1 - Progp divulga lista de cursos on-line do PDP

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) divulga os cursos disponíveis no portal da ENAP para o mês de junho de 2020, de acordo com as demandas das unidades administrativas e/ou demandas individuais dos servidores da UFSJ encaminhadas por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). A inscrição nos cursos é gratuita e são oferecidos em modalidade EAD.
 
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
 
À Progp compete a elaboração anual do PDP no âmbito da UFSJ, que vigorará no exercício seguinte, com a finalidade de relacionar e elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais.
 
Por fim, a Progp solicita aos servidores que realizarem qualquer dos cursos listados que informem por e-mail (sesed@ufsj.edu.br) a realização para fins de prestação de contas no PDP.
 
 

2 - UFSJ cria aplicativo gratuito de cardápio digital para a reabertura de bares e restaurantes

 
Adequar-se aos novos protocolos de saúde, sugeridos pelos órgãos competentes no enfrentamento à Covid-19, pode ser desafiador para micro e pequenos empresários, que dependem da alta rotatividade de clientes para manter o fluxo de caixa. É o caso dos proprietários de restaurantes e bares. Quando o desafio é limpeza e desinfecção sistemáticas de superfícies e objetos comuns, os protocolos sugeridos podem ser ineficientes quando se referem a um item tão concorrido como o cardápio.
 
Pensando nisso, um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciência da Computação da UFSJ desenvolveu um aplicativo gratuito de cardápio digital para apoiar o comércio local. O Menuh!, como foi batizado, vai atender, em um primeiro momento, aos restaurantes e bares de São João del-Rei e Tiradentes. A expansão será condicionada à demanda.
 
Cardápio on-line
A iniciativa surgiu ao longo de conversas com empresários do ramo de bares e restaurantes, que alertaram para o desafio de substituir o cardápio compartilhado por uma opção individual, sustentável e segura. Com isso, o aplicativo foi concebido para substituir o cardápio de papel, que é coletivo e passa de mão em mão, por uma versão on-line.
 
Os estabelecimentos interessados no aplicativo podem se cadastrar via formulário, disponível no site menuh.dcomp.ufsj.edu.br. O comerciante deve inserir informações pessoais, necessárias para garantir a confiabilidade do que será incluído, os itens do cardápio e os preços. Após o preenchimento dos dados, o formulário é então encaminhado aos estabelecimentos, pelo e-mail menuh.app@gmail.com.
 
 

3 - DQBIO atua no enfrentamento à pandemia em Ouro Branco

 
Por meio de ações práticas, o Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO,) do Campus Alto Paraopeba (CAP), está auxiliando o poder público e a população de Ouro Branco(MG) a enfrentar a pandemia da Covid-19.
 
Uma delas é o treinamento em biossegurança para os funcionários públicos da Prefeitura local. A demanda surgiu a partir de um pedido da Secretaria de Meio Ambiente, que solicitou auxílio no desenvolvimento de um padrão para desinfecção de ambientes públicos, ação que conta com o envolvimento de 11 professores do DQBIO.
 
O Departamento também tem atuado contra a disseminação de fakes news, a partir da produção de conteúdos informativos e divulgação de informações científicas por meio das redes sociais e do WhatsApp. Esse trabalho inclui oito estudantes e três docentes, sob a coordenação da professora Izabel de Souza Chaves.
 
O professor Rafael Mafra de Paula Dias, integrante do projeto, ressalta que as atividades têm trazido um retorno positivo: ?Embora nosso alcance seja local, a iniciativa tem contribuído para a difusão e popularização de informações de qualidade, com respaldo científico e fontes confiáveis, as quais a população se sente confortável para compartilhar.?
 
Máscaras Solidárias
O DQBIO também estabeleceu parceria com o grupo Máscaras Solidárias, que atua na confecção e distribuição de máscaras artesanais. A iniciativa partiu de um grupo de costureiras e artesãs do bairro Bandeirantes, em Ouro Branco, e logo se espalhou pela cidade. O grupo já distribuiu mais de 1.700 máscaras, que foram destinadas aos postos de saúde, à Apae e à Secretaria de Assistência Social do município.
 
A professora Daniela Leite Fabrino tem assessorado o grupo em questões de logística e em relação aos cuidados sanitários. Além disso, o Departamento é responsável pela preparação de material didático sobre o uso e higienização das máscaras, que é distribuído junto com as peças.
 
Para cconhecer mais sobre a atuação do DQBIO/CAP, navegue por esse endereço eletrônico
 
 

4 - Jornada de Química 2020 tem programação on-line

 
A Jornada de Química 2020 da UFSJ será realizada em formato on-line, entre os dias 17 e 19 de junho. Promovido pela Coordenação do Curso de Química da UFSJ (Coqui), o evento traz palestras, minicursos e mesas-redondas, que acontecem entre 9h e 21h30.
 
De acordo com a coordenadora do Curso de Química e presidente da Comissão Organizadora do evento, Patrícia Benedini Martelli, a expectativa é receber a participação de cerca de 200 pessoas diariamente. ?A Jornada de Química 2020 visa atender a uma carência por conhecimento, gerada pelo contexto da pandemia, trazendo questões ligadas às áreas do curso, além de promover debates sobre educação a distância, ensino remoto e mudanças na rotinas de estudantes de pós-graduação?, destaca.
 
O evento
Promovida desde 2011, a Jornada de Química 2020 será ministrada, exclusivamente, por meio do Google Meet. Os organizadores irão disponibilizar o acesso à plataforma do evento 30 minutos antes do início de cada atividade. É recomendado ainda que os interessados acessem a sala de reunião indicada com, no mínimo, cinco minutos de antecedência, uma vez que o moderador terá que autorizar uma a uma a entrada de participantes.
 
As palestras e mesas-redondas poderão contar com, no máximo, 250 participantes, número limitado pela plataforma utilizada. Já os minicursos oferecerão 90 vagas, destinadas a estudantes da UFSJ.
 
Para obter mais informações sobre o evento, acesse este link.

Última atualização: 17/06/2020