I Oficina sobre Peixes, Rios, Piscicultura e Marcadores Moleculares (Oficina do projeto GT345) ocorreu no dia 31 de agosto de 2012 no anfiteatro da biblioteca do CTAN-UFSJ.

II Oficina sobre Peixes, Rios, Piscicultura e Marcadores Moleculare:

A oficina teve como objetivo promover a difusão de conhecimentos, bem como viabilizar a realização de debates relacionados à conservação da ictiofauna nas bacias hidrográficas brasileiras, seu potencial para produção sustentável em pisciculturas, opções de manejo e de programas de melhoramento genético e a aplicação de marcadores moleculares em estudos e medidas práticas que envolvam a diversidade genética. Acreditamos que estes temas são relevantes para nortear o desenvolvimento de políticas públicas e ações inter e transdisciplinares através de discussões de alta qualidade técnicas, sobre assuntos extremamente relevantes no âmbito do manejo, produção e conservação de peixes em Minas Gerais.

O evento ocorreu nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2014, com um dia destinado ao ciclo de palestras, no qual participaram como palestrantes, além do cordenador do evento, outros cinco profissionais de destaque em suas áreas de atuação, todos com temas de relevância para questão da conservação de peixes no estado de Minas Gerais. No segundo dia aconteceu a visita de campo à Estação de Piscicultura de Itutinga, na Usina Hidrelétrica de Itutinga e Camargos, Itutinga, MG, sob gerenciamento da CEMIG, parceira do convênio do projeto P&D, onde serão feitas esplanações e demonstrações sob o gerenciamento e das atividades da piscicultura. 

O número de participantes inscritos para o ciclo de palestras foi limitado em 100 e os primeiros 40 inscritos no evento tiveram direito de se inscrever na atividade prática.

A relação dos palestrantes participantes e dos respectivos temas apresentados encontram-se a seguir.

 - Parciais do projeto P&D GT-345: Desenvolvimento de ferramentas   moleculares (DNA) para o monitoramento ambiental de peixes e plantéis de piscicultura - Gabriel de M. Yazbeck  (UFSJ)  
-   Programa Peixe Vivo - Míriam Aparecida de Castro (CEMIG)    
-   Eficiência de repovoamento de peixes - Thiago M. A. Carvalho (FZB-BH)  
-   Sistemas de Transposição de Peixes - Raoni Rosa Rodrigues (UNI-BH)  
-  Melhoramento genético em peixes nativos: Contraste com a cultura de tilápias - Rilke Tadeu Fonseca de Freitas (UFLA)  
-  Práticas e manejo de piscicultura de peixes carnívoros - Ronald Kennedy Luz (UFMG) 
 
Galeria de fotos
 

 

 

Apoio: FAPEMIG, CEMIG, PROEN-UFSJ, Secretaria de Agricultura e Absatecimento do Município de São João del-Rei, Centro Acadêmico de Zootecnia Júlio César de Novais Miranda, PROEX-UFSJ, Restaurante Villeiros

Realização: Laboratório de Recursos Genéticos e Estação ambiental de Itutinga (CEMIG), DEZOO-UFSJ.


Última atualização: 27/05/2014