1 - Demec agora é Departamento de Mecânica e Produção (Demep)

 
O Departamento de Mecânica (Demec) teve o nome alterado para Departamento de Mecânica e Produção (Demep) por meio da Resolução nº 9/20, de 6 de julho de 2020. 
 
O documento define como atribuições do Demep, entre outras, a criação, formulação e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Projeto Mecânico, Materiais, Processos de Fabricação e Produção.
 
 

2 - Progp divulga oferta de cursos da Enap em julho

 
Confira nota do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (Sesed), da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp).
 
Pandemia, quarentena, isolamento social, trabalho remoto... No atual momento, esses são os assuntos que mais discutimos, não é mesmo?
 
Embora estejamos vivendo em um momento atípico, repleto de desafios, não podemos nos paralisar...
 
Nosso trabalho continua, as dificuldades continuam ou até aumentam, o cenário externo de legislações e normas está em constante movimento, a nossa capacidade de resposta tem que ser cada vez mais imediata e ainda temos que conciliar o trabalho remoto com uma nova rotina em casa. Não é nada simples. 
 
Nesse sentido, mesmo que desafiante, devemos e precisamos nos organizar para continuarmos nos capacitando com o intuito de facilitar, agilizar e melhorar nosso desempenho e, com isso, evitar desgaste emocional com retrabalho e dificuldades em nossas atribuições. 
 
A Progp reforça a importância de darmos prosseguimento em nossas ações de desenvolvimento e divulga cursos disponíveis pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em julho/2020, de acordo com as demandas do  Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). 
 
Seguem os cursos disponíveis no portal da ENAP, para o mês de julho de 2020, de acordo com as demandas das unidades administrativas e/ou demandas individuais dos servidores da UFSJ. 
 
A inscrição nos cursos é gratuita e eles estão sendo oferecidos em EAD.
 
 

3 - Nepe divulga estudo sobre mercado de trabalho em São João del-Rei

 
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Economia (Nepe), do Departamento de Ciências Econômicas (Dceco/UFSJ) acaba de divulgar edição especial, analisando o mercado de trabalho de São João del-Rei para os meses de março a maio, período correspondente ao primeiro trimestre após COVID-19. Destaques:
 
- Entre os meses de março e maio, houve 1.765 desligamentos no município de São João del-Rei, sendo 1.338 dos setores de comércio e serviços;
- A cidade perdeu 944 postos de trabalho, dado pela diferença entre o número de admissões e desligamentos no período;
- O maior número de demissões ocorreu entre pessoas com o ensino médio completo e com idade entre 30 e 39 anos;
 
Confira essas e outras análises na página do Nepe.
 
 

4 - Nesta quinta, 9, é dia de eleições na UFSJ

 
A Comissão Eleitoral da Universidade Federal de São João del-Rei informa que a eleição para os Conselhos Superiores e para a CPPD ocorre nesta quinta, 9, por via eletrônica, nos seguintes endereços: www.eleicoes.ufsj.edu.br e https://ufsj.edu.br/comissaoeleitoral/. Para registrar seu voto, basta seguir as instruções da tela. 
 
Segue a relação atualizada dos candidatos, lembrando que cada segmento escolhe os representantes entre seus pares.
 
Conselho Universitário - Consu
 
5 vagas para técnico-administrativos
Ana Flávia de Abreu (CSL)
Daniele Patury do Nascimento (CSL)
Denilson Ronan de Carvalho (CTAN)
Geimison Maia dos Santos (CSA)
Geraldo Márcio Silva (CAP)
Lucas Resende Aarão (CSA)
Luciana Angélica da Silva Leal (CSA)
Marcos Luciano Rios (CSA)
Marina Paula da Cunha Oliveira (CCO)
 
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Conep
 
5 vagas para docentes que atuam na graduação
Ana Maria de Oliveira (CAP)
Bernadete Oliveira Sidney Viana Dias (CTAN)
Christiano Vieira Pires (CSL)
Eugênio Afonso Pinto Merhi (CSA)
Gisele Cristina Rabelo Silva (CCO)
Guilherme Gomes da Silva (CAP)
Gustavo Rodrigues de Souza (CSA)
Ingrid Silva de Oliveira Leite (CDB)
Jackson de Oliveira Pereira (CAP)
Luciane Teixeira Passos Giarola (CSA)
Luiz Gustavo Monteiro Guimarães (CSA)
Matilde Agero Batista (CDB)
Michelli Marlane Silva Loureiro (CTAN)
Múcio Tosta Gonçalves (CTAN)
Rafael César Russo Chagas (CCO)
Raquel Moreira Pires dos Santos Melo (CTAN)
Sérgio de Oliveira (CAP)
 
