1 - Enem 2020: pré-inscrição para trabalhar como fiscal na aplicação das provas

 
Interessados da comunidade acadêmica - docentes, técnicosadministrativos, servidores terceirizados e alunos - em trabalhar na aplicação das provas do  Enem 2020, que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, têm até o dia 5 de outubro para se manifestarem.
 
A  Comissão Permanente de Vestibular da UFSJ (Copeve) está fazendo esse levantamento prévio, enquanto aguarda orientações do Inep sobre a logística do Exame, face às restrições trazidas pela pandemia da Covid-19. Podem se candidatar servidores e estudantes de todos os campi, com exceção do Campus Sete Lagoas, onde não haverá aplicação de provas do Enem. Basta acessar este endereço e seguir as instruções da tela.
 
 

2 - Curso de Introdução à Cultura Chinesa recebe inscrições até esta terça (29/9)

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) recebe, até esta terça-feira (29/9), inscrições de interessados para pré-seleção do Curso Intensivo de Introdução à CulturaChinesa, uma parceria da UFSJ com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Foreign Studies University (HFSU).
 
Segundo o edital nº 16/2020 – Assin, serão pré-selecionados 30 candidatos entre professores, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação, sendo 10 vagas para cada segmento. Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão enviados para o GCUB para seleção final.
 
O curso terá como principais objetivos conhecer aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir dos povos chineses. Compreender como as diferenças culturais interferem nas relações pessoais, profissionais acadêmicas, científicas e comerciais entre indivíduos. O curso será oferecido na modalidade on-line, com aulas por meio da plataforma “VooV Meeting Tencent Video Conferencing”.
 
Para participar do Processo Seletivo, os interessados devem fazer a inscrição na página da Assessoria para Assuntos Internacionais. Confira o edital completo.  
 
Dúvidas pevem ser encaminhadas para o e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br ou ou por meio de mensagens das redes sociais da Assin.
 
 

3 - 10º Seminário da Imigração Italiana define programação

 
Totalmente realizado em formato virtual, o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que acontece de 6 a 10 de outubro, definiu recentemente sua programação. O evento, que tem a UFSJ como parceira, será integralmente transmitido pelo canal do Seminário no YouTube.
 
A programação divulgada inclui nada menos que 14 encontros, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores de mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados. Após as apresentações dos trabalhos, será realizado debate para promover maior interação dos participantes e enriquecimento de ideias. “Nossa expectativa é alcançar públicos diversos em função das áreas de interesse, da amplitude e da multidisciplinaridade dos temas abordados”, comenta o coordenador acadêmico do 10º Seminário e professor da UFMG, Dimitri Fazito.
 
Outro destaque da programação divulgada é a participação de representantes italianos, o que traz reconhecimento internacional ao evento. A abertura, por exemplo, com o tema A Itália no mundo e em Minas Gerais, contará com a presença da vice-ministra italiana das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Marina Sereni.
 
A identidade visual do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores do século XX.
 
Programação científica
Neste ano, foram inscritos 35 trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento. Destes, 30 foram selecionados, e serão apresentados durante o Seminário.
 
De acordo com os organizadores, a programação é bastante abrangente para poder cumprir com a missão de dar visibilidade e estimular novas pesquisas e trabalhos sobre a imigração italiana em Minas Gerais e suas influências nos mais diversos âmbitos. Os trabalhos selecionados abrangem diferentes áreas, como patrimônio histórico, arquitetura e urbanismo, fotografia, cultura e educação, literatura, jornalismo e esporte.
 
As inscrições, que garantem emissão de certificado, estão sendo recebidas no Sympla. Toda a programação pode ser consultada nesta página
 
 

4 - Comitê de Ética em Pesquisa passa por processo de qualificação

 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CEPCO) passou, em agosto, por processo de qualificação na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS).
 
O Comitê contribui para o desenvolvimento de pesquisas dentro de padrões éticos, analisando todos os projetos de pesquisa que envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos em sua totalidade, ou em partes, incluído o manejo de informações ou materiais, verificados a partir dos direcionamentos e normas estabelecidos pelas resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
 
Ligado ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Saúde, o Sistema CEP/Conep é responsável por avaliar, garantir e defender, eticamente, os direitos de todos os participantes que contribuem com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e científicas no país, preservando, principalmente, sua integridade e dignidade.
 
