1 - Confira os atos normativos revistos, revogados ou consolidados na UFSJ

 
A UFSJ torna pública a listagem dos atos normativos da Administração Superior a serem revistos/revogados ou consolidados, nos termos do Decreto nº 10.139/19, de 28 de novembro de 2019, bem como dá publicidade à metodologia e às diretrizes adotadas para atendimento ao referido decreto, nos links a seguir:
 
Portaria nº 452/2020 - Listagem dos atos normativos
 
Portaria nº 448/2020 - Metodologia  
 
 

2 - Setembro Amarelo: UFSJ oferece apoio à saúde mental dos estudantes

 
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial que visa a redução da mortalidade por suicídio ao reforçar a importância da prevenção e da assistência em saúde mental. É preciso falar sobre suicídio no ambiente acadêmico, pois ainda existem tabus acerca dos transtornos mentais, muitas vezes vistos como fraqueza ou algo que vai passar. Um tema que precisa ser discutido, para que vidas sejam salvas e preservadas emocionalmente.
 
Os desafios e exigências da vida acadêmica podem desencadear, em indivíduos mais suscetíveis, quadros de ansiedade e depressão. Com o objetivo de cuidar da saúde mental de seus alunos, a UFSJ oferece apoio psicológico aos discentes, durante todo o ano, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). O acolhimento da Proae ao estudante quando ele necessita acontece na modalidade plantão psicológico, com atendimento pontual e, se necessário, em encontros posteriores para acompanhamento e orientações.
 
De acordo com a psicóloga da UFSJ responsável por esse serviço na Proae, Christiane Guimarães de Aquino, há uma procura bastante significativa dos alunos neste momento de pandemia, quando o apoio vem ocorrendo de forma remota, na modalidade atendimento psicológico on-line. Profissionais de Psicologia da Proae, Progp e SPA se uniram em parceria, para a realização de atendimento psicológico emergencial, que tem como objetivo oferecer suporte ao estudante nesta situação atípica e, sobretudo difícil, pelo qual todos estão passando.
 
O isolamento social imposto pela pandemia trouxe uma ruptura brusca na rotina dos estudantes, com a suspensão das atividades do semestre letivo em março. De acordo com Christiane, essa mudança repentina pode ser fator desencadeante para o alto nível de estresse e de sentimentos de medo e apreensão frente às incertezas trazidas pela doença. Ou mesmo, segundo ela, exacerbar sintomas depressivos e ou de ansiedade em indivíduos que já possuem essas dificuldades emocionais. “Abruptamente, os estudantes precisaram se adaptar a uma nova rotina, longe das responsabilidades e exigências da rotina acadêmica e também das trocas afetivas da convivência diária com o grupo de pares-colegas e amigos da Universidade”, avalia.
 
Cuidar da saúde emocional no período de isolamento
Christiane Aquino destaca a importância de se estimular o fortalecimento das relações interpessoais, o suporte social, seja da família, da rede de amigos, professores e técnicos, mesmo que de forma não presencial. A recomendação é aproveitar a facilidade das tecnologias para estar com as pessoas, ainda que a distância. Falar de você e ouvir o outro. “Vínculos afetivos são fatores protetores da saúde mental. Aperfeiçoe as habilidades da empatia, de acolher o outro sem fazer julgamentos”, aconselha Christiane, que lista algumas dicas para manter o equilíbrio na quarentena:
 
- Aproveite para cuidar de você. Respire. Esqueça um pouco as autocobranças e auto-exigências. Reconecte-se com as pessoas que estão ao seu lado
 
- Procure organizar a rotina, com uma distribuição equilibrada entre as atividades
 
