1 - Unidades da UFSJ devem definir ações de capacitação até 4 de outubro 

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP), atendendo ao Decreto Nº 9.991 de 28 de agosto de 2019 e à Instrução Normativa Nº 201 de 11 de setembro de 2019, inicia o Levantamento das Ações de Desenvolvimento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP-2020).
 
Público-alvo do Decreto: todos os servidores da UFSJ, incluindo técnico-administrativos e docentes. 
 
Atenção: Ações e/ou afastamentos não previstos no PDP não poderão ser realizados em 2020.
 
Cronograma:
23/09 a 04/10/2019 - Servidor e gestor definem as ações de desenvolvimento (capacitação e afastamentos previstos) da unidade;
até 04/10/2019 - Lançamento das informações em formulário próprio;
07/10 a 10/10/2019 -  compilação dos dados e elaboração do PDP 2020 pela PROGP;
11/10/2019 -  Aprovação do PDP pela autoridade máxima;
11/10, 14/10 e 15/10/2019 - Inclusão do PDP no Sistema SIPEC.
 
Mais informações, clique aqui e na página da Progp.
 
 

2 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território recebe inscrições para mestrado até 18 de outubro

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) está com inscrições abertas para 15 vagas de mestrado até 18 de outubro. 
 
De acordo com o edital, a seleção será feita por meio de prova; entrevista e análise de intenção de pesquisa; e análise curricular. 
 
O curso é dividido nas linhas de pesquisa "Economia Internacional e Território" e "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território". 
 
 

3 - Inscrições para a Pós em Bioquímica e Biologia Molecular para mestrado e doutorado encerram dia 1º de outubro

 
O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia molecular está com inscrições abertas, até o dia 1º de outubro, para mestrado e doutorado. Na UFSJ, são ofertadas 12 vagas
 
Mais informações no site
 
 

4 - Retificação de edital amplia vagas para o Profnit

 
O processo seletivo para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) sofreu retificação no edital e o total de vagas disponibilizadas subiu para 444 vagas. Para a UFSJ, permanecem as 15 vagas já previstas. 
 
As inscrições seguem até 3 de outubro. Mais informações no site do Exame Nacional de Acesso do Profnit
 
 

5 - UFSJ participa de capacitação sobre drogas em Divinópolis

 
A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais de Educação (CRPE) e da Diretoria sobre Drogas e Direitos Humanos, promoverá uma capacitação para educadores do 6º ao 9º ano. O evento é indicado para gestores, equipes pedagógicas e demais interessados no projeto “Adolescentes De Escolas Públicas: Prevalência Do Uso De  Drogas, Síndrome Metabólica E Polimorfismos Genéticos”.
 
A capacitação acontecerá entre 26 e 27 de setembro, das 7h30 às 11h30, realizada pelo professor da UFSJ, Richardson Miranda Machado, doutor em Psiquiatria. Das 7h30 às 8h30, o tema será “Fisiopatologia da dependência química”; das
8h30 às 9h30, “Epidemiologia e Tratamento da Dependência Química”; e das 10h às 11h “Terapia Comunitária na Prevenção da Dependência Química”.
 
A capacitação é promovida por meio de metodologias ativas de ensino. Mais informações pelo telefone 37 3222 8130 ou e-mail crpe.semec@divinopolis.mg.gov.br
 
 

6 - Embrapa promove Ideas for Milk no CTan

Atualização (30/9): evento foi cancelado. Nova data será divulgada posteriormente
 
Evento para alunos de agrárias, exatas e humanas fala sobre inovação e startups no agronegócio
 
A Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, já passou por universidades de seis estados em 2019 e chega na Universidade Federal de São João del-Rei, no campus Tancredo Neves, na quarta-feira (2/10), às 15h, no Anfiteatro da Biblioteca do Campus CTan da UFSJ. 
 
Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite irão visitar instituições de ensino superior em todo o País para conversar com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. 
 
Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana 4.0 é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite. Até o final de setembro, serão realizadas mais de 30 caravanas, percorrendo dez estados brasileiros.
 
Além da Caravana 4.0, o Ideas for Milk é formado pelo Desafio de Startup, que chega à sua quarta edição. Até a edição passada, o Desafio era destinado apenas a empreendedores com projetos de inovação digital. Para este ano, há mais oportunidades. 
 
Além da inovação digital, serão aceitas inscrições de startups com inovação em design industrial, produtos lácteos, biotecnologia, nanotecnologia, materiais, insumos, dentre outras soluções com modelos de negócio inovadores. A final do Desafio de Startups ocorrerá em São Paulo, no Cubo, no dia 22 de novembro. 
 
Os finalistas viajam com os custos pagos pelo Ideas for Milk. As inscriçõesestão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento http://www.ideasformilk.com.br. Outras informações podem ser obtidas no mesmo
site.
 
Vacathon
Outro evento vinculado ao Ideas for Milk é o Vacathon, uma maratona de programação com uma semana de duração, realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Participam times de até 20 universidades e cada instituição escala cinco estudantes, de cursos variados, reunindo ciências agrárias, exatas e humanas. Não há inscrição para o Vacathon. Um professor é escolhido como embaixador e fica responsável por organizar o time.
 
O Ideas for Milk é uma ação da Embrapa Gado de Leite, criada em 2016. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. 
 
Segundo levantamento do Agtech Valley, hoje, no Brasil, uma a cada cinco startups do agronegócio estão relacionadas a cadeia do leite. São empresas parceiras do Ideas For Milk: MSD Saúde Animal, Start Quimica, Nestle e Bayer Saúde Animal, VivaLácteos, Tortuga DSM, CRMV/MG, Sistema OCB, Faemg, Faeg e Senar GO, Senar RN e Silemg.
 
 

7 - Pós em Física e Química de Materiais convida para exames de qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) convida a comunidade acadêmica para os seguintes exames de qualificação:
 
Título: SÍNTESE DE NANOGEL DE QUITOSANA LIGADO AO ÁCIDO CINÂMICO E AO GRUPO SULFÔNICO PARA ENCAPSULAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DO CRAVO-DA ÍNDIA (Syzygium aromaticum).
Mestranda: Stephanne Yonara Barbosa de Carvalho.
Quando: 27 de setembro, às 9h.
Onde: Sala C-3-15, Departamento de Ciências da Naturais (DCNat) - campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores Arnaldo César Pereira (presidente), Marcelo Siqueira Valle (DCNat/UFSJ) e Clebio Soares Nascimento Júnior (DCNat/UFSJ) - suplente.
 
Título: Estudo Teórico das Propriedades Dielétricas do MoS² e MoSe².
Mestrando: Gabriel do Carmo Dantas.
Quando: 27 de setembro, às 13h30. 
Onde: Sala C-3-15, Departamento de Ciências da Naturais (DCNat) - campus Dom Bosco (CDB).
Banca: professores doutores Wagner Souza Machado (presidente), Ana Cláudia Monteiro Carvalho (DCNat/UFSJ) e Cláudio de Oliveira (DCNat/UFSJ) - suplente.

Última atualização: 30/09/2019