O encontro para a qualificação, feito por videoconferência, dividiu-se em três momentos. Inicialmente, foi verificado o andamento das atividades administrativas do CEPCO. Estavam presentes: a coordenadora e a vice-coordenadora do Comitê, Liliane de Lourdes Teixeira Silva e Edilene Aparecida Araujo da Silveira; o representante dos usuários, Mário Henrique Rabelo; a secretária Elaine Marques de Menezes Ribeiro; e as integrantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Claudete Kronbauer e Giannina Wildhagen.
 
Em seguida, a coordenadora da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), os representantes da Conep e o diretor do Campus, Eduardo Sergio da Silva, confirmaram os compromissos dispostos na Resolução nº 370, de 8 de março de 2007. 
 
Já no terceiro momento, foi realizada roda de conversa e apresentações temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/Conep, como aplicação de resoluções, padronizações de protocolo e avaliações necessárias aos projetos de pesquisa. Todos os membros da CEP estavam presentes.
 
Construção coletiva
Ao longo da avaliação, o Comitê de Ética em Pesquisa recebeu da Comissão Nacional um feedback positivo, destacando-se a qualidade dos pareceres emitidos pelo CEPCO aos pesquisadores, dos relatórios semestrais encaminhados à Conep e, também, o compromisso da UFSJ/CCO com as atividades do comitê local.
 
A visita terminou após a construção coletiva de ações para melhoria no trabalho do CEPCO, reforçando a importância do acesso aos temas relacionados à Ética em Pesquisa, como preparo e uso correto do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a documentos obrigatórios em protocolos de pesquisa, à submissão e apreciação de protocolos. Os conteúdos estão disponíveis neste link
 
Ressaltou-se, igualmente, a necessidade de leitura da Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa, na qual estão informações sobre os direitos dos usuários, termos de consentimento, assistência em caso de danos, seguridade dos dados e privacidade, ressarcimento e acesso aos exames do estudo, entre outros. A Cartilha pode ser lida aqui.
 
Acompanhe o trabalho do CEPCO nesta página.
 
 

5 - Congresso latino-americano abre inscrições gratuitas

 
Estão abertas as inscrições para o Congresso Latino-Americano de Educação Inovadora. O evento on-line acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, das 18h30 às 21h, sendo transmitido para toda América Latina pelo YouTube.
 
O Congresso contará com a participação de diversos especialistas renomados nas áreas de tecnologia educacional. As inscrições para a UFSJ, segundo os organizadores, são ilimitadas e gratuitas, podendo ser feitas neste endereço. Os inscritos terão direito a certificado de participação.
 
 

6 - Novo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil será lançado nesta terça (29/9)

 
A Fundação João Pinheiro, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançam, nesta terça-feira (29/9), o novo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. Com novas tecnologias de consulta e visualização de dados, a nova plataforma traz também indicadores que dialogam de forma multidimensional com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), interação que permite o monitoramento contínuo da evolução dos indicadores dos municípios, estados, ou para o país, direcionando esforços e recursos para as áreas mais vulneráveis.
 
Outra novidade é o uso de registros administrativos para o cálculo anual de dados socioeconômicos. São 79 indicadores gerados a partir dessas fontes, também em nível municipal, sobre saúde, educação, renda, trabalho, desigualdade, saneamento, programas sociais e participação política. Informações fundamentais para que governos possam conhecer as carências de cada localidade e, com isso, construam políticas mais assertivas para a população, investindo tempo e recursos públicos de forma mais segura.
 
Confira a programação completa.
 
Mais informações e inscrições no site do evento.
 
 

7 - Matrículas para WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da SBPC encerram na segunda (5/10)

 
Os cursos que serão realizados na primeira semana de outubro
 
Estão abertas, até o dia 5 de outubro, as matrículas para os WEBMinicursos da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que serão realizados na primeira semana do próximo mês.
 
No segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC serão oferecidos outros sete WEBMinicursos, dentre eles, “Mediação em práticas educativas em museus de C&T”, “Criando experimentos para o estudo da linguagem”, “Hormônios e comportamento” e “Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia”. Veja aqui a lista completa.
 
Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 05 a 13 de outubro, e a última ao vivo, pelo Moodle, será realizada em data específica, na semana de 14 a 16 de outubro. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.
 
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nas primeiras semanas dos próximos meses: de 5 a 10 de outubro; de 3 a 7 de novembro; e de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2020.
 
A programação científica será composta por painéis, mesas redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. O evento contará ainda com sessão de pôsteres e, nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades.
 
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
 
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
 
* Com informações da SBPC

Última atualização: 28/09/2020