1 - Sinds e Reitoria dialogam sobre segurança dos técnicos na pandemia

 
O reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade, reuniu-se hoje, 13, com a Diretoria do Sinds-UFSJ. Segundo o coordenador do Sindicato, Denílson Ronan de Carvalho, o objetivo do encontro, requisitado pela categoria, foi o de externar ao dirigente as preocupações dos técnicos com relação à discussão sobre a possível retomada das atividades acadêmicas remotas emergenciais, que está sendo feita pela Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ Covid-19.
 
Segundo o sindicalista, há pontos específicos a serem considerados no caso de uma volta remota, como: necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s); normas de biossegurança para aqueles que precisarem estar presencialmente nos ambientes da Universidade; equipamentos, como computadores, para aqueles que não dispõem das ferramentas em casa; e a própria disponibilidade de internet, de modo a sustentar os trabalhos a serem feitos. Denílson chamou a atenção para o fato de que é necessário redefinir fluxos administrativos antes mesmo da adoção do trabalho letivo remoto.
 
Marcelo tranquilizou o coordenador do Sinds em relação a vários aspectos. O reitor disse que computadores, por exemplo, podem ser emprestados pela instituição aos técnicos que não dispõem das ferramentas necessárias; no que diz respeito aos EPI’s, a Universidade está aderindo à ata de registro de preços da Unifesp para aquisição desses equipamentos; o álcool gel está sendo produzido, comprado e distribuído pela própria UFSJ, que recebeu doação de termômetros de não-contato.
 
Com relação ao protocolo de biossegurança, o mesmo está sendo desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, presidido pela vice-reitora, Rosy Ribeiro, que conta com representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e técnicos de segurança do trabalho da UFSJ.
 
Denílson demonstrou estar mais tranquilo diante das respostas da Reitoria e ressaltou que “a nota que a gente soltou no dia 2 sinaliza que a gente é favorável, sim, à atividade remota emergencial, com algumas condicionantes que, até para ajudar o debate nos setores, quando acontecer, a gente vai aprovar algumas bases, que você já sinalizou, como a defesa da vida e o princípio da acessibilidade para a maioria dos técnicos.” O sindicalista disse, ainda, que outros aspectos discutidos na reunião já tranquilizaram a direção do Sindicato, como a possibilidade de empréstimo dos equipamentos.
 
Outra questão importante discutida no encontro, mencionada não só por Denílson, mas pelos outros diretores presentes, Marina Resende e Ana Flávia de Abreu, foi a reivindicação dos técnicos em se ter maior representatividade nos conselhos e instâncias de discussão da UFSJ. Marcelo disse que a gestão está solidária à reivindicação dos técnicos. “Na gestão democrática é que as categorias vão se apresentando e vamos tendo a consciência do papel de cada um de nós. Eu trabalhei na Proen e aprendi muito com os técnicos, que foram e são importantes no desenvolvimento do meu trabalho e na minha formação.”
 
Questionado, ainda, sobre a representação do Sindicato nas instâncias de decisão da Universidade, Marcelo relembrou toda sua trajetória de luta sindical no campo progressista, desde quando morava em São Paulo. “Nós entendemos os papéis dos sindicatos e os papéis que tem a gestão superior. Respeito o distanciamento entre a instituição e as entidades, justamente para o não questionamento sobre aparelhamento. Estamos dando conta de um debate que deveria ter sido iniciado em março, mas começamos em maio, quando tomamos posse. Quando convidamos Sinds e ADUFSJ para participar dos debates é pelo respeito e pela própria história que temos no sindicalismo”, acentuou.
 
Técnicos de laboratório, prazos e avaliação
O técnico de laboratório e diretor do Sinds-UFSJ, George Dias, chamou atenção para o fato de que esses servidores têm questões muito específicas no desenvolvimento de suas atividades. George lembra que o assunto foi discutido na semana passada com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, o que de certa forma os tranquilizou. Marcelo garantiu que todas as especificidades serão consideradas, que ninguém será colocado em risco: nem os técnicos, nem os alunos, nem os professores. “Nosso objetivo é defender sempre a saúde e a vida das pessoas. Tem coisa que acontece na ponta e que não ficamos sabendo, mas vamos fazer campanhas de conscientização para que o técnico não seja exposto", destacou o reitor.
 
