Com a federalização da UFSJ em 21 de abril de 1987, foi criado o Serviço de Gráfica, ligado à Prefeitura de Campus. Inicialmente trabalhando com Xerox e mimeógrafo.

Em 1991 foi transformada em Setor de Gráfica e o Técnico José Antônio Silva foi nomeado o primeiro Chefe do Setor, ficando no cargo até 1994. Neste período o Setor ganhou máquinas de off-set (uma Ricoh 1010 de mesa, uma Multilith 1850 e uma Multilith 1250).

Em 1994 o Auxiliar de Artes Gráficas Roberto Neves assumiu o Setor e iniciou a modernização, substituindo a Ricoh e a duas Multilith por uma CatuSet com formato 2 e outra Multilith 4610 de formato 4. Neste período foi montada a editoração com dois microcomputadores e impressoras a laser para pré-impressão, também foram adquiridos uma alceadeira de dois castelos, um grampeador automático e uma dobradeira para formato ofício. Também nesta época o serviço de Xerox foi terceirizado.

Em 1998 o Operador de Máquina Copiadora Luiz Cláudio Ribeiro Alves, foi nomeado Chefe do Setor de Gráfica, cuja gestão vem primando pela qualidade, economia e rapidez nos serviços. Para isto empenha-se em aprimorar e aperfeiçoar o maquinário existente e o pessoal.