1 - Comissão de Análise divulga colaboração da comunidade para retomada

 
Em reunião na tarde desta sexta-feira, 17 de julho, a Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ Covid-19 apresentou à Congregação documento que traz a colaboração de técnicos, docentes e alunos para o debate das diretrizes que poderão balizar o cenário de retomada remota das atividades acadêmicas. O retorno de cada colegiado, unidade administrativa e instância de representação dos segmentos envolvidos foi enviado por meio de formulário específico. A discussão foi traduzida em Libras pelos intérpretes Oswaldo Rocha e Daiane Bispo.
 
A Congregação decidiu pelo encaminhamento deste documento - assim como de todas as respostas recebidas pela Comissão de Análise - ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), instância regimental de deliberação pedagógica na Universidade, à qual será apresentada também proposta para a manifestação de representantes da comunidade durante os debates. Na avaliação da pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, o documento sintetiza o caminho trilhado até agora. “Foi um trabalho árduo, intenso e produtivo, que se concretizou graças ao empenho dos 25 integrantes da Comissão.”
 
Enquanto as diretrizes eram debatidas coletivamente nas várias esferas representativas, Elisa e equipe se reuniram com todos os setores técnicos ligados ao suporte das atividades acadêmicas. “Foram mais de 20 reuniões, em que falamos sobre os desafios que a pandemia trouxe para as rotinas letivas e administrativas da UFSJ”, afirmou.
 
Nos encontros de trabalho da Comissão, não foi diferente. A professora Romélia Alves Souto, representante do curso de Matemática, lembrou que houve reuniões que chegaram a durar 10 horas, quando as respostas da comunidade estavam sendo consolidadas. O pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente Leão, vê nesse processo a construção coletiva que norteou a agenda da Comissão de Análise. “O documento não é consensual entre os segmentos, mas buscou garantir transparência e espaço de fala para todos.”
 
A colocação da representante discente Alessandra Braich (Campus Alto Paraopeba) segue nessa direção, destacando a participação ativa de seus colegas, dos professores e dos técnicos na defesa das garantias de segurança à vida e da não precarização do ensino superior público. “Vamos apresentar ao Conep pedido para que o debate tenha lugar também no Conselho Universitário”, anunciou.
 
“O que podemos fazer?”
Antes dos encaminhamentos finais da pauta da Congregação, o reitor Marcelo Andrade reafirmou o compromisso com o resgate institucional dos espaços de discussão sobre questões que se impõem à Universidade brasileira no contexto de tantas complexidades que a Covid-19 nos apresenta. Inegociável, o compromisso com a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, num momento em que o país se aproxima dos 80 mil mortos pelo novo coronavírus.
 
Para Marcelo, nosso presente demanda respostas à pergunta de “o que podemos fazer?” A gestão vai mediar o exercício do debate democrático, em busca de encaminhamentos para urgências que já deveriam ter sido discutidas ou, pelo menos, direcionadas. “Levar ao embate as instâncias representativas dos segmentos acadêmicos não nos parece ser a estratégia mais apropriada a esse tempo. Devemos unir esforços para mitigar prejuízos e pensar, juntos, saídas possíveis, que nos tragam respostas que ainda não temos”, discorreu o reitor.
 
A reserva orçamentária para o pagamento de bolsas de tecnologia, que vão financiar acesso à internet para alunos em situação de vulnerabilidade social, bem como a manutenção das bolsas já custeadas pela Universidade, é compromisso para a garantia de permanência dos alunos em seu percurso formativo. “Consideramos que essas bolsas ganharam outra dimensão nesse cenário pandêmico: tornaram-se bolsas sociais, promovendo transferência de renda para várias famílias”, considerou Marcelo.
 
Outras soluções que despontam para problemas levantados pelos representantes sindicais presentes à reunião já estão em andamento. Em relação à disponibilidade de equipamentos para trabalho remoto dos técnico-administrativos, o professor Silvan Antônio Flávio, coordenador da graduação em Engenharia Elétrica e membro da Comissão, relembrou que o acautelamento de bens patrimoniais vem sendo feito desde março, quando foram suspensas as atividades presenciais na UFSJ. E o professor Afonso de Alencastro, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, chamou a atenção para o voto favorável à adoção do ensino remoto emergencial, na assembleia realizada na última segunda, 13, pela associação sindical.
 