Finalizando a reunião, Marina Resende, vice-coordenadora do Sinds, indagou sobre a questão dos prazos colocados pela comissão especial que discute a retomada das atividades e que ela, como sindicalista, considera exíguos. A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Conceição Santos, que também participou da reunião, explicou que tudo foi pensado tendo em vista o prazo que o MEC estabeleceu para a adoção de atividades remotas: 31 de dezembro de 2020. “Não se trata de atropelo da gestão”, afirmou a pró-reitora, lembrando que, quando assumiu o cargo, foi surpreendida por várias providências que deveriam ter sido tomadas e não foram. Um dos exemplos foi o preenchimento do Siorg, sistema do Governo Federal que vai, entre outras, cruzar dados com o Sigepe. “O prazo terminava em 24 de maio de 2020, e nada havia sido feito até a nossa posse, em maio. Começamos a gestão sendo atropelados pelo tempo e por prazos.”
 
 

2 - Sustentabilidade é tema das atividades da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC desta terça-feira

 
Às 12h, pesquisadores debatem a ciência, a educação e o desenvolvimento sustentável para o século XXI.  Às 18h, o físico Paulo Artaxo, considerado um dos pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo, fala sobre as mudanças climáticas e o planeta. As atividades serão transmitidas pelo canal da SBPC no YouTube. Participe!
 
A programação da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que começou neste domingo, 12 de julho, com uma conferência de Sergio Mascarenhas, um dos protagonistas do desenvolvimento científico no Brasil, conta com cientistas de renome, como o médico Dráuzio Varella, o cientista e professor da USP, Paulo Artaxo, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. A  programação científica da Mini RA terá todos os dias um painel às 12h e uma conferência às 18h. As atividades desta terça-feira, 14 de julho, trarão discussões sobre a ciência e a sustentabilidade.
 
Com discussões importantes sobre o momento social e político do País, como a pandemia do coronavírus e seus impactos na população e a crítica situação da CT&I no Brasil, as atividades da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).
 
Amanhã, o painel que começa às 12h tem como o tema "Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século XXI" e contará com a participação de Mercedes Maria da Cunha Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB), Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e consultor, Rachel Biderman Furriela, diretora do World Resources Institute no Brasil (WRI Brasil), e Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emilio Goeldi.
 
Já a conferência das 18h será feita pelo físico Paulo Artaxo, considerado um dos pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo, que falará sobre "As mudanças climáticas e o planeta".
 
A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que vai até o dia 24 de julho, contará com uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, além dos WEBMinicursos. O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na UFRN, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC vai realizar o evento virtual para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.
 
Destaques da programação
Ainda nesta segunda-feira (13/7), às 18h, a pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS será o tema da conferência do médico Dráuzio Varella, apresentada pela biomédica Helena  Nader.
 
E na quarta-feira,15 de julho, sempre às 18h, o conferencista será o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, com uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”.
 
Quinta-feira (16/7), especialistas debatem os problemas com o financiamento da ciência no Brasil hoje, com foco nos cortes orçamentários, o contingenciamento do FNDCT e a luta das representações institucionais da ciência e tecnologia junto ao parlamento. Às 18h, o cientista e deputado português, Alexandre Quintanilha, fala sobre ciência e parlamento, com partipação de parlamentares brasileiros.
 
Na sexta-feira, os panelistas e conferencistas convidados encerram a semana de programação científica debatendo os rumos da pandemia e o Brasil pós-covid-19. O painel das 12h será coordenado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.
 
Como participar
O acesso à programação geral é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. As atividades estarão disponíveis no site da SBPC e nas redes sociais (Facebook e Youtube). A programação completa das conferências e painéis que serão realizadas de 13 a 17 de julho está disponível neste link.
 
