1 - Levantamento de Ações de Desenvolvimento para PDP 2021 deve ser enviado até 15 de maio

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), atendendo ao Decreto Nº 9.991 de 28 de agosto de 2019 e a Instrução Normativa Nº 201 de 11 de setembro de 2019, inicia o Levantamento das Ações de Desenvolvimento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP-2021).
 
Considera-se como ação de desenvolvimento todos os eventos em que  servidor (docente ou técnico-administrativo) participa na condição de aprendiz/aluno. As ações de desenvolvimento podem ensejar a Licença para Capacitação (art. 87 da Lei 8112/1990), participação em programa de treinamento regularmente instituído (congresso, simpósios, grupos de estudos e similares), participação em programa de pós-graduação stricto sensu, realização de estudo no exterior (art. 95 e 96-A da Lei 8112/1990) e cursos de treinamentos promovidos ou não pela UFSJ.
 
Público alvo do Decreto: todos os servidores efetivos da UFSJ, incluindo técnico-administrativos e docentes. 
  
Período do levantamento: até 15/05/2020 - Levantamento das demandas de ação de desenvolvimento.
 
Formulários:
 
 Estarão disponíveis três formulários do Google Docs.
 
●  Para levantamento sobre participação em cursos de educação formal: mestrado, doutorado e pós-doutorado,  clique aqui.
●  Para o levantamento sobre participação em congressos, simpósios, jornadas, semanas, grupos de estudos e similares, clique aqui.
●  Informações sobre cursos de capacitação deverão ser preenchidos somente pelas chefias no link disponível aqui
Atenção: Ações e/ou afastamentos não previstos no PDP não poderão ser realizados em 2021.
 
 

2 - UFSJ lança site para divulgar ações do programa de enfrentamento à Covid-19

 
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou um site especial para divulgar as ações desenvolvidas no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-Covid-19)
 
O programa recebeu propostas que envolvem: 
 
A. Assessoramento para a realização de ações preventivas, visando dirimir o contágio e propagação da Covid-19;
B. Contribuições para a minoração dos efeitos do isolamento social;
C. Mecanismos, durante e pós-Covid-19, para a subsistência e sobrevivência de sujeitos, em especial, aqueles em situação de vulnerabilidade social;
D. Medidas para auxiliar no diagnóstico e enfrentamento de casos atrelados à Covid-19.
 
Atenção: Caso seu projeto seja um dos selecionados da chamada, favor enviar e-mail com informações para geimison@ufsj.edu.br para que o conteúdo seja disponibilizado na página. 
 
 

3 - "Ei, há um minuto para você" convida para uma pausa em meio à pandemia de Covid-19

 
EI, HÁ UM MINUTO PARA VOCÊ! é um convite para uma pausa, para você se acolher! E não há  limite de idade!
 
Nos seis encontros propostos, com duração de 15 a 20 minutos, vamos nos movimentar, respirar, cantar, dançar; descobrir espaços internos e alimentar nossa criatividade!
 
Criada como parte do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos, esta série busca auxiliar a diminuição de quadros de estresse, depressão e/ou ansiedade decorrentes do isolamento social, e promover a descoberta de novos saberes, tanto no enfrentamento do medo, como no cultivo de uma qualidade de atenção maior para consigo mesmo e, consequentemente, de melhor resposta ao entorno. 
 
Os encontros podem ser acessados nesta playlist do Youtube e todos os vídeos serão disponibilizados até sábado (2/5).
 
Ao final dos encontros, se puder responder às perguntas no formulário, agradecemos desde já: https://forms.gle/GNwe48KV4u7ceuU46.
 
No sábado (2/5), às 16h, faremos um bate-papo ao vivo, pela plataforma Zoom, com as coordenadoras do projeto. Quem acompanhou os vídeos e quiser participar, enviar e-mail para jrms@ufsj.edu.br até às 16h do dia 1º de maio e aguardar as instruções.
 
