1 - Prazo para envio de informações do PDP 2021 é prorrogado até 30 de junho

 
 
A Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (Didep/Progp) informa que foi publicada a Instrução Normativa/ME nº 37, de 11 de maio de 2020, que prorroga, em caráter excepcional, os prazos previstos para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2021). Com isso, o levantamento das ações no âmbito da UFSJ será realizado até o dia 30 de junho de 2020.
 
Público-alvo: todos os servidores efetivos da UFSJ, incluindo técnico-administrativos e docentes.
 
Para cadastro das demandas estão disponíveis três formulários do Google Docs:
 
●  Para levantamento sobre participação em cursos de educação formal: mestrado, doutorado e pós-doutorado, clique aqui.
 
●  Para o levantamento sobre participação em congressos, simpósios, jornadas, semanas, grupos de estudos e similares, clique aqui.
 
●  Informações sobre cursos de capacitação deverão ser preenchidos somente pelas chefias no link disponível aqui
 
Atenção: Ações e/ou afastamentos não previstos no PDP não poderão ser realizados em 2021.
 
Dúvidas podem ser esclarecidas na página eletrônica da Progp ou pelo e-mail pdpufsj@ufsj.edu.br.
 
 

2 - Nova equipe assume administração 2020-2024 na UFSJ

 
O reitor Marcelo Pereira de Andrade divulgou, no início da noite de segunda (11/5), os nomes do primeiro escalão da equipe que irá administrar a UFSJ na gestão 2020-2024. “Foi uma longa trajetória até chegarmos a esses nomes. Nossa escolha só foi definida depois que traçamos o perfil que cada setor demandava. Fizemos quase 50 reuniões com os mais diversos setores da universidade, gestores, suas equipes, professores, sindicalistas. Conversamos muito, tivemos bastante cuidado e definimos critérios”, explicou.
 
Marcelo acrescentou que na formação da equipe, além do perfil que era demandado por cada setor, considerou a competência técnica e a afinidade com a proposta vencedora. “Eu e as  professoras Elisa e Rosy, que integramos a lista tríplice escolhida pelo Colégio Eleitoral, e que comungamos de um ideal e princípios, tivemos a oportunidade de avaliar quem seria melhor para a UFSJ. Foram muitos nomes, muitas pessoas gabaritadas, com expertise e um histórico de trabalho dedicado à universidade e com perfil humano, solidário. A escolha não foi fácil, mas necessária”, disse.
 
Marcelo esclareceu que, até mesmo para o cargo de vice-reitora, ele, Rosy e Elisa priorizaram a instituição. “Ambas as professores tinham credenciais suficientes para ocupar a vice-reitoria ou qualquer outra função que fosse necessária. Foi um acordo comum entre nós três de que a outra integrante da lista tríplice ocuparia uma pró-reitoria. Mas, optamos pelo resultado pela escolha feita pelo próprio Colégio Eleitoral. Na votação, as professores Rosy e Elisa tiveram, cada uma, 14 votos. O desempate se deu, segundo as regras, pela professora mais antiga na UFSJ". 
 
Assim, a equipe anunciada é composta pelos seguintes nomes: 
 
 
VICE-REITORIA: Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro
 
Graduada em Ciências Biológicas (Fundação Educacional de Ituiutaba - FEIT), ela também é especialista em Piscicultura; Mestre em Biologia Celular; e Doutora em Patologia, ambos pela UFMG. Atuou como docente em ensino de Ciências na educação básica e ingressou na docência do ensino superior na Fundação Educacional de Ituiutaba, unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais. Também realizou seus primeiros trabalhos em extensão e pesquisa nesta instituição.
 
Ingressou como docente na Universidade Federal de São João del-Rei em janeiro de 2009 no curso de Medicina do campus Centro-Oeste Dona Lindu. Atua na Pós-Graduação, ministrando aulas e orientando nos cursos de Pós-Graduação em Biotecnologia e no Programa Multicêntrico de PG em Bioquímica e Biologia Molecular. Sua experiência em gestão inclui a atuação como membro do colegiado do Curso de Medicina, da Câmara de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação por dois mandatos, da Câmara de Gestão e também da Congregação do campus. 
 
Foi coordenadora do curso de Pós-Graduação em Biotecnologia por dois mandatos. É membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), em seu terceiro mandato. Nestas instâncias, participou de várias comissões e organizou congressos regionais e internacionais.
 
Foi uma das fundadoras e presidente da Rede Fitocerrado. Na UFSJ, desenvolveu o projeto no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – Saúde da Família (PET – Saúde da Família), aprovado pelo Ministério da Saúde (edital 2010-2012), e os projetos de extensão da UFSJ “Desmistificando a Biotecnologia” e “Campanha de Combate ao Câncer de Mama”.
 
