1 - Novo calendário da pós-graduação
Este também ganhou nova versão, que está publicada neste link, e acompanha as datas mestras do calendário da graduação. É preciso estarem atentos às datas dos programas quadrienais, que seguem datas específicas:
03/07/24 – Retorno do primeiro período, que se encerra em 10/08/24
26/08/24 – Início do segundo período, com término em 08/11/24
25/11/24 – Começa o terceiro período, previsto para terminar em 25 de fevereiro do ano que vem.
2 - Educomunicação da UFSJ em evento internacional
Filomena Bomfim, professora do curso de Jornalismo da UFSJ, participou do Terceiro Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos do ALARI, da Universidade de Harvard, que aconteceu de 10 a 12, na USP, celebrando o mês da Mulher Negra e Caribenha.
No evento, Filomena coordenou o painel Educomunicação e Letramento Racial: estratégias interdisciplinares afro-latino-americanas, do qual participaram os professores Maria José Netto Andrade (DFIME), Orlando José de Almeida Filho (DECIS) e Márcio Carneiro dos Reis (DCECO). E lançou o livro Educação e Comunicação: abordagens interseccionais em pesquisa, no qual é uma das organizadoras, ao lado da professora Rosângela Malachias (UERJ-FEBF).
A publicação reúne textos decorrentes de um encontro virtual ocorrido em novembro, mês da Consciência Negra, e pode ser comprado no site da Editora Kobo.
3 - Educação teatral em ampla abordagem
A Companhia Ueinzz e a profanação da atuação – teatro, biopolítica e filosofia da diferença, do professor do Departamento de Artes da Cena (DEACE), André Magela, acaba de ser lançado pela Editora Annablume, fruto de pesquisa anterior na pós-graduação na UNIRIO.
Integrating Scenarios of Contemporary Education: Space as a Journey Vehicle to New Realities and as a Grounding Tool to Address Earth Problems foi escrito por André Magela, em parceria com as professoras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Priscila Correia Fernandes (que trabalhou na UFSJ) e Liana Kalczuk. Esse artigo da área Aeroespacial saiu na Revista New Space, vol 12, nº 2, e está aberto gratuitamente para leitura neste link.
4 - Nucal e o estudo de doenças infantis raras
No final de junho, o Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (NUCAL) recebeu, da University of Leeds, na Inglaterra, camundongos geneticamente modificados. Os animais foram doados pelo professor Steven Clapcote, para teste de um fármaco sintetizado naquela Universidade, que permitiria também estimular os estudos de doenças raras causadas por mutações no gene ATP1A3, como a Hemiplegia Alternante da Infância (AHC) e a Síndrome de CAPOS. Saiba mais.
Última atualização: 15/07/2024