As atividades serão transmitidas no canal da SBPC no YouTube (SBPCnet).
 
Mais informações no site do evento.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

3 - Evento promove troca de experiência com ex-alunos de Medicina da UFSJ

 
O I Simpósio de Vivências Médicas de Ex-alunos da UFSJ está com inscrições abertas para os interessados em trocar experiências sobre a formação na Universidade. Nos dias 23 e 24 de julho, o evento reunirá profissionais, graduados em Medicina na instituição, para debater sobre seus conhecimentos e práticas. Realizados pelo projeto de extensão CCOnversando Saúde e pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da UFSJ, os encontros serão on-line, por meio da plataforma doity, a partir das 19h.
 
De acordo com Pedro Bergamini, um dos organizadores, o Simpósio tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica dos egressos e permitir, a partir da troca de experiências, o conhecimento do cotidiano pós-formatura. “Esse conhecimento compartilhado servirá tanto para as turmas iniciais, que ainda têm alguma insegurança quanto ao currículo do curso - bastante diferente das faculdades tradicionais - quanto para os que estão prestes a se formar, já que poderão ver como foram as vivências dos palestrantes”, completa.
 
O I Vivências Médicas é aberto a quem tiver interesse em inteirar-se sobre a formação em Medicina da UFSJ. O evento disponibilizará certificado para os participantes que marcarem presença em, no mínimo, cinco horas da programação, e contará com sorteios de brindes.
 
Participe e se inscreva
Com intuito de promover debates que atendam aos anseios dos participantes, os organizadores convidam o público a enviar propostas de temas a serem abordados pelos palestrantes. Os interessados em contribuir com o conteúdo a ser ministrado podem encaminhar sugestões por meio deste link
 
Para se inscrever, é preciso seguir as instruções disponíveis nos seguintes perfis do Instagram: @cconversandosaude.ufsj e @lamfac_ufsj. Basta acessar e conferir o passo a passo.
 
Programação
O I Simpósio de Vivências Médicas de Ex-alunos da UFSJ reuniu um time de palestrantes formado exclusivamente por profissionais graduados pelo curso de Medicina da Universidade. Entre os convidados a compartilhar suas experiências estão ex-alunos das primeiras turmas do Campus Centro-Oeste Dona Lindu e do Campus Dom Bosco da UFSJ, além de outros egressos.
 
Confira a programação completa e mais informações aqui.
 
 

4 - Festival Escuta aqui! abre espaço para novos compositores

 
Até 31 de julho, compositores e estudantes brasileiros, que ainda não completaram a graduação em Composição ou Criação Musical, poderão se inscrever na primeira edição do Festival Escuta aqui!, evento on-line, que acontecerá nos meses de setembro e novembro deste ano. O edital já está publicado na internet e estipula que serão aceitos trabalhos inéditos em duas categorias: composições para flauta-solo e peças para duo violino-percussão (ou subconjuntos dessa formação).
 
De acordo com o edital, serão selecionados 10 compositores para participar das duas primeiras atividades do Festival. Eles serão distribuídos em dois grupos. O primeiro terá oficinas, em setembro, com os compositores João Pedro Oliveira e Harry Crowl, enquanto o segundo, em novembro, terá atividades com Roberto Victorio e Diogo Novo Carvalho. Os compositores organizadores do Escuta aqui! são Levy Oliveira e Rafael Godoi, que são doutorandos da Escola de Música da UFMG.
 
UFSJ
Já os docentes do Departamento de Música da UFSJ, Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (percussão), ao lado do flautista são-joanense Rodrigo Frade, compõem o grupo de músicos residentes do Festival Escuta aqui!: são artistas convidados com a finalidade de executar as partituras selecionadas.
 
Segundo a professora Sofia Leandro, o objetivo maior do evento é possibilitar a oportunidade de jovens compositores em formação terem suas obras tocadas e divulgadas em meios digitais, além de proporcionar a tutoria de compositores experientes. “Normalmente, não se toca a música dos novos compositores e o festival, que é realizado sem verbas, e é totalmente gratuito, quer abrir espaço de divulgação desses compositores e suas obras.”
 
