1 - DEALI realiza Congresso on-line de Tecnologia de Cereais e Panificação

O Congresso on-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (CBCP) é um evento de caráter técnico-científico, com abrangência nacional. Realizado pelo Departamento de Engenharia de Alimentos (DEALI) da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Sete Lagoas (UFSJ CSL),  tem como objetivo principal reunir e promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores, estudantes, profissionais do setor industrial e demais interessados na área de tecnologia de cereais e panificação.

Trata-se de um evento on-line, composto de palestras, minicursos, envio de resumo expandido, apresentação oral de trabalhos e , ainda, a publicação dos resumos expandidos em anais de congresso, no formato de Ebook com registro ISBN e DOI.

O tema do evento é a "Saudabilidade na Indústria de Cereais e Panificação". Mais informações no site do evento em: cbcp2020.com.br

2 - Sinac realiza mapeamento das demandas dos alunos com diferença funcional (deficiência)

A equipe multiprofissional do Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários da Universidade (SINAC) informa à comunidade acadêmica a realização de um levantamento de dados junto aos alunos com diferença funcional sobre suas condições frente a retomada das atividades de forma remota nesse período emergencial de pandemia.

Tendo em vista a necessidade de uma educação que seja para todos, a equipe de psicologia do Sinac está entrando em contato, de forma ativa e individualizada, com todos alunos autodeclarados com diferença funcional para melhor compreender seus contextos e suas demandas de acessibilidade.

Os discentes são convidados a responder um formulário on-line que busca analisar suas reais condições de realização de eventuais atividades remotas. São avaliadas questões referentes ao espaço físico adequado aos estudos, suas condições de saúde física e mental, seu acesso a computadores, equipamentos e internet de qualidade, além de serem examinadas suas necessidades individuais ligadas à diferença funcional.

A equipe dá suporte ao aluno durante o preenchimento, caso o discente apresente alguma dificuldade para acessar e preencher o formulário de forma autônoma.

Destaca-se o foco de toda a equipe do setor em promover condições e viabilizar a permanência desses discentes na UFSJ. Com este levantamento de dados, será possível desenvolver estratégias para o planejamento de ações que garantam a acessibilidade e a inclusão de todos, com a superação de barreiras atitudinais, metodológicas, comunicacionais, instrumentais etc.

Entende-se que as decisões e medidas tomadas devem considerar uma real perspectiva das condições de acesso dos discentes, assim como se basear na proposta de uma educação universal e inclusiva.

3 - Hackathon Vertentes recebe inscrições para mentores

Entre os dias 11 a 15 de agosto acontecerá um desafio chamado Hackathon das Vertentes que tem como proposta viabilizar a educação a distância nos Ensinos Superior, Médio e Técnico, de forma inclusiva e escalável. Se você deseja atuar como mentor nas áreas de Educação, Tecnologia, Design ou Negócios, auxiliando os participantes, acesse o https://ufsj.edu.br/indetec/hackathon_vertentes.php


Última atualização: 28/07/2020