Escolha um local agradável em sua casa, escolha um momento para “se retirar” e ótimo minuto para você!
 
 

4 - Projeto da UFSJ oferta atendimento psicológico on-line a profissionais de saúde 

 
O Departamento de Psicologia (DPsic) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) oferece Acolhimento Psicológico à profissionais da rede de saúde de São João del-Rei.
 
A proposta foi uma das aprovadas no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos.
 
Este serviço é realizado por uma equipe profissional e qualificada de psicólogos.
 
O escopo de atendimento é exclusivo para profissionais de saúde que vem sofrendo com os efeitos do isolamento social. Trata-se de um atendimento realizado de forma virtual, breve e focal. Visa-se acolhimento, compreensão da singularidade, escuta da experiência do sujeito sobre seu momento.
 
Busca-se propiciar a elaboração e ressignificação do sofrimento, utilizando os recursos do sujeito, oferecendo orientação e encaminhamento caso necessário. É importante salientar que não se busca um “aprofundamento da problemática do sujeito”, tampouco elaborar detalhadamente sobre sua história de vida.
 
Destaca-se que os preceitos éticos da profissão de psicologia como sigilo e registro em prontuários são mantidos como norte dos atendimentos.
 
Para participar, preencha o formulário on-line.
 
 

5 - Webinar propõe controle de sistemas como forma de enfrentamento a pandemias

 
O Grupo de Controle e Modelagem (GCOM) do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) da UFSJ realiza seu primeiro webinar, a fim de contribuir com soluções de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na quinta-feira, 30, às 18h, videoconferência com o professor da UTFPR Cristiano Agulhari falará sobre como o controle de sistemas industriais estudado na Engenharia se aplica também à contenção de epidemias, em especial ao novo coronavírus.
 
Além do professor palestrante, os professores do Depel Erivelton Nepomuceno, Eduardo Bento e Márcio Lacerda mediarão o debate. Essa ação faz parte do projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19, vinculado ao GCOM e aprovado no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-COVID-19), da UFSJ.
 
Erivelton explica que controlar sistemas nada mais é do que tomar ações que levem o sistema de interesse a se comportar de uma forma desejada. “Esse conhecimento inicialmente aplicado em máquinas mostrou-se útil para outros tipos de sistemas, como biológicos e ecológicos, sendo a epidemia um desses sistemas em estudo”, completa o professor.
 
A palestra online do professor Cristiano Agulhari trará uma visão geral de técnicas de controle moderno, com foco na aplicação de estratégias de controle em diversos meios e contextos, desde sistemas industriais até controle de epidemias.
 
O GCOM já organizava seminários presenciais regularmente. A iniciativa de transformá-los em webinar tem como objetivo contribuir na pesquisa do combate à pandemia e manter uma conexão entre professor e aluno. Além de que, como destaca Erivelton: “Mesmo com as dificuldades e limitações que enfrentamos, devemos continuar a trabalhar, a pesquisar, a viver. Precisamos nos adaptar.”
 
Há várias pesquisas sobre aplicação de controle de sistemas na pandemia de Covid-19 na UFSJ e em outras instituições de ensino. Para mais informações, acesse o site.
 
O webinar é gratuito e aberto a todos os públicos. Não é necessária inscrição prévia e os interessados poderão participar neste link
 
Embates futuros à Covid-19
 
O projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19 pretende discutir futuramente a regionalidade da epidemia. Isso porque atualmente se avalia o número de casos por cidade, Estado e país. “Mas talvez um ponto mais relevante seja a regionalidade em que o sistema de saúde atua”, propõe Erivelton.
 
Os leitos disponíveis em São João del-Rei atendem a vários municípios da região. Por conseguinte, de acordo com o professor, a decisão da manutenção ou não do isolamento social deve ser tomada de modo coletivo. “Como um fenômeno coletivo, o seu enfrentamento precisa ser também repensado para abranger a todos”, conclui.

Última atualização: 05/05/2020