É líder do grupo de pesquisa (CNPq) “Atividade de Produtos Naturais”; aprovou diversos projetos com recursos em agência de fomento; publicou diversos artigos científicos em revistas internacionais, além de depositar patentes. Participa da Rede Mineira de Oncologia e de uma extensa rede de colaboração nacional e internacional. Atualmente, sua pesquisa é relacionada com a triagem de novas substâncias antitumorais.
 
 
PRÓ-REITORIA DE ENSINO: Elisa Tuler de Albergaria
 
Possui formação técnica em Administração na Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae/MG. Adquiriu o título de Bacharel em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o título de Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui mestrado em Ciência da Computação pela UFMG e é doutora pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, com período sanduíche em Ohio State University nos Estados Unidos.
 
Na Universidade Federal de São João del-Rei, atua como docente desde 2009, alocada no Departamento de Ciência da Computação. Em sua trajetória, fez parte da Coordenação de curso de Ciência da Computação e da Especialização em Mídias na Educação. No Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (Nead), atuou como coordenadora Acadêmico-Pedagógica, coordenadora de Tecnologia e coordenadora-geral do Núcleo de Educação da Distância. 
 
Foi também representante docente do Departamento de Ciência da Computação no Conselho Universitário, membro do colegiado do curso de Ciência da Computação e membro e presidente do colegiado do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ. Em atuações externas, foi representante da Universidade Federal de São João del-Rei no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e vice-presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede). No ambiente acadêmico, possui pesquisa nas áreas de Educação a Distância, Interação Humano-Computador, Informática na Educação e Informática na Saúde.
 
 
 
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO: Stênio Nunes Alves
 
É Bacharel em Parasitologia e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFMG. Possui Mestrado e Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente. Atualmente, é professor Associado III na Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis-MG. 
 
Assim que ingressou na UFSJ (2008), iniciou sua participação em várias instâncias da gestão acadêmica, ensino, pesquisa e extensão. Foi membro da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e, por dois mandatos,da Câmara de Gestão do campus Centro-Oeste. Já foi líder do grupo de atuação docente em que atua, além de participar de várias comissões internas. 
 
É ainda vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, onde também é orientador de Mestrado e Doutorado, desenvolvendo projetos relacionados à toxicidade de produtos químicos e bioativos contra mosquitos. 
 
É extensionista na UFSJ atuando nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico - desenvolvendo produtos para o ensino; Mídias promovendo o uso didático dos meios de educação - ações educativas sobre as mídias; e Promoção à saúde - promovendo educação dentro da temática parasitologia e vetores de doenças. Também é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, em seu terceiro mandato.
 
 
 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS: Conceição Assis de Souza Santos
 
Assistente Social lotada na Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e atua no Setor Administrativo do campus Alto Paraopeba (SEADM/CAP), com apoio técnico à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), desde 2017. Possui Especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade Noroeste de Minas (Finom-2009). É graduada em Serviço Social pelo Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES/CL – 2008). Foi chefe do Setor de Atendimento do campus Alto Paraopeba (SEAAP), vinculado à Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), entre 2008 e 2017. Desempenhou atividades na Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA), entre 2014 e 2017.
 
 
PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO: Fernanda Márcia de Lucas Resende
 
Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC/MG (1998), possui especialização em Auditoria Externa pela UFMG (2000). Servidora técnica da UFSJ desde 2006, já ocupou a função de Diretora da Divisão de Materiais e Patrimônio.
 
Fernanda tem conhecimento em: conciliação, classificação e digitalização de documentação, ou seja, movimentação trabalhista, fiscal, bancária e demais receitas e despesas; elaboração e emissão de relatórios de simples conferência e obrigatórios como balancetes, razão analítico e diário; encerramento de contas, apuração de IRPJ e Contribuição Social e levantamento do Balanço Patrimonial; planejamento e controle de fluxo de caixa, custos e orçamentos; análise de Demonstrações Financeiras; auditoria de operações contábeis; controle interno; elaboração de processos de aposentadoria e processos administrativos disciplinares no âmbito da esfera estadual; desenvolvimento de folha de pagamento mensal de servidores da esfera federal.
 
