1 - Comitê de Desenvolvimento CMAX: abertas inscrições para docentes 

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) lançou edital de eleição para membro docente no Comitê de Desenvolvimento do Centro de Referência em Cultura Popular Max Justo Guedes – Fortim dos Emboabas (CMAX). Os interessados devem ser docentes do quadro permanente da UFSJ. As inscrições seguem até o dia 19 de outubro.
 
O Comitê de Desenvolvimento do CMAX (CDC) é a comissão incumbida de acompanhar a aplicação das diretrizes e normas para o desenvolvimento de ações da UFSJ no âmbito do CMAX e no contexto das comunidades nas quais a Universidade está inserida. Outras informações nesta página.

2 - Concurso para professor na área de Pediatria

 
Até 20 de dezembro, é possível se inscrever no Edital nº 42/2023 da UFSJ, que seleciona professor na área de Pediatria, para atuação no Departamento de Medicina (DEMED). Podem concorrer graduados Medicina, com residência ou especialização em Pediatria. O edital completo pode ser conferido aqui.   
 

3 - Declaração de acúmulo de cargo: até 31 de outubro

 
Em atendimento à Resolução/UFSJ/CONSU/008/2021, que dispõe sobre os procedimentos para atualização contínua das informações de acumulação de cargos/participação de sócio-gerência dos servidores efetivos da UFSJ, os servidores ativos devem entregar a Declaração de Acúmulo de Cargos, Empregos, Funções, Proventos e Outros Vínculos no ato de admissão/início de exercício na UFSJ, e anualmente, quando houver alteração (ou não) nas informações declaradas.
 
O prazo para atualizar essa declaração vai até 31 de outubro, via SIGRH: Menu Servidor > Serviços > Declaração de Acúmulo de Cargos. Ressalta-se que, caso a servidora ou o servidor informem algum tipo de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos e outros vínculos, será necessário anexar os documentos comprobatórios referentes ao que for informado e, também, o Quadro de Horário Semanal de Atividades que exerce na UFSJ e fora da UFSJ, conforme modelo disponível aqui
 
Mantida a condição do ano anterior, documentos como declarações e contracheques deverão ser atualizados. A DIDEP orienta aos servidores que acessem antecipadamente o link acima, a fim de verificar quais informações ou documentos serão necessários para a atualizar a Declaração. Em caso de dúvidas: nopes@ufsj.edu.br.  
 

4 - Prazo para Pibex 2024 vai até quarta, 4

 
Atenção, extensionistas! O prazo para as inscrições do Edital Pibex 2024 se encerra nesta quarta-feira, 4. Para auxiliar no processo de submissão de propostas a esse edital, agora recebidas no Módulo Extensão do SIGAA, serão realizadas duas reuniões extras para tirar dúvidas: nesta segunda, 2, de 14h30 às 16h, neste link; e na terça, 3, de 15h às 16h30, aqui. Há também um tutorial com o passo a passo da submissão
 

5 - PROGP abre curso sobre marco regulatório

 
PROGP, PROEN e SESED informam que estão abertas as inscrições para a palestra Marco regulatório e a avaliação da educação superior e suas interfaces com o Plano Nacional de Educação, marcada para o dia 11, às 14h, no auditório da Biblioteca do CSA.
 
A palestra será ministrada pelo presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores das Instituições de Ensino Superior do Brasil, Assis Leão da Silva. O objetivo é realizar abordagem descritiva, analítica e conceitual acerca da temática no âmbito da política educacional.
 
As inscrições serão realizadas pelo SIGRH, na alça Capacitação. Passo a passo está disponível aqui. Mais informações na página da PROGP
 

6 - PMBqBM retifica edital

 
O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular retifica o edital de seleção de candidatos ao mestrado e ao doutorado, com mudanças em relação às vagas e anexo de inscrição. O documento pode ser conferido aqui
 

7 - 4º Ciclo de Palestras em Avicultura da UFSJ

 
O Grupo de Estudos em Avicultura (GEAVES), do Departamento de Zootecnia, realiza o 4º Ciclo de Palestras em Avicultura, neste sábado, 7, às 13h, no auditório da Biblioteca do CSA. O evento é voltado para profissionais da área, estudantes e interessados em avicultura, em que diferentes assuntos relevantes da cadeia produtiva de carne e ovos serão abordados. Veja aqui como se inscrever. 
 

8 - [Colaboração em pesquisa] Insegurança alimentar em universitários

 
Carolina Ribeiro Xavier, professora do Departamento de Computação (DCOMP), solicita colaboração na pesquisa BRAZUCA-COVID: produzindo dados para o desenvolvimento de  estratégias e ações que impactem nos problemas nutricionais e de saúde de estudantes universitários, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP.
 
A professora Carolina faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: INCT-Combate à Fome (USP), onde uma das iniciativas de pesquisa é o diagnóstico de insegurança alimentar entre os universitários. O estudo visa investigar possíveis situações de insegurança alimentar, qualidade da dieta, percepção de estresse e ansiedade, bem como a presença de sintomas após infecção pelo vírus SARS-CoV-2, em estudantes de graduação das diversas instituições brasileiras. A pesquisa, além de realizar o diagnóstico da situação dos estudantes brasileiros, pode servir de base, de acordo com a pesquisadora, “para valorizar o nosso RU e demandar políticas públicas que atendam às necessidades reais dos alunos.” Clique aqui para responder.

Última atualização: 02/10/2023