2 vagas para docentes que atuam na pós-graduação
Alfredo Nava Sanchez (CDB)
Eduardo Bento Pereira (CSA)
Hélio Batista dos Santos (CCO)
Marco Antônio Schiavon (CDB)
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (CDB)
Roseli Marins Balestra (CSA)
Vinícius da Fonseca Vieira (CTAN)
 
2 vagas para técnico-administrativos
Adriano Guimarães Parreira (CCO)
Ana Lúcia Schlottfeldt Mendes (CSA)
 
Conselho Diretor - Condi
 
2 vagas para docentes, sem função administrativa
Carolina Ribeiro Xavier (CTAN)
Luís Fernando Soares (CCO)
 
1 vaga para técnico-administrativo
Bruno Nascimento Campos (CDB)
Jacqueline Almeida Silva (CCO)
 
Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD
1 vaga para representantes do CSA
Nenhum candidato inscrito
 
1 vaga para representantes do CTAN
Nenhum candidato inscrito
 
1 vaga para representantes do CCO
José Augusto Ferreira Perez Villar
Sívio Luiz Thomaz de Souza
 
1 vaga para representantes do CSL
Samuel Petraccone Caixeta
 
1 vaga para representante do CAP
Nenhum candidato inscrito
 
7 vagas para representantes gerais da UFSJ
Guilherme Gomes da Silva (CAP)
Marcos Tomio Kakitani (CAP)
 
 

5 - Professora da UFSJ participa do Lapem Talks

 
O Lapem Talks, evento organizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), que conta com a presença de especialistas ligados ao setor de carvão vegetal e energia da biomassa, termina nesta sexta, 10, com palestra da professora Marina Donária Chaves Arantes, às 9h.
 
A professora do Departamento de Engenharia Florestal, do campus da UFSJ em Sete Lagoas, será uma das integrantes do webinar Sistema fornos-fornalha: UD/projeto siderurgia sustentável, transmitido pelo canal do YouTube do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (Lapem/UFV).
 
O evento tem como público principal os produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores das áreas de Ciências Agrárias, siderúrgica e agentes de fomento.
 
O objetivo do webinar, que também disponibilizará vagas a pessoas que se interessem pelo tema dos debates, é difundir informações sobre o sistema fornos-fornalha desenvolvido pela UFV para pequenos e médios produtores de carvão vegetal. Serão discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e aspectos ambientais da produção de carvão vegetal.
 
Participação da UFSJ
Por intermédio do Programa Siderurgia Sustentável, vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), foi implementada unidade demonstrativa do sistema fornos-fornalha no Campus Sete Lagoas, desenvolvida em parceria entre a UFSJ e o Instituto Antônio Ernesto de Salvo e a UFSJ. A tecnologia do referido sistema para carbonização de madeira possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com baixa emissão de poluentes. Segundo a professora Marina Donária, o projeto está em fase final, com sete das dez etapas já concluídas.
 
A equipe técnica da UFSJ participante do Projeto Siderurgia Sustentável é composta pelos professores do Departamento de Engenharia Florestal - Ana Flávia Neves Mendes Castro, Glauciana da Mata Ataide, Marina Donária Chaves Arantes, Renato da Silva Vieira e Renato Vinícius Oliveira Castro; e pelos graduandos Isabella Carolina de Almeida, Lívia Ferreira da Silva e Reginaldo Arthur Gloria Marcelino.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail deflo@ufsj.edu.br.
 
 

6 - On-line: Seminário da Imigração Italiana acontecerá em outubro

 
A influência italiana no desenvolvimento, cultura e esporte em Minas Gerais é o tema do X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, evento on-line que acontecerá de 6 a 10 de outubro deste ano. O seminário é promovido por uma rede interinstitucional, que inclui a Ong Ponte entre Culturas, o Conselho Geral dos Italianos no Exterior e universidades federais do estado. A UFSJ, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é instituição parceira do evento que tem, entre seus objetivos principais, a promoção do debate sobre as influências da imigração italiana em Minas Gerais quanto aos processos de desenvolvimento econômico e social do Estado.
 
Devido à pandemia da Covid-19, o seminário será realizado no formato de webinário, na plataforma do YouTube. Cada dia do evento constará de duas sessões de 1h30, separadas por um intervalo de meia hora, com sessão de abertura e encerramento. Estão previstas também apresentações de pesquisas, mesas-redondas e atividades culturais.
 
O acesso a todas as atividades ao longo do seminário é público e ilimitado dentro das plataformas virtuais. Após o lançamento do edital do evento, as inscrições, com direito a certificado, serão gratuitas e abertas a todos interessados. Informações sobre inscrições e temáticas do X Seminário poderão ser obtidas neste site.
 

Última atualização: 10/07/2020