O edital pode ser consultado neste link. Outras informações estão nas páginas do evento, nas redes Facebook e Instagram.
 
 

5 - Laboratório de Arte Pública da UFSJ tem novo site

 
O site LAP!Digital está no ar, tornando acessíveis diversos conteúdos artísticos produzidos em São João del-Rei. Lançado em 24 de junho, o portal disponibiliza minicursos e oficinas on-line, ligados à transdisciplinaridade e às artes. A iniciativa é um dos projetos aprovados no Programa Institucional de Enfrentamento à Pandemia da UFSJ.
 
O portal é mais um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Arte  Pública (por isso LAP!) desde que a Universidade suspendeu suas atividades acadêmicas, no mês de março. Entre encontros semanais e a construção do site, surgiram as séries de cursos Desenho de flores, Troca-troca autoral (voltada para a Música), Ressignificação das palavras e Planejamento e gestão do Kaos.
 
Desde que o distanciamento social se impôs como uma necessidade para controlar o avanço da Covid-19, todas as atividades voltaram-se para meio digital. Agora, o LAP!Digital será uma ferramenta para divulgação das produções e desenvolvimento de uma rede de contatos entre artistas e público.
 
O técnico da UFSJ e coordenador responsável pelo Laboratório, Aluízio Sergio, considera um desafio manter a constância das publicações em meio a tantas incertezas que pairam sobre o contexto atual. “Estamos aprendendo a lidar com o meio digital; como digerir uma pandemia global e gerir conteúdos semanais para isso”, pontua. Ele reforça que o projeto segue adiante, aprimorando a experiência adquirida de iniciativas anteriores, como o Fórum de Artes das Vertentes e o OKUPA!
 
Com o site em funcionamento, estão abertas as inscrições para cada uma das atividades propostas pelo projeto. Cada série possui sua especialidade e metodologias próprias, não necessariamente em formato de aulas tradicionais - algumas delas utilizam livros digitais, videoaulas e chamadas de vídeo. O que todas têm em comum é a frequência de postagens em formato audiovisual. As inscrições de atividades são abertas ao público e não há limite de vagas.
 
A equipe do LAP! também conta com a colaboração de Laura Marques, Pedro Lago, João Lara, André Tallens e Matteo Recinella.
 
A arte e seus refrescos
Nos últimos meses, as pessoas têm desenvolvido novas ferramentas para apresentar e divulgar trabalhos artísticos, como as apresentações e entrevistas transmitidas pelas redes sociais ou outros meios. O LAP! busca explorar esse formato no contexto local. “De certa maneira, a pandemia e o isolamento fizeram muitos de nós apreciar mais a arte e dar mais atenção aos nossos talentos artísticos e criativos”, destaca Aluízio.
 
Nessas circunstâncias, o benefício adquirido do contato com as Artes não está apenas em apreciar - assistir, ver ou ouvir -, mas também na prática artística. O coordenador do LAP! aconselha: “O fazer artístico é muito versátil e lúdico e pode ajudar as pessoas a lidarem com esse distanciamento e a introspecção causada por ele.”
 
Para Aluízio, a Arte serve como ferramenta para cada um perceber como a experiência de testemunhar uma pandemia afeta seu corpo e sua mente, refletindo também uma forma de lidar com as relações interpessoais. “Pode ser tanto um espelho para entender como estamos, quanto uma projeção para criar possibilidades de como gostaríamos de estar”, conclui.
 
A história do projeto
Em atividade desde 2018, o Laboratório de Arte Pública surgiu da iniciativa de estudantes que buscavam criar ferramentas para ampliar a visibilidade de trabalhos artísticos ou criativos e, consequentemente, o acesso às artes e ao entretenimento. Atualmente, conta com 13 pessoas, que se ocupam tanto da manutenção do site quanto da elaboração, produção e divulgação de seu conteúdo.
 
Desde o ano passado, a galeria de arte e o ateliê coletivos são organizados pela equipe na sala 1.67 do Campus Dom Bosco. Em agosto de 2019, o LAP! promoveu a primeira edição do Fórum de Arte Urbana das Vertentes, que trouxe exposições coletivas, oficinas, apresentações e debates, prestigiados por estudantes, técnicos, docentes, artistas e visitantes.
 
O LAP! conta com o apoio institucional das pró-reitorias de Assistência Estudantil e de Extensão e Assuntos Comunitários. Nas redes sociais, o projeto está ativo no Instagram e no Facebook. Há um canal aberto para dúvidas e sugestões, pelo e-mail labartepublica@gmail.com.
 
 

6 - "Três problemas curiosos envolvendo funções" é tema do Café com Matemática nesta quinta (16/7)

 
O ciclo de seminários Café com Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat/UFSJ) realiza nesta quinta-feira (16/7), às 19h, o terceiro evento do ano com o tema "Três Problemas Curiosos Envolvendo Funções", ministrada pelo Prof. Dr. Vinícius Vieira Fávaro (Famat/UFU).
 
Os Seminários têm por finalidade promover a divulgação científica, apresentando e discutindo temas relevantes e atuais, das diferentes áreas da matemática e afins. Em 2020, devido ao isolamento social, os seminários estão sendo realizados virtualmente.
 
As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (15/7), a partir do preenchimento e envio deste formulário. O link para a sala virtual da apresentação será enviado por e-mail aos inscritos no dia 16 de julho.
 
Para mais informações, acesse o site ou a página no Facebook.
 
 

7 - Professor da UFSJ é convidado de programa sobre iluminação cênica

 
O professor do Departamento de Artes da Cena da UFSJ, Berilo Nosella, fará duas participações no programa Lighting Studio, realizado pela SP Escola de Teatro, de São Paulo. As entrevistas on-line acontecerão dias 15 de julho e 23 de setembro. O Lighting Studio é idealizado e coordenado pelos professores Chico Turbani e Guilherme Bonfanti e realiza entrevistas ao vivo com profissionais da área de iluminação cênica, os light designers.
 
Na UFSJ desde 2015, Berilo é professor e pesquisador nos cursos de graduação em Teatro e no mestrado em Artes Cênicas, além de coordenador do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena. Atualmente, coordena também o projeto de pesquisa Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional, financiado pelo CNPq e pela Fapemig.
 
Lighting Studio
A primeira participação de Berilo será nesta quarta-feira, 15/07, às 15h, na quarta temporada do programa, que propõe abordar a atuação e trajetória de profissionais de diferentes campos de atuação. “Pretendo falar e refletir um pouco sobre meu trabalho como professor e pesquisador acadêmico na área”, afirma.
 
Já a segunda participação, dia 23 de setembro, será no último bloco do Lighting Studio, que se caracterizará como o IV Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem, no qual quatro pesquisadores analisarão, a partir do conjunto das temporadas de entrevistas, os processos criativos, as metodologias de trabalho e o campo da pesquisa em iluminação no Brasil. Neste último bloco, além de Berilo (UFSJ), serão entrevistados os pesquisadores Cecilia Almeida Salles (PUC-SP), André Carreira (Udesc-SP) e Marília Velardi.
 
As entrevistas do Lighting Studio vão ao ar ao vivo pelos seguintes canais: Youtube Podcast, Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.  
 
As mesmas permanecerão disponíveis posteriormente no YouTube.
 
 

8 - Pós em Engenharia Química convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "ANÁLISE EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL DA CAMADA DE INTERDIFUSÃO NA INTERFACE AÇO C-Mn/INCONEL 625", do mestrando Diego Bertoldo Francisco.
 
Quando: 15 de julho, às 17h, via Google Meet
Banca: professores doutores Eduardo Prado Baston (Dequi - PPGEQ/UFSJ), Juan Canellas Bosch Neto (Dequi - PPGEQ/UFSJ), Vicente Braz da Trindade Filho (VSB) e Reimar de Oliveira Lourenço (Dequi - PPGEQ/UFSJ) – suplente.

Última atualização: 14/07/2020