1 - Ambulatório de Cantoterapia está com inscrições abertas

 
As atividades do Ambulatório de Cantoterapia serão retomadas no dia 14 de março de 2019. Para este semestre, foram abertas vagas para o atendimento coletivo, que será realizado às quintas-feiras, das 15h40 às 17h. 
 
Os interessados deverão se inscrever no local, por meio do preenchimento de uma ficha e aguardar o contato da equipe responsável.
 
Local dos atendimentos: Centro de Referência da Medicina Antroposófica - Casa da Saúde/SUS (Tejuco). Rua Ruth Neder Issa, 5. Telefone: (32) 3372-4381. 
 
Sobre a Cantoterapia e o Ambulatório
 
Reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica como uma de suas terapias complementares, a cantoterapia faz uso do canto e de elementos musicais como ferramentas terapêuticas, visando um caminho de autodesenvolvimento e de reequilíbrio e manutenção do bem-estar e da saúde, baseado em três pilares: o pedagógico, como meio de manutenção do instrumento do canto (a voz); o terapêutico, com destaque ao elemento curativo; e o artístico, que busca o equilíbrio entre o sentir, o pensar e o querer. 
 
A cantoterapia Recebeu seus fundamentos da Escola do Desvendar da Voz, desenvolvida entre 1912 e 1924, pela cantora Valborg Werbeck-Svardstrom, em parceria com Rudolf Steiner e com os médicos Eugen Kolisko e Karl Konig. Ela promove o desenvolvimento de habilidades na esfera da comunicação e integração, no funcionamento cognitivo, afetivo e sensório/motor.
 
Dentre outros, é indicada para: distúrbios da voz, da linguagem, da expressão e da comunicação; desenvolvimento infantil; doenças das vias respiratórias (as ites); transtornos alérgicos e crônicos; doenças degenerativas e auto-imunes, psicossomáticas e neuropsiquiátricas (como a depressão).
 
Em SJDR, o Ambulatório surgiu em 2017 de uma parceria entre o coordenador da Casa da Saúde e as Cantoterapeutas.
 
Equipe e coordenação: Prof. Paulo Maurício (DEMED UFSJ/Casa da Saúde-SUS); Maria Cordelia (Cantoterapeuta Escola Raphael de Canto & Desvendar da Voz); Profa. Dra. Juliana Monteiro (COTEA/UFSJ e Cantoterapeuta Escola Raphael de Canto & Desvendar da Voz).
 
Mais informações neste vídeo.
 
 

2 - Prope lança chamada para manutenção corretiva* de equipamentos

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ lançou a chamada interna nº 2/2019 visando receber, de acordo com os procedimentos e cronograma específicos, subprojetos para a composição das propostas institucionais da UFSJ no âmbito da CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL - SOS EQUIPAMENTOS - Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro Contínuo à Manutenção Corretiva de Equipamentos Multiusuários.
 
O objetivo é selecionar subprojetos para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte destinados ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, fora do período de garantia, que tenham sido financiados por instituições que atuam no desenvolvimento científico e tecnológico e/ou por integrantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
A chamada a se caracteriza como um Programa de Fluxo Contínuo, com avaliações mensais. Mais informações na página da Prope
 
* Errata: No texto original, divulgamos que se tratava de manutenção preventiva, o que estava incorreto. 
 
 

3 - Promel divulga edital para disciplinas isoladas

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) da UFSJ lançou edital com abertura de vagas para interessados em cursar disciplinas isoladas no primeiro semestre de 2019. 
 
São oferecidas vagas nas linhas de pesquisa "Discurso e Representação Social" e "Literatura e Memória Cultural". As inscrições devem ser feitas de 25 de fevereiro a 13 de março pelo e-mail mletras@ufsj.edu.br com o título "Inscrição em disciplina isolada 1º sem 2019". 

Última atualização: 25/02/2019