1) Quais os tipos de monitoria na graduação? 

Na graduação da UFSJ são concebidas duas modalidades de monitoria, atendendo aos mesmos objetivos, condições de participação e exigências do Programa: a Monitoria Remunerada, com recebimento de bolsa mensal, e a Monitoria voluntária, sem bolsa. Nos dois casos, o monitor terá direito a certificado ao final da atividade.

2) Pode o discente acumular bolsa dos programas de assistência estudantil e bolsa monitoria? 

Sim, o valor da bolsa monitoria irá substituir o valor do componente permanência da bolsa de assistência estudantil, mas os demais componentes serão pagos normalmente. A política de assistência estudantil e a bolsa de monitoria visam a redução de evasão e da retenção estudantil.

3) Pode o discente acumular bolsa de monitoria com as boldas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) e bolsa monitoria?

Sim, conforme a RESOLUÇÃO Nº 007, DE 21 DE JUNHO DE 2023

4) As horas da monitoria podem ser utilizadas como atividades complementares?

Sim, as atividades de monitorias são compreendidas como Atividades Complementares conforme estabelecido pelos Colegiados de Curso. Ver também Parecer do CNE/CES nº 492/2001.

5) Qual o valor da bolsa de monitoria?

O valor da bolsa correspondente à dedicação de 12 horas semanais é de R$ 320,00 , sendo remunerados somente os dias trabalhados.

6) Atividades de Monitoria podem ser equiparadas ao estágio?

Sim, mas somente quando no Projeto Pedagógico dos Cursos da educação superior for prevista esta equiparação (Lei 11.788/2008, art. 2º, § 3º).

7) Qual atividade é vedada ao monitor? 

É vedado a monitores e monitoras: ministrar aulas regulares em substituição a docente orientador e/ou docente orientadora, corrigir trabalhos e/ou atividades avaliativas, lançar notas ou preencher diários no sistema; substituir técnicos e técnicas-administrativos em atividades de sua competência, tais como serviços de secretaria ou laboratórios; exercer atividades insalubres; ou, ainda, executar quaisquer tarefas que estejam em desacordo com os objetivos acadêmicos da monitoria.

 


Acesse o instagram para ver mais dúvidas frequentes

@souufsj



Última atualização: 01/08/2023