1 - Reitor da UFSJ saúda estudantes

 
Na retomada das atividades acadêmicas na UFSJ nesta semana, em regime de ensino remoto emergencial, o reitor Marcelo Andrade gravou vídeo em que saúda os novos estudantes da Universidade, que vão viver, junto a docentes e técnicos, uma experiência singular, num dos momentos mais complexos de nossa História.
 
Produção do Setor de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Seaca/Proen), o vídeo, publicado na página da TV UFSJ, marca a abertura da primeira semana virtual de acolhida aos calouros, cuja programação pode ser conferida aqui.
 
 

2 - Arquitetura e Urbanismo promove aula inaugural nesta quinta (17/9)

 
O curso de Arquitetura e Urbanismo e o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) realizam, na próxima quinta-feira (17/9), às 17h, aula inaugural do Período Remoto Emergencial. O tema será "A genealogia da cidade", com a participação do filósofo e professor da Escola de Arquitetura da UFMG, Carlos Antonio Leite Brandão. 
 
O evento será realizado de forma on-line. Mais informações no fôlder de divulgação.
 
 

3 - Medicina lança edital para preceptoria de internato médico 

 
A Coordenação do Curso de Medicina (campus Dom Bosco) abre seleção para preceptor de Internato em Medicina para estágios supervisionados de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Urgência e Emergência Médica (Medicina de Urgências), Cirurgia, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia e Saúde Mental. As bolsas fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Preceptoria em Saúde (Prodeps).
 
As inscrições vão até o dia 24 de setembro e devem ser feitas com o envio do formulário de inscrição, currículo e cópias dos documentos exigidos no edital para o e-mail internato.medicinacdb@ufsj.edu.br
 
Os selecionados serão classificados em cadastro de reserva e chamados para atuar de acordo com a necessidade. 
 
Confira o edital completo. Mais informações no site do Curso de Medicina.
 
 

4 - Cepco prorroga inscrições para eleição de novos membros até quinta (17/9)

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (Cepco) prorrogou, até próxima quinta-feira (17/9), as inscrições para eleição de novos membros. 
 
Serão escolhidos um docente representante do curso de Medicina; um docente representante do curso de Bioquímica; e uma vaga para representante técnico administrativo do CCO.
 
Confira o edital completo.
 
 

5 - SBPC lança mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”

 
Instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o País estão convidados a participar enviando seus vídeos. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro. Confira o regulamento e participe!
 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 5 de setembro a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.
 
Nesses meses de pandemia, testemunhamos esforços da comunidade científica, instituições e organizações da sociedade civil para informar o grande público sobre o que é o novo coronavírus, como surgiu, como prevenir, quais os tratamentos disponíveis, as recomendações das organizações internacionais de saúde, as pesquisas em desenvolvimento e seus eventuais resultados, os possíveis fármacos e vacinas, a disseminação da doença no País e no mundo, o seu impacto diferenciado nas diversas regiões, camadas sociais e setores mais vulneráveis da população, os principais desafios à sociedade durante e pós-pandemia etc. Muitas dessas iniciativas buscam também esclarecer dúvidas e informações equivocadas, ou fake news, além de apresentar os procedimentos científicos nas ações de enfrentamento do novo coronavírus.
 
Grande parte desses trabalhos foram feitos em formato de vídeos, compartilhados nos mais diversos canais pelas redes sociais e por grupos de pesquisa e instituições diversas, constituindo-se em um conjunto significativo de iniciativas de divulgação científica. O objetivo dessa mostra é chamar a atenção para a importância de tais iniciativas, colaborar com a divulgação delas e destacar seus realizadores.
 
Instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o País estão convidados a participar enviando até dois vídeos para cada uma das categorias – Drops (de até 1 minuto), curta-metragem (de até 10 minutos) e média-metragem (de 10 a 20 minutos). Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro ou até o número de inscritos atingir o limite total de 300 vídeos.
 
Os vídeos inscritos passarão por uma curadoria inicial, indicada pela SBPC, e os selecionados serão publicados em uma playlist no Canal da SBPC no YouTube, para votação do público e do júri selecionado pela SBPC, em novembro.
 
Os 9 vídeos mais votados pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Já os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2020.
 
CONFIRA O REGULAMENTO E PARTICIPE!
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC
 
 

6 - I Webinar sobre Marco Legal de Inovação Mineiro ocorre no dia 23 de setembro

 
A Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) realiza o I Webinar Operacionalizando o Marco Legal de Inovação Mineiro no dia 23 de setembro, das 9h às 12h.
 
O intuito do evento étratar sobre os desafios apresentados pela recente legislação e sua aplicação nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) estaduais. A operacionalização do Marco de Inovação pode gerar impacto na economia e no desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, por meio do incentivo à inovação, ciência e tecnologia. 
 
Segue a programação:
 
9h - 9h30: Abertura do evento
RODRIGO GAVA - Coordenador da Rede Mineira de Propriedade Intelectual RMPI / UFV
BRUNO COELHO R. DE CASTRO - Representante Sub grupo dos NITs de ICTs públicas estaduais RMPI / FUNED
 
“AS OPORTUNIDADES TRAZIDAS PELO MARCO LEGAL DE INOVAÇÃO MINEIRO”
9h30 - 10h: REGINA DE ALMEIDA MATTOS - Chefe de Gabinete do CNPq
10h - 10h30: LEOPOLDO GOMES MURARO - Procurador Chefe do CNPq
10h30 - 11h: RICARDO AGRA VILLARIM - Procurador da AGE
11h - 12h: Debate / Mediadora: JULIANA CREPALDE - Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT/UFMG)
 
As inscrições devem ser feitas neste link.

Última atualização: 15/09/2020