A primeira reunião do Conep, cuja composição acaba de ser reconstituída por meio de eleições no último dia 9, está agendada para quarta-feira, 22.
 
 

2 - Medicina é o curso mais procurado no Sisu 2020/2

 
Os cursos de Medicina da UFSJ, ministrados em Divinópolis e em São João del-Rei, são os que apresentam a maior média na relação candidato/vaga do Sistema de Seleção Unificada para o segundo semestre letivo de 2020 (Sisu 2020/2). Eles apresentam, respectivamente, médias de 148,70 e 114,80, seguidos por Psicologia (77,91) e Arquitetura e Urbanismo (37,37). Os dados são da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), que divulgou a relação nesta semana, para os 22 cursos da UFSJ, que disponibilizam 890 vagas pelo Sisu 2020/2. A relação completa está disponível aqui.
 
Calendário
A Copeve alerta aos candidatos para que fiquem atentos às datas do Sisu 2020/2 A chamada regular (primeira chamada) se encerra na terça, 21, com prazo para envio da documentação até quinta, 23. O processo de matrículas será totalmente on-line, devido à pandemia do novo coronavírus.
 
Já os candidatos que não foram selecionados nesta primeira chamada deverão apresentar, também até o dia 21, a manifestação de interesse para participar da lista de espera. No dia próximo dia 28, está prevista a segunda chamada, a partir desta lista.
 
Todas as informações referentes às matrículas no Sisu 2020/2 estão publicadas na página da Copeve. O cronograma completo do Sistema de Seleção Unificada pode ser consultado neste link
 
 

3 - UFSJ agrega sustentabilidade e economia a Projeto de Eficiência Energética

 
Os resultados positivos do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ foram apresentados na manhã desta sexta, 17. Mais de 80 pessoas participaram do evento on-line que debateu a importância do investimento em iniciativas que geram economia de energia e promovam a sustentabilidade, além da conscientização da sociedade.
 
O projeto foi financiado com aporte de R$ 1,085 milhão da Companhia Cemig Distribuição S.A., por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa Deode Inovação & Eficiência foi a responsável pela execução das atividades na UFSJ, em conjunto com a Divisão de Projetos e Obras, ligada à Pró-Reitoria de Administração.
 
Ao todo, cerca de 10 mil lâmpadas foram substituídas nos campi da Universidade, passando a utilizar a tecnologia L.E.D. Mais eficientes e duráveis, os novos equipamentos representaram uma relevante economia, permitindo que a UFSJ deixasse de consumir 567,6 MWh/ano, montante equivale à quantidade de energia necessária para manter a iluminação antiga do Campus Sete Lagoas (CSL) funcionando durante quase dois anos. Com os novos equipamentos, este total possibilitaria que as lâmpadas de L.E.D. do CSL permanecessem ligadas por mais de quatro anos.
 
O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, apresentou as ações realizadas pela instituição com foco na eficiência energética e na sustentabilidade. “A nova iluminação da UFSJ trouxe diversos benefícios para a comunidade acadêmica. Estamos orgulhosos em concluir esta etapa e dispostos a participar de futuras chamadas públicas que venham a acontecer.” Reconhecendo o protagonismo dos servidores, o reitor deu ainda destaque a diversas iniciativas institucionais, voltadas a preservar o meio ambiente, por meio da diminuição do consumo de energia, desenvolvimento de projetos de construções mais sustentáveis, reuso de água, entre outros.
 
O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Roberto Bastianetto, fez questão de participar do evento para destacar a relevância da iniciativa da UFSJ. “Ficamos felizes com a parceria efetivada com a Universidade, que é mais uma contemplada por este programa de grande magnitude. É com alegria que fazemos a entrega deste projeto que, juntamente com outras ações, demonstra o compromisso social da Cemig em melhorar a vida dos mineiros”, destacou.
 
