1 - Setembro Amarelo: Grupo do CCO pesquisa e atua na prevenção ao suicídio

 
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a ONG Setembro Amarelo, que realiza a campanha nacional no Brasil, todos os anos são registrados cerca de 12 mil suicídios. No mundo, são mais de um milhão. Os números estão aumentando e atingem principalmente indivíduos jovens. Ainda de acordo com a Setembro Amarelo, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão ligados a transtornos mentais, entre eles a depressão, seguida de transtorno bipolar e uso de substâncias.
 
Segundo a professora do curso de Enfermagem e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida, Nadja Cristiane Lappann Botti, para se entender o que leva um indivíduo a tirar a própria vida é importante compreender o suicídio como um fenômeno psicossocial multifacetado e com diversas causas. “Há vários fatores que predispõem e precipitam o suicídio e, geralmente, numa autópsia psicossocial, conseguimos acessar tais fatores que se apresentam numa urgência de dor subjetiva extrema”, explica Nadja.
 
Junto com a professora Simone de Almeida Machado, sua colega da Enfermagem, Nadja é coordenadora do Teia Vita - Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Suicidologia, que atua no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis. O Grupo existe desde 2006, tem registro no CNPq, e reúne profissionais e estudantes de diversas áreas, desde o Direito até a Enfermagem. O Teia Vita atua em três vertentes: pesquisa, ensino e intervenção.
 
O grupo desenvolve pesquisas no campo da Valorização da Vida e Suicidologia com alunos da graduação, mestrandos e residentes da Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente. Além disso, na vertente de estudos, a equipe realiza encontros temáticos para leituras e discussão teórico-prática do campo da Suicidologia. Na área de intervenção, o Teia Vita viabiliza trabalhos de desenvolvimento de metodologias inovadoras de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
 
Um momento marcante na trajetória do Grupo foi a atuação junto a moradores de Brumadinho, atingidos pelo rompimento da barragem de rejeitos minerais da Vale. O Grupo atuou com valorização da vida e promoção da saúde mental infantil. A experiência está relatada no e-book Expedição Estrelas Gerais, que se encontra disponível para download gratuito na plataforma Academia.edu.
 
Pandemoinho e Museu da Esperança
Durante o período de isolamento social, o Teia Vita está desenvolvendo dois projetos, denominados Pandemoinho e Museu das Esperança. Segundo Nadja, o Pandemoinho é uma proposta inventiva que convida a “reflexões sensíveis, éticas e críticas” de proteção à vida, valorização do viver, promoção de saúde mental e prevenção do suicídio em tempos de Covid-19. A programação e os encontros virtuais do Pandemoinho são gratuitos e podem ser encontradas no perfil do Instagram @pandemoinho.
 
O Museu da Esperança se caracteriza como um “museu vivo, virtual, híbrido e utópico para conservação, investigação, difusão e exposição das esperanças.” Sua mostras apresentam interlocuções estética, psíquica e política do que se nomeia esperança. A programação e as atividades virtuais do Museu da Esperança também são gratuitas e podem ser encontradas no perfil @esperanca.museu.
 
Neste momento de isolamento social, os encontros do Teia Vita são apenas virtuais. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail teiavita@terra.com.br ou pelos endereços de Instagram citados, e ainda no perfil da professora @nadja.cristianelappannbotti.
 
 

2 - Setec presta apoio em transmissões nos canais do Youtube

O Setor de Tecnologia Informacional e Educacional (Setec) informa que disponibiliza auxílio a transmissões ao vivo no Youtube para atividades acadêmicas da UFSJ. No próximo dia 14 de setembro, por exemplo, ocorrem as aulas inaugurais nos canais das coordenadorias dos cursos de Engenharia Elétrica (Coele) e de Zootecnia (Cozoo). 
 
Para solicitar o serviço, acesse o site do Setec
 
De acordo com o chefe do Setec, Anderson Santos, a conta do e-mail institucional também dá direito a uma conta no Youtube, que pode ser usada para realizar as transmissões ao vivo e hospedar os vídeos. 
 
Nas transmissões ao vivo das aulas inaugurais será utilizada a plataforma StreamYard. "Ela foi escolhida pela sua simplicidade, estabilidade e qualidade de transmissão, podendo fazer apresentações com slides e colocar perguntas dos espectadores na tela, proporcionando assim uma ótima interação", ressalta Anderson. Na versão gratuita, há limitação de até seis pessoas na tela e não é possível personalizar o logotipo. 
 
A equipe do Setec foi a responsável por operacionalizar as transmissões do 8º Fala Ciência, que ocorreu em 27 de agosto por meio do canal da Fapemig no Youtube. "O Setec tem se capacitado para dar suporte a este tipo de evento tendo em vista o que exige este período de pandemia", destaca. 
 
 

3 - Dipre orienta que requisições de transporte devem ser autorizadas pelas chefias no SIG

 
A Divisão de Prefeitura de Campus comunica que, em virtude das atualizações recentes ocorridas no sistema SIG, foi adicionada à página do transporte novo manual para autorizações de requisições de transporte pela chefia da unidade. 
 
Com isso, todas as Requisições de Transporte efetivadas por servidor que não seja o responsável pela unidade deverão ser autorizadas pela chefia para que sejam repassadas ao Setor de Orçamento. 
 
Para acesso ao manual basta clicar aqui ou acessar os manuais contidos na página do Setor de Transporte
 
 

4 - Prazo para submissão de trabalhos para Esud/Ciesud termina no dia 20 de setembro

 
A Associação Universidade em Rede (UniRede) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) convidam para a submissão de trabalhos ao XVII Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância e ao VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), que acontecerão de 9 a 13 de novembro de 2020, em edição totalmente online. As submissões de trabalho podem ser feitas até 20 de setembro.
 
Em um mundo isolado pela pandemia de Covid-19, muitos desafios surgem para docentes, estudantes, técnicos e gestores frente às questões que envolvem o ensino remoto, a educação a distância, a isonomia e a qualidade do ensino. Essas questões fundamentam as discussões do evento, cujo tema é "Docência online: cenários e desafios da educação em rede". 

Última atualização: 11/09/2020