1 - Levantamento de Ações de Desenvolvimento para PDP 2021 deve ser enviado até 15 de maio
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), atendendo ao Decreto Nº 9.991 de 28 de agosto de 2019 e a Instrução Normativa Nº 201 de 11 de setembro de 2019, inicia o Levantamento das Ações de Desenvolvimento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP-2021).
Considera-se como ação de desenvolvimento todos os eventos em que servidor (docente ou técnico-administrativo) participa na condição de aprendiz/aluno. As ações de desenvolvimento podem ensejar a Licença para Capacitação (art. 87 da Lei 8112/1990), participação em programa de treinamento regularmente instituído (congresso, simpósios, grupos de estudos e similares), participação em programa de pós-graduação stricto sensu, realização de estudo no exterior (art. 95 e 96-A da Lei 8112/1990) e cursos de treinamentos promovidos ou não pela UFSJ.
Público alvo do Decreto: todos os servidores efetivos da UFSJ, incluindo técnico-administrativos e docentes.
Período do levantamento: até 15/05/2020 - Levantamento das demandas de ação de desenvolvimento.
Formulários:
Estarão disponíveis três formulários do Google Docs.
● Para levantamento sobre participação em cursos de educação formal: mestrado, doutorado e pós-doutorado,
clique aqui.
● Para o levantamento sobre participação em congressos, simpósios, jornadas, semanas, grupos de estudos e similares,
clique aqui.
● Informações sobre cursos de capacitação deverão ser preenchidos somente pelas chefias no
link disponível aqui.
Atenção: Ações e/ou afastamentos não previstos no PDP não poderão ser realizados em 2021.
2 - UFSJ lança site para divulgar ações do programa de enfrentamento à Covid-19
O programa recebeu propostas que envolvem:
A. Assessoramento para a realização de ações preventivas, visando dirimir o contágio e propagação da Covid-19;
B. Contribuições para a minoração dos efeitos do isolamento social;
C. Mecanismos, durante e pós-Covid-19, para a subsistência e sobrevivência de sujeitos, em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade social;
D. Medidas para auxiliar no diagnóstico e enfrentamento de casos atrelados à Covid-19.
Atenção: Caso seu projeto seja um dos selecionados da chamada, favor enviar e-mail com informações para geimison@ufsj.edu.br para que o conteúdo seja disponibilizado na página.
3 - "Ei, há um minuto para você" convida para uma pausa em meio à pandemia de Covid-19
EI, HÁ UM MINUTO PARA VOCÊ! é um convite para uma pausa, para você se acolher! E não há limite de idade!
Nos seis encontros propostos, com duração de 15 a 20 minutos, vamos nos movimentar, respirar, cantar, dançar; descobrir espaços internos e alimentar nossa criatividade!
Os encontros podem ser acessados nesta
playlist do Youtube e todos os vídeos serão disponibilizados até sábado (2/5).
No sábado (2/5), às 16h, faremos um bate-papo ao vivo, pela plataforma Zoom, com as coordenadoras do projeto. Quem acompanhou os vídeos e quiser participar, enviar e-mail para jrms@ufsj.edu.br até às 16h do dia 1º de maio e aguardar as instruções.
Escolha um local agradável em sua casa, escolha um momento para “se retirar” e ótimo minuto para você!
4 - Projeto da UFSJ oferta atendimento psicológico on-line a profissionais de saúde
O Departamento de Psicologia (DPsic) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) oferece Acolhimento Psicológico à profissionais da rede de saúde de São João del-Rei.
Este serviço é realizado por uma equipe profissional e qualificada de psicólogos.
O escopo de atendimento é exclusivo para profissionais de saúde que vem sofrendo com os efeitos do isolamento social. Trata-se de um atendimento realizado de forma virtual, breve e focal. Visa-se acolhimento, compreensão da singularidade, escuta da experiência do sujeito sobre seu momento.
Busca-se propiciar a elaboração e ressignificação do sofrimento, utilizando os recursos do sujeito, oferecendo orientação e encaminhamento caso necessário. É importante salientar que não se busca um “aprofundamento da problemática do sujeito”, tampouco elaborar detalhadamente sobre sua história de vida.
Destaca-se que os preceitos éticos da profissão de psicologia como sigilo e registro em prontuários são mantidos como norte dos atendimentos.
5 - Webinar propõe controle de sistemas como forma de enfrentamento a pandemias
O
Grupo de Controle e Modelagem (GCOM) do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) da UFSJ realiza seu primeiro webinar, a fim de contribuir com soluções de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na quinta-feira, 30, às 18h, videoconferência com o professor da UTFPR Cristiano Agulhari falará sobre como o controle de sistemas industriais estudado na Engenharia se aplica também à contenção de epidemias, em especial ao novo coronavírus.
Erivelton explica que controlar sistemas nada mais é do que tomar ações que levem o sistema de interesse a se comportar de uma forma desejada. “Esse conhecimento inicialmente aplicado em máquinas mostrou-se útil para outros tipos de sistemas, como biológicos e ecológicos, sendo a epidemia um desses sistemas em estudo”, completa o professor.
A palestra online do professor Cristiano Agulhari trará uma visão geral de técnicas de controle moderno, com foco na aplicação de estratégias de controle em diversos meios e contextos, desde sistemas industriais até controle de epidemias.
O GCOM já organizava seminários presenciais regularmente. A iniciativa de transformá-los em webinar tem como objetivo contribuir na pesquisa do combate à pandemia e manter uma conexão entre professor e aluno. Além de que, como destaca Erivelton: “Mesmo com as dificuldades e limitações que enfrentamos, devemos continuar a trabalhar, a pesquisar, a viver. Precisamos nos adaptar.”
Há várias pesquisas sobre aplicação de controle de sistemas na pandemia de Covid-19 na UFSJ e em outras instituições de ensino. Para mais informações,
acesse o site.
O webinar é gratuito e aberto a todos os públicos. Não é necessária inscrição prévia e os interessados poderão participar
neste link.
Embates futuros à Covid-19
O projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19 pretende discutir futuramente a regionalidade da epidemia. Isso porque atualmente se avalia o número de casos por cidade, Estado e país. “Mas talvez um ponto mais relevante seja a regionalidade em que o sistema de saúde atua”, propõe Erivelton.
Os leitos disponíveis em São João del-Rei atendem a vários municípios da região. Por conseguinte, de acordo com o professor, a decisão da manutenção ou não do isolamento social deve ser tomada de modo coletivo. “Como um fenômeno coletivo, o seu enfrentamento precisa ser também repensado para abranger a todos”, conclui.
Última atualização: 05/05/2020