1 - Setor de Compras divulga orientações sobre novas regras para pesquisa de preços

 
O Setor de Compras e Licitações (Secol) informa que foi publicada, na última quinta-feira (6/8), pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 73, DE 5 DE AGOSTO DE 2020, que dispõe sobre o novo procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
 
Assim, com a nova norma, ficam revogadas todas as disposições anteriores que tratam do tema: Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014; Instrução Normativa nº 7, de 29 de agosto de 2014; e Instrução Normativa nº 3, de 20 de abril de 2017, permanecendo regidos todos os procedimentos administrativos autuados ou registrados até a data de início de sua vigência. 
 
Para os novos processos de compras a serem formalizados pela instituição, deve-se seguir os procedimentos dispostos na nova IN nº 73.
 
Com o intuito de auxiliar a comunidade interna, o Secol elencou as principais inovações trazidas pela referida norma, as quais encontram-se no site do setor - clicar na Aba “Licitações” e, em seguida, em “Manuais”.
 
O Ministério da Economia disponibilizou, ainda, um vídeo explicativo do conteúdo trazido pela Instrução Normativa. 
 
Para mais esclarecimentos, entrar em contato pelo e-mail secol@ufsj.edu.br
 
 

2 - Prorrogadas inscrições para orientador de TCC em Administração Pública 

 
As inscrições para orientador de TCC do curso de graduação em Administração Pública foram prorrogadas até sábado (15/8). Ao todo, são ofertadas oito vagas para professor orientador de monografia, oferecidas aos servidores do quadro da UFSJ, que serão selecionados de acordo com a pontuação alcançada como resultado da análise curricular. Os candidatos participantes do processo interno de seleção que não tiverem sido selecionados permanecerão como suplentes, podendo ser chamados em caso de necessidade do curso.
 
Confira o edital completo
 
 

3 - Pesquisa de mestrado sobre evasão em curso EAD é publicada como livro

 
A pesquisa de Mestrado "Evasão e Permanência em EAD: com a palavra, o aluno", desenvolda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ pela aluna Camila Figueiredo Nascimento, está agora disponível no formato de livro, que pode ser adquirido neste site
 
O estudo busca identificar e analisar os fatores de influência na evasão e na permanência dos alunos no curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) nas turmas oferecidas em 2011, 2012 e 2014.
 
Segundo a orientadora da pesquisa, professora Maria Emanuela Esteves dos Santos, o trabalho "investiga o perfil do aluno evadido e do aluno concluinte do curso, levantando dados acerca dos seus contextos sociais, econômicos e culturais, e relacionando a esses dados informações sobre o acesso, a evasão e a permanência próprios de suas trajetórias nesse curso."
 
Assim, os alunos do curso EAD são colocados no centro do processo de ensino-aprendizagem, de forma a nortear a construção de projetos de educação a distância mais condizentes com o público-alvo.
 
A obra recebeu apoio do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (Nead/UFSJ), desde a sua realização até a sua divulgação final nessa obra, permitindo um levantamento de dados sobre um dos cursos oferecidos pelo Núcleo e os resultados alcançados nele.
 
 

4 - Ciclo de palestras do Defim focaliza a Linguagem R

 
O Ciclo de Palestras do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim), do campus Alto Paraopeba, tem agendado para quarta-feira (19/8), às 19h30, a palestra on-line A Linguagem R como uma ferramenta para a sua profissão.
 
O tema será apresentado pelo professor do Defim, Ben Deivid de Oliveira Batista. A Linguagem R possui ênfase em programação funcional e é voltada à manipulação, análise e visualização de dados. Foi criada originalmente na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e atualmente tem tido diversas aplicações.
 
A sala virtual do evento será realizada na plataforma RNP. Inscrições pelo e-mail gilcelia@ufsj.edu.br.

Última atualização: 12/08/2020