1 - Inscrições para novos grupos PET: até a próxima segunda, 22

A UFSJ pode submeter até duas propostas na seleção nacional de novos grupos PET anunciada pelo MEC. Docentes interessados em concorrer têm até o dia 22 deste mês, próxima segunda-feira, para enviar projeto de novos grupos, via e-mail: seaca@ufsj.edu.br. As orientações constam do Anexo I do Edital nº 04 MEC.

Com o curto prazo para submissão de propostas e seleção, a PROEN elaborou um cronograma interno que, todavia, não dispensa a leitura do Edital na íntegra.
1. Todas as propostas serão analisadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, em conjunto com a PROEN. Somente terão validade as que forem enviadas até o dia 22, em acordo com o discriminado no Anexo 1.
2. As propostas selecionadas internamente serão conhecidas no dia 26. O prazo para recurso fica aberto de 26 a 29, se encerrando às 12h, impreterivelmente.
3. Resultado final, com as propostas vencedoras da UFSJ, será divulgado no dia 31, mesmo dia da inscrição delas no sistema do MEC.

Mais informações: Coordenação-Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais da DIPPES/SESu/MEC, por e-mail (editalpet2024@mec.gov.br) ou por telefone (61 2022-8177).

2 - Descomissionamento na indústria petrolífera

A convite do Consulado do Reino Unido no Brasil, como representante o projeto de pesquisa Análise multicritério das alternativas de descomissionamento de equipamentos submarinos na indústria de óleo e gás, o professor Eduardo Infante, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ (DECAC), esteve em missão na Escócia, com o objetivo de compartilhar resultados e experiências com outros pesquisadores da área.

Durante a apresentação do projeto brasileiro na Universidade de Aberdeen (Escócia), o professor da UFSJ explicou os critérios que nortearam a construção de uma análise multicritério, de acordo com os parâmetros da pesquisa. Abaixo das plataformas de exploração de petróleo existem centenas de milhares de toneladas de dutos e equipamentos que, com o fim do ciclo de exploração em um determinado local, precisam ser descomissionados. Leia mais.

3 - Processo seletivo ITCP

Lembramos que a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFSJ) recebe inscrições, até esta quarta, 17, para processo seletivo simplificado de projetos que tratem do fortalecimento do cooperativismo, autogestão e desenvolvimento socioeconômico.

A ITCP/UFSJ fica no CTAN, e é um programa de extensão, ensino e pesquisa que tem por objetivo trabalhar sob a perspectiva da Economia Solidária, buscando respostas para as novas relações no mundo do trabalho e afirmação da cidadania.

4 - 25 de julho no CCO

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em colaboração com o Movimento Negro de Divinópolis (MUNDI) e o Coletivo Negro Águas do Atlântico, celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, por meio de discussões e sobre dilemas cruciais que afetam as mulheres negras.

De 23 a 25, o debate vai abordar a saúde mental da mulher negra, afeto, autoestima e religiosidade. De acordo com a professora Vanessa Cortes (UFSJ) e Maria Catarina Laboré (MUNDI), a programação traz palestras, intervenções artísticas e práticas de escrevivência para expressar a experiência e identidade das mulheres negras da região de Divinópolis. O objetivo é promover uma compreensão mais profunda sobre a experiência feminina negra e fomentar uma troca enriquecedora de vivências.

A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica e ao público externo. Na quarta, 24, às 13h30, está agendado o pré-lançamento, no auditório da Biblioteca do Campus, do documentário Na barra da saia, que explora a religiosidade feminina no município de Divinópolis.

Mais informações: @aguas_do_atlantico.

5 - Arraiá da ASSIN

O arrasta-pé foi animado, sô! No Primeiro Arraiá Internacioná da ASSIN, os intercambistas da UFSJ foram apresentados a uma das mais importantes tradições culturais brasileiras: as festas juninas! O Arraiá, realizado no dia 5 de julho pela Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN), reuniu 58 alunos estrangeiros de 23 países diferentes, dois alunos brasileiros que trabalham como tutores sociais, a equipe da ASSIN e outros servidores da Universidade. O local escolhido foi a Fazenda Experimental Boa Esperança, no distrito de São Miguel do Cajuru (SJDR).

Teve comidas juninas típicas, feitas no fogão de lenha da Fazenda. Teve toque de berrante, teve som violeiro e sanfoneiro (com alunos do Conservatório Estadual de Música), teve fogueira, teve a grande quadrilha, … teve foi bão, sô!
 


Última atualização: 16/07/2024