Possui ainda expertise em contratações públicas por meio de procedimentos licitatórios (pregão eletrônico e presencial, Regime Diferenciado de Contratações Públicas, credenciamento, concurso) e através de inexigibilidade e dispensa de licitação; elaboração de editais, termos de referências e projetos básicos para fins licitatórios; realização de pesquisa de preços; composição de planilhas de custos e formação de preços para contratação de serviços terceirizados; confecção e acompanhamento de atas de registro de preços; registro e movimentação patrimonial; registro de entradas e saídas de materiais no almoxarifado; alienação, cessão, transferência, destinação e disposição final de bens móveis no âmbito da administração pública; aplicação de sanções administrativas em licitações e contratos; concessão de diárias e passagens do âmbito do governo federal; processos administrativos disciplinares da esfera federal; mapeamento e gerenciamento de riscos nas contratações públicas e fiscalização contratual.
 
 
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO: Renato da Silva Vieira
 
Formado em Engenharia Florestal em 2003 pela Universidade Federal de Lavras, tem mestrado em Engenharia Florestal e Doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras e pelo Centre de Cooperation International em Recherche Agronomiqye por le Dèveloppement (CIRAD), em Montpellier, na França.
 
Já atuou como professor Adjunto III na Universidade Federal do Tocantins, onde foi coordenador do curso de Engenharia Florestal por dois mandatos, entre 2012 e 2014.
 
De 2014 a 2015, participou da colaboração técnica entre Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) para a implantação e estruturação do curso de Engenharia Florestal da UFSJ. Ao final do processo de colaboração técnica, ingressou na UUFSJ em março de 2015, lotado no Departamento de Ciências Agrárias em Sete Lagoas.
Ainda em 2015, foi convidado a fazer parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira, onde permaneceu por um mandato.
 
Na Universidade Federal de São João del-Rei, foi subchefe de Departamento de Ciências Agrárias por dois mandatos e também Conselheiro do Consu por dois mandatos. Além disso, participou do processo de criação do Departamento de Engenharia Florestal, onde foi Chefe de Departamento de 2018 até 2020.
 
No curso de Engenharia Florestal, é responsável pelas disciplinas de Estruturas e Construções de Madeira, Industrialização da Madeira e Propriedades Mecânicas do Carvão vegetal para uso siderúrgico, além de atuar em outras disciplinas como Princípios de Economia, Gerenciamento da Industria Madeireira, Química da Madeira e Anatomia da Madeira.
 
 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO: Francisco Ângelo Brinati
 
Professor do Departamento de Comunicação Social da UFSJ desde 2013, possui pós-doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), graduado em Comunicação Social, também pela UFJF (2005).
 
Foi coordenador do projeto de extensão "Urbe: Olhares sobre São João" entre 2016 e 2019. Participou como diretor da TV UFSJ durante o Inverno Cultural UFSJ entre os anos de 2014 e 2018. Desempenhou ainda atividades de avaliador ad hoc das propostas submetidas ao Programa de Bolsas de Extensão (Pibex) e de trabalhos apresentados na Semex.
 
 
PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS: Janice Carvalho
 
Possui pós-graduação em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012), graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). Atuou no Setor de Registro de Diplomas, da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), e como chefe do Setor de Processamento da Graduação da Dicon da Universidade Federal de São João del-Rei.- 2ª fase da Campanha Solidariedade UFSJ recolhe doações nesta sexta-feira (15/5)
 
 

3 - 2ª fase da Campanha Solidariedade UFSJ ocorre nesta sexta-feira (15/5)

 
A Campanha Solidariedade UFSJ promove nesta sexta-feira (15/5) a segunda fase de recolhimento de doações para atendimento de famílias carentes em São João del-Rei. São aceitos mantimentos como alimentos (arroz, feijão, óleo, macarrão, café, leite, açúcar, biscoito cream cracker) e produtos de limpeza e higiene pessoal. 
 
As doações serão recebidas das 8h às 17h nos seguintes pontos de arrecação: Colônia - em frente ao restaurante Karina; Matosinhos, em frente ao Supermercado Bergão; avenida Leite de Castro - cem frente ao supermercado Bergão; Centro - na praça da Igreja de São Francisco.
 
Mais informações com o técnico administrativo Gabriel Santos pelo telefone (32) 99919 1731.
 
 

4 - Prêmio Unesco para Educação de Meninas e Mulheres recebe inscrições até 20 de maio

 
O Prêmio UNESCO para Educação de Meninas e Mulheres, que agracia indivíduos e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção da aprendizagem de meninas e mulheres por meio de programas e projetos em execução há, pelo menos, dois anos, recebe inscrições até 20 de maio.
 
A premiação oferece a cada um dos dois vencedores 50 mil dólares em apoio às respectivas iniciativas de educação.
 
As inscrições devem ser enviadas para o endereço eletrônico brasilnatcom.unesco@gmail.com e comissao.nacional@itamaraty.gov.br 
 
Mais detalhes e acesso aos formulários de submissão na chamada em francês ou em inglês.

Última atualização: 12/05/2020