- Reserve um tempo para lazer e hobbies
 
- Cuide da alimentação e do sono
 
- Tente fazer, em casa mesmo, uma atividade física
 
- Paradoxalmente, não se isole no isolamento
 
- Procure pensar com otimismo
 
A importância do diálogo
Estudante de História, 25 anos, que pediu para não ser identificado, recebe apoio psicológico da Universidade. É atendido por Christiane há pelo menos três anos. Sua rotina na UFSJ até março era muito dinâmica. Como bolsista, tinha horários estabelecidos de estudo, de atividades e de aulas. Sempre gostou muito de praticar esportes. Futebol e corrida faziam parte do seu cotidiano, assim como sair com os amigos, fazer música e conversar. “Na pandemia tudo se complicou, não saio mais, a não ser por extrema necessidade e tomando as devidas precauções. Tento manter os estudos, o que tem sido bem difícil, pois estar dentro de casa não significa que as coisas estão mais fáceis, pelo contrário: é bem complicado conseguir manter a concentração”, afirma.
 
Sobre o atendimento psicológico oferecido pela UFSJ, sua experiência sempre foi muito positiva. Desde criança precisa se cuidar, pois sofre de síndrome do pânico e de crises emocionais e de ansiedade. Em determinado período do curso, quando se deparou com desafios um pouco mais complexos, aliado a críticas pouco produtivas de colegas, desenvolveu receios que não o deixaram ter forças para enfrentar uma nova crise sozinho. “Faço o atendimento até hoje. Aprendi a entender que não damos conta de tudo, o que pode ser uma frustração maior. Temos que ter a humildade de reconhecer que precisamos de ajuda. Sou muito grato.”
 
Manter o diálogo em momentos difíceis, como o que estamos passando, é essencial para que a saúde emocional não entre em crise. De acordo nosso estudante, é preciso nos adaptar às novas formas de vida e de ensino, o que causa angústia e medo. “Vale a pena conversar com um profissional. Ele é a pessoa mais adequada para nos ouvir e para que tenhamos a orientação correta. Faz muito bem pra gente, bem mesmo!”
 
Estamos com você!
Consciente da importância da prevenção, atenção e cuidado em saúde mental de toda comunidade universitária, a UFSJ vem construindo ações no sentido da valorização das pessoas e de suas vidas. Disponibiliza, com o suporte dos profissionais de Psicologia, espaço de acolhimento e escuta do estudante, numa perspectiva de valorização das pessoas e de sua saúde psicológica.
 
A Universidade está comprometida com o desafio de se construir como espaço de promoção de saúde, no qual, além de produção científica, de conhecimento e aprendizagem, seja também privilegiado o desenvolvimento humano.
 
Caso precise, procure ajuda. Na UFSJ, o atendimento psicológico emergencial pode ser solicitado pelo e-mail psi-covid@ufsj.edu.br, que recebe o formulário disponível na página da Proae.
 
 

3 - Palestra sobre formação docente marca retorno das atividades do Pibid

 
A UFSJ promove, nesta quinta (1/10), às 19h, a palestra Responsabilidade social das Universidades: a formação de professores e a Educação Básica, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube. A pesquisadora Bernardete Gatti, professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, é a palestrante convidada.
 
Bernardete Gatti é referência nas áreas de Formação de professores, Avaliação educacional e metodologias da investigação científica. Ocupa a cadeira nº 27 da Academia Paulista de Educação, e hoje é coordenadora de pesquisas na Fundação Carlos Chagas.
 
O convite para falar aos alunos da UFSJ vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) partiu da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), para abrir com chave de ouro a retomada do período de atividades do Pibid e da Residência Pedagógica. Para a coordenadora do Pibid, professora Luciani Dalmaschio, a renovação do Programa é muito importante para a formação dos estudantes das licenciaturas que a UFSJ oferece. “É quando eles vão estar em uma escola real, com alunos reais, e vão poder vivenciar a prática docente de maneira muito mais efetiva e concreta.”
 
Diante dos desafios atuais enfrentados na Educação, a professora Bernardete Gatti enxerga a fragmentação das formações educacionais como um dos grandes problemas. “Você se forma nos conteúdos, mas não faz a ