1 - Seminário de Autoavaliação ocorre no CTan nesta quarta (18/9)

 
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza, nesta quarta-feira (18/9), Seminário de Avaliação no campus Tancredo Neves (CTan). 
 
O objetivo é apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional por campi, aponta os pontos fortes e a melhorar em cada um. 
 
Confira abaixo o horário e local deste e dos próximos seminários:
 
Campus Tancredo Neves (CTan) - 18/9, às 9h, Anfiteatro. 
Campus Santo Antônio (CSA) - 23/9, às 14h, Anfiteatro. 
Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) - 2/10, às 14h, Auditório.
 
 

2 - IV Workshop de Matemática e Matemática Aplicada recebe trabalhos até 29 de setembro

 
O prazo para envio de trabalhos (categoria pôster) para o IV Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (IV WMMA) encerra no dia 29 de setembro. O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de outubro no campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ). 
 
Os resumos devem ser encaminhados pelo e-mail workshop.uflaufsj@gmail.com
 
Confira abaixo o cronograma do evento: 
 
Prazo de envio de trabalhos -  até 29 de setembro de 2019;
 
Divulgação dos trabalhos aceitos -  até o dia 04 de outubro de 2019;
 
Período de inscrição - até o dia 15 de outubro de 2019;
 
Realização do Workshop - 16, 17 e 18 de outubro de 2019;
 
Mais informações no site do WMMA e no fôlder de divulgação.
 
 

3 - Submissão de trabalhos para o VII Seminário Inclusão no Ensino Superior termina no dia 21 de outubro

 
O VII Seminário Inclusão no Ensino Superior (Sines) recebe resumos de trabalhos até o dia 21 de outubro por meio deste link. O evento ocorre nos dias 4 e 5 de novembro em São João del-Rei. 
 
Na sétima edição, o Sines abordará a inclusão de pessoas com diversidade funcional (com deficiência) nos diversos espaços sociais; a discussão de temas considerados relevantes pelas próprias pessoas com deficiência e a formação de profissionais para o trabalho nesse campo do saber.
 
O evento é organizado pelo Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários (Sinac/UFSJ), pelo Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (Nace/UFSJ) e pelo Grupo de Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística (GRAAU/UFSJ).
 
 

4 - Inscrições para Pós em Ciências Agrárias abertas até 18 de outubro

 
O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA/UFSJ), Ccmpus Sete Lagoas, comunica a abertura de inscrições para seleção de estudantes para o Curso de Mestrado - ingresso no primeiro semestre de 2020. O período de inscrições será de 16 de setembro a 18 de outubro de 2019.  
 
Mais informações no site do PPGCA.
 
 

5 -  Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território abre inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PPGPLAT)  lançou edital com inscrições para a turma de mestrado 2020 até o dia 18 de outubro, por meio deste link
 
A seleção é dividida em três etapas: prova; entrevista e análise da intenção de pesquisa; e análise curricular. O curso é dividido nas linhas “Economia Internacional e Território” e “Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território”. 
 
 

6 - Exame Nacional de Acesso para o Profnit recebe inscrições a partir de 25 de setembro

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) está com edital aberto para o Exame Nacional de Acesso. Na UFSJ, serão ofertadas 15 vagas para a nova turma. As inscrições ocorrem entre 25 de setembro e 3 de outubro. 
 
Podem participar graduados de qualquer área ou graduandos no último semestre de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. A seleção envolve prova e análise curricular. 
 
Mais informações no site do Profnit
 
 

7 - Nead/UFSJ oferece capacitação para docentes

 
O Núcleo de Educação a Distância (Nead/UFSJ) está oferecendo em caráter permanente uma capacitação intitulada “Moodle Básico para Professores”. 
 
A capacitação é direcionada, especialmente, aos professores que utilizam ou pretendem utilizar o Campus Virtual (Portal Didático e/ou Comunidade Acadêmica Virtual) da UFSJ, a fim de que possam conhecer as principais ferramentas oferecidas pela Plataforma Moodle e empregá-las de acordo com seus interesses pedagógicos nas disciplinas e/ou grupos virtuais.
 
O Campus Virtual da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está de cara nova. Agora, a experiência na educação a distância está mais dinâmica e produtiva. 
 
E como faço para me inscrever na capacitação?
 
Para se inscrever, basta acessar o link do PACC – Programa de Acompanhamento e Capacitação Continuada, e clicar na caixa “Inscrição na Capacitação Moodle Básico para Professores”. No bloco de login, o docente deverá se autenticar utilizando a credencial da Minha UFSJ/Contac. Após a autenticação como professor da UFSJ, basta complementar algumas informações básicas para finalizar a autoinscrição e ter acesso ao curso. 
 
Por quanto tempo a capacitação ficará disponível após a autoinscrição?
 
Após a autoinscrição, a capacitação estará disponível on-line pelo prazo de 10 dias corridos. Durante esse período, o docente terá acesso livre ao material e poderá, inclusive, fazer o download dos arquivos disponíveis. 
 
Qual a carga horária? Haverá emissão de certificado?
 
A carga horária da capacitação é de 08 horas. O certificado é emitido on-line na própria plataforma Moodle, e sua emissão está condicionada à participação no Questionário/Enquete que estará disponível na aba “Interatividade”. Após a resposta do questionário, ficará habilitado o campo para download do certificado.
 
Para mais informações, faça contato com o Programa de Acompanhamento e Capacitação Continuada – PACC, do NEAD/UFSJ
 
E-mail: pacc@nead.ufsj.edu.br
Tel.: (32) 3379-5833/ 5831.
 
 

8 - Pós em Física e Química de Materiais convida para exame de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat/UFSJ) convida todos para o exame de qualificação da dissertação "Influência do tratamento térmico de revenido na suscetibilidade à corrosão dos aços inoxidáveis supermartensíticos 13Cr", da mestranda Pâmela Tairine Livramento dos Santos.
 
Quando: 18 de setembro, às 14h. 
Onde: Sala C-3-15, Departamento de Ciências NAturais (DCNAT) - campus Dom Bosco (CDB). 
Banca: professores doutores Artur Mariano Malafaia (presidente) e Cristiane Rezende (Uniptan). 

Última atualização: 04/10/2019