O encontro contou ainda com conteúdos trazidos pelo gerente de Eficiência Energética da Cemig Distribuição S.A., Ronaldo Lucas Queiroz, e do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (Abesco), Frederico Rocha de Araújo, que também preside a Deode.
 
Descarte consciente
A preocupação com o meio ambiente foi colocada também como premissa do projeto. O descarte do material substituído foi realizado de maneira correta, sendo direcionado à reciclagem. Ao todo, mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes e 1.420 quilos de produtos eletroeletrônicos e outros componentes foram entregues à empresa especializada para tratamento e destinação dos resíduos.
 
Placa de inauguração
Ao final do evento, a Cemig realizou a entrega simbólica da Placa de Inauguração do Projeto de Eficiência Energética da UFSJ, iniciado em 2019 e concluído neste ano. Os campi Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo Neves, Sete Lagoas e Centro-Oeste Dona Lindu, além do Solar da Baronesa, receberão a homenagem que marca a conclusão do trabalho.  
 
 

4 - Circuito de palestras sobre marketing digital começa nesta segunda, 20

 
De 20 a 25 de julho, será realizado o primeiro circuito de palestras Marketing digital para negócios locais, evento on-line promovido pela equipe da Sala de Solidariedade do projeto Observatório de Saúde Coletiva, direcionado aos moradores de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e São Tiago.
 
O circuito tem por objetivo incluir as pessoas, em especial os pequenos empreendedores da região, no mundo digital, de modo a alavancar seus negócios pela internet. As palestras vão explicar didaticamente o empreendedorismo digital, por meio de material preparado pelos palestrantes.
 
Para se inscrever, é preciso fazer cadastro no grupo de WhatsApp do projeto, para onde serão enviados links das palestras e o conteúdo de cada curso. Não há taxa de inscrição e nem limite de vagas.
 
As palestras serão ministradas por profissionais das áreas de Empreendedorismo Digital, Produção de Conteúdo, Publicidade e Propaganda, Social Media. Mais informações na página do evento.
 
 

5 - Projeto Nupid na Rede está no ar

 
O Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid) criou o Projeto Nupid na Rede para amplificar a divulgação científica e discutir a política de drogas nacional. O projeto também dá dicas culturais voltadas ao campo do álcool e outras drogas e está no processo de finalização de uma série de entrevistas com pesquisadores e professores que passaram pelo Núcleo. O material, em fase de pós-produção, será disponibilizado no canal do YouTube, em construção.
 
Coordenado pelo professor Marcelo Dalla Vecchia, do Departamento de Psicologia da UFSJ, o grupo conta com a psicóloga Thaísa Borges Gomes, com Gabriela Borges e Thiago Guedes (estudantes do curso de Medicina), e com Samuel Augusto Diniz e Millena Gonçalves, integrantes do Coletivo Cai Junto, que atua com práticas de redução de danos no contexto de festas, parceiros do Nupid desde 2017.
 
Para o professor, abrir espaços de debate é cada vez mais necessário no momento atual. “Hoje a gente vive um ataque sistemático de pessoas e grupos anti-ciência que divulgam fake news, que negam o conhecimento científico, o que pode ter consequências muito complicadas, inclusive no campo de álcool e outras drogas, muito carente de difusão de conhecimento científico”, explica.
 
Nupid
Com sede no Campus Dom Bosco, e vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, o Nupid foi criado em 2016. Faz parte da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas (PBPD), organização que reúne entidades ativistas pela reforma da política de drogas no Brasil.
 
Para acompanhar as ações do Nupid na Rede, acesse o perfil no Instagram ou a página no Facebook.
 
 

6 - Pós em Engenharia Mecânica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação “Desempenho de óleos vegetais com micropartículas de sílica como lubrificante para estampagem profunda de um compósito sanduíche ”, do discente Lucas Alexandre de Carvalho.
 
Quando: 22 de julho, às 9h, pelo Google Meet.
Banca professores Frederico Ozanan neves (orientador/UFSJ),  Jalon de Morais Vieira (IFSudeste/MG), Lincoln Cardoso Brandão (UFSJ) e Roseli Marins Balestra (UFSJ) - suplente.
 

Última atualização: 20/07/2020