criação e recriação simbólica que opera no (e do) ambiente em que está inserida. O que pode acontecer via apreciação de material cênico por parte do espectador ou por meio de atividades práticas, que integrem seus participantes, como jogos, vivências e tarefas conjuntas. Nesse sentido, as contribuições/colaboração de alunos e professora da COTEA (curso de Teatro da UFSJ) estão previstas para acontecer a partir das seguintes ações:

  1. Encontro de sensibilização corporal e jogos teatrais: encontro semanal de uma hora cada, para até 20 pessoas, entre professores e funcionários da escola;

  2.  Mostras de processos (ensaios abertos e apresentações de cenas e/ou espetáculos), acompanhadas das seguintes atividades a serem realizadas ao longo de 03 semanas ao mês:  

  • Semana 1: uma palestra e vivência teatral, elaboradas a partir do tema abordado na apresentação artística. Um encontro de 2 horas, para até 20 pessoas; 
     
  • Semana 2: sensibilização e integração dos participantes, por meio de jogos teatrais que propiciem a apreciação das diversas linguagens que compõem a linguagem teatral, em especial as envolvidas nas cenas/espetáculos a serem apresentados. Um encontro de 2 horas, para até 20 pessoas;
     
  • Semana 3: apresentação artística (aberta a toda a comunidade da escola), seguida de bate-papo entre a plateia e os alunos-atores sobre o processo de criação e apreciação/avaliação do todo.

Professora Responsável: Juliana Reis Monteiro dos Santos

Xadrez nas Escolas: Uma Possibilidade a Ser Explorada

 

Educação Científica pela Ficcão Científica: O Uso de Textos e Filmes de Ficção Científica para Promover a Cultura Científica

A Utilização de Práticas Educomunicativas em Salas de Aula: Os Meios de Comunicação em Sala de Aula como Ferramentas para despertar o interesse e a motivação, reduzindo o risco de evasão

 

 

Aritmética Baseada na Experiência: Foco nos Primeiros Anos de Educação Escolar

      Experiências iniciais bem sucedidas no aprendizado de matemática são fundamentais tanto para compor uma base para futuros aprendizados, bem como, desenvolver afetividade nas crianças para o conteúdo de matemática. Esse projeto faz o uso de estratégias baseadas na experiência que possam contribuir para uma sólida formação dos conceitos fundamentais  de metemática nos primeiros anos de vida escolar.Com o objetivo de refletir e aplicar em um estudo de caso, o impacto de mudanças de estratégias de ensino nas operações fundamentais de matemática. Será dada uma particular atenção para as operações de matemática multiplicação e divisão, passando assim a serem ensinadas seguindo duas tendências 'chunking' and 'grid multiplication'. Esta mudança permite tornar o aprendizado mais conectado com a realidade, e ao mesmo tempo mais intuitivo. 

Fonte:http://educmaisescola.blogspot.com.br/
 Exemplo de Imagem. Aqui será colocada uma foto tirada do próprio projeto. 
 
Professor Responsável: Erivelton Geraldo Nepomuceno
Aluno: Clarissa
Voluntários: Marcella, Márcia, Thalita
 
Inclusão Digital dos Adultos Envolvidos na Escola