1 - Comissão de Análise prepara primeira proposta para a retomada

 
A Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ/Covid-19, após reuniões diárias nesta semana, prepara documento preliminar com as propostas discutidas coletivamente para a retomada das atividades acadêmicas, a ser enviado para os Conselhos Superiores, após o trâmite departamental. Todas as variáveis estão sendo levadas em conta: cenários sobre a retomada, capacitação, flexibilização de normas acadêmicas, acessibilidade, ferramentas possíveis para o ensino remoto emergencial.
 
Lembrando que, em primeiro lugar, estão a vida e a segurança da comunidade acadêmica.
 
 

2 - Medidas de segurança: ninguém ficará exposto!

 
Dando sequência ao planejamento de ações institucionais para o combate à Covid-19, o Comitê de Enfrentamento vem coordenando ações de biossegurança nos campi da UFSJ, o que se faz necessário para o planejamento do uso eventual do espaço físico para atividades administrativas e letivas, quando estas puderem ser retomadas presencialmente.
 
Outras atividades caminham, como a elaboração de uma cartilha, com dicas de prevenção ao novo coronavírus; de vídeos educacionais sobre os cuidados básicos de higienização e orientações sobre o preparo de alimentos que garantam a saúde da comunidade interna e externa; e também de vídeos com exercícios físicos, a ser lançados duas vezes por semana, propostos pelo estudante Fabrício dos Anjos, do curso de Educação Física, representante do DCE no Comitê.
 
A professora Rosy Ribeiro, vice-reitora da UFSJ e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, destaca, ainda, a publicação de boletim epidemiológico nos canais da Universidade, com atualização diária e semanal dos dados divulgados pelas secretarias de Saúde das cidades onde a UFSJ está presente. O Comitê estuda também os pontos em que serão afixados frascos de álcool gel para uso coletivo, em todos os campi, produção disponibilizada pelo projeto do CCO coordenado pelo professor Renê do Couto. Teve início, igualmente, campanha de esclarecimento para os servidores terceirizados sobre a pandemia, especialmente em relação a cuidados pessoais nos locais de trabalho.
 
 

3 - Proen coordena discussões com base no Mapeamento UFSJ

 
O mapeamento é parte importante do diagnóstico inicial da situação geral da UFSJ, servindo como ferramenta para o enfrentamento à Covid-19. No segmento docente, foram 593 respostas, de um total de 856 professores. 92% possuem computador e 97%, impressora. Setenta e cinco por cento têm acesso à internet o tempo todo, com conexão considerada aceitável (57%). Sobre a retomada das atividades acadêmicas de forma remota durante a pandemia, 50% concordam parcialmente e 11% discordam totalmente, sendo que 78% (461 docentes) declararam a necessidade de alguma capacitação para realizá-las. Em relação à Covid, a maioria pode adotar o isolamento social (477), mantendo-se elevados os níveis de estresse e ansiedade.
 
Entre os alunos, o engajamento foi de 50,89%, totalizando mais de seis mil respostas. São jovens: 71% está na faixa etária de 16 a 24 anos, oriundos de famílias com renda mensal per capita na faixa de que vai de 0,5 a 1,5 salário mínimo, ou acima. Majoritariamente, estão matriculados na graduação, recebem algum tipo de bolsa ou auxílio (78%), trabalham, formal ou informalmente, o que lhes garante acesso a computadores (80%), celulares (98%), fones de ouvido (86%) e câmeras (92%), embora a conexão em rede móvel apresente limites de dados na franquia entre 58% dos usuários. Trinta e oito por cento consideram ótima sua condição de acesso à internet para realizar atividades de ensino mediadas por tecnologias digitais, ao passo que 33% a avaliam apenas como aceitável. O isolamento, com níveis aumentados de ansiedade e estresse, tem afetado também a saúde física e mental do alunado.
 
Das 429 respostas enviadas pelos técnicos, 29% são de servidores terceirizados da UFSJ. Ambos conectados, em patamares semelhantes aos outros dois segmentos: 97% possuem celular, numa condição de acesso à internet tida como aceitável ou ruim em iguais proporções (48%) para atividades de ensino mediadas por tecnologias digitais. Sobre a retomada remota das atividades acadêmicas, quase metade concorda parcialmente (47%), ao passo que 14% discordam completamente, não havendo necessidade de capacitação para 356 respondentes. A dificuldade para desenvolver o trabalho de forma remota está na falta de equipamentos de apoio multimídia em casa, como impressora, scanner e outros (19%), no manuseio de documentos (11%) e sistemas específicos (6%). Nas questões de saúde, o distanciamento social (que 310 técnicos puderam cumprir), tem afetado a saúde física e mental, refletindo-se no aumento da ansiedade, embora o nível de estresse permaneça próximo à marca anterior à pandemia.
 
 

4 - Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ/Covid-19

 
PORTARIA Nº 017/UFSJ/PROEN, DE 30 DE JUNHO DE 2020
 
A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ, no uso da competência que lhe foi delegada pelo Magnífico Reitor, conforme Portaria/Reitoria no. 248, de 2 de maio de 2018 – DOU de 7 de maio de 2018, combinada com a Portaria/Reitoria no. 189, de 11 de maio de 2020 – DOU de 12 de maio de 2020, resolve:
 
Art. 1º Nomear os servidores relacionados para, sob a presidência da primeira, comporem a Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ/Covid-19 na Universidade Federal de São João delRei, conforme segue:
 
Elisa Tuler de Albergaria, Pró-Reitora de Ensino de Graduação
 
Alessandra Raphaela Braich Gonçalves, representante discente
 
Ana Lúcia Schlottfeldt Mendes, representante técnico-administrativo
 
Francisco Ângelo Brinati, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
 
Guilherme Gomes da Silva, chefe do Departamento das Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica
 
Ivair Gomes, chefe do Departamento de Geociências
 
Janaina Azevedo Martuscello Vieira da Cunha, coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia
 
Janice Alessandra de Carvalho, pró-reitora de Assuntos Estudantis
 
José Ricardo Braga, representante técnico-administrativo
 
Larissa Medeiros Marinho dos Santos, coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia
 
Letícia Pavan dos Anjos, representante discente
 
Mariana Linhares Pereira, coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia
 
Mayra Luiza Marques da Silva, coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Florestal
 
Michel Alves da Silva, representante técnico-administrativo
 
Patricia Benedini Martelli, coordenadora do Curso de Graduação em Química
 
Rafael Ferreira Coelho, representante discente
 
Ráfel Diosinay Maciel de Araújo Ribeiro, representante da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
 
Reginaldo Arthur Gloria Marcelino, representante discente
 
Rejane Correa da Rocha, Coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distânciac
 
Rodrigo de Carvalho Santos, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação
 
Romélia Mara Alves Souto, coordenadora pro tempore do Curso de Graduação em Matemática
 
Silvan Antônio Flávio, coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
 
Stênio Nunes Alves , pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
 
Thiago Periard do Amaral, vice-coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas
 
Vicente de Paula Leão, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação
 
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
 
PROFª. ELISA TULER DE ALBERGARIA
Pró-Reitora de Ensino de Graduação
 
 

5 - Representantes debatem retomada

 
Toda a comunidade acadêmica foi convidada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) para responder ao mapeamento das condições de saúde, segurança e acesso digital, o qual está servindo de base à Comissão de Análise de Atividades Emergenciais UFSJ-Covid-19, para o debate das diretrizes de retomada das atividades letivas e administrativas na UFSJ.
 
 

6 - Live Minas Faz Ciência: Divulgação Científica para crianças

 
O projeto Minas Faz Ciência promove na próxima quarta-feira, 8 de julho às 17h, a primeira #LiveMFC em comemoração ao Dia Nacional da Ciência. Nesta edição, o escritor Leo Cunha e o biólogo Henrique Paprocki conversam sobre Divulgação Científica para crianças. Será uma oportunidade para debater linguagens, abordagens e formatos para levar ciência ao público infantil.
 
Leo Cunha é escritor, tradutor e professor universitário. Doutor em Artes e Mestre em ciência da informação, ambos pela UFMG. Publicou mais de 70 livros de literatura infantil, juvenil, poesia e crônicas. Recebeu alguns dos principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Biblioteca Nacional, Nestlé, Jabuti, FNLIJ, João de Barro, entre outros. Traduziu autores como Julio Cortázar, Antonio Skármeta, Gabriela Mistral, Robert Stevenson e Charles Dickens.
 
O biólogo e professor Henrique Paprocki possui graduação em Ciências Biológicas pela Puc Minas e é Mestre pela USP e doutor pela Universidade de Minnesota em Entomologia. Além de professor da graduação em Biologia e da Pós Graduação em Tratamento da Informação Espacial, ele é Curador do MCN PUC Minas.
 
A mediação da #LiveMFC será feita pelos jornalistas Maurício Guilherme Júnior, editor das revistas Minas Faz Ciência e Minas Faz Ciência Infantil, e Vanessa Fagundes, coordenadora do Projeto Minas Faz Ciência. A transmissão será pelo canal no Youtube.
 
Serviço: #LiveMFC no Dia Nacional da Ciência
Data e horário: 8 de julho, 17h.
Convidados: Leo Cunha e Henrique Paprocki
Transmissão: https://www.youtube.com/ciencianoar
 
 
Minas Faz Ciência
 
Minas Faz Ciência é o projeto de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Reúne produtos midiáticos (revista, portal, podcasts, redes sociais e vídeos) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que trazem novidades, debates e curiosidades sobre a área, centrados no que está sendo desenvolvido em terras mineiras. Um dos focos do projeto é o público infantil. São produzidos conteúdos direcionados para crianças no site infantil e na revista anual Minas Faz Ciência Infantil.

Última atualização: 06/07/2020