Programação

 Abertura: Dia 3 de outubro, às 8h, no Auditório do Campus Centro-Oeste Dona Lindu:
"Pesquisa no Brasil: aspectos gerais e importância na transformação social"
Palestra com a Profa Dra. Maria das Graças Carvalho, da Faculdade Farmácia da UFMG.

A Profa. Maria das Graças Carvalho possui graduação em Farmácia, habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Hematologia pela Universidade de Southampton (1995) e pós-doutorado em Hemostasia pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Maastricht, Holanda (2013). Atualmente é Professora Visitante na Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. É também Professora Titular aposentada e Emérita do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde continua atuando como professora voluntária. Tem experiência em Análises Clínicas, com ênfase em hematologia laboratorial atuando principalmente em hemostasia (testes de Geração de Trombina em diferentes condições experimentais, e distúrbios hemostáticos em geral, particularmente estados associados à hipercoagulabilidade). É orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas, níveis mestrado e doutorado. É também bolsista 1A do CNPq.

  Encerramento: Dia 5 de outubro, às 19h, no Campus Dom Bosco:
"Gênero e Diversidade"
Palestra com o Prof Dr. Magnus Régios Dias da Silva, Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo.

O Prof. Magnus Régios Dias da Silva é Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura da UNIFESP. Graduado em Medicina pela UFRN (1992). Segundo Tenente-Médico do Exército (1993). Residência em Clínica Médica pelo SUS-Hospital Heliópolis (1994) e, em Clínica Médica (1995), Endocrinologia e Metabologia (1996-1998) pela Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado (CAPES, 2000) e Doutorado (FAPESP, 2004) em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela EPM-UNIFESP. Bolsa Doutorado Sanduíche PDEE no Eccles Institute of Human Genetics, University of Utah (2003). Estudou as bases genéticas de uma complicação neuromuscular do paciente hipertiroideo, conhecida por Paralisia Tirotóxica. Demonstrou o papel do hormônio tiroidiano T3 sobre um novo canal de potássio (Kir2.6) expresso em músculo esquelético e identificou mutações do tipo perda-de-função em pacientes susceptíveis à crise de paralisia. Fez pós-doutorado em Biologia do Desenvolvimento pela University of California San Francisco (2004-2006) onde trabalhou com transgênese somática em células da crista neural e via de sinalização FGF. Contribuiu com os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia como co-editor (2007-2010). Foi vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM, 2009-2011). Professor Associado Livre-Docente da Disciplina de Endocrinologia (Departamento de Medicina) e Professor Convidado de Bioquímica (Departamento de Bioquímica). É preceptor-chefe do ambulatório de Endocrinologia Geral e de Transição Adolescente-Adulto (Crescimento e Desenvolvimento) do Hospital São Paulo, EPM-UNIFESP. Orienta projetos de pesquisa em doenças endócrinas causadas por mutações em canais iônicos: Canalopatias Endocrinometabólicas e no diagnóstico molecular de Carcinoma Medular de Tiroide hereditário. Pesquisador com interesse em endocrinologia molecular e translacional, especialmente sobre susceptibilidade genética e ontogênese tiroidiana e gonadal. Mais recentemente, dedicou-se à criação do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina na UNIFESP (http://nucleotrans.unifesp.br) e ao atendimento ambulatorial do Núcleo Trans Unifesp ligado ao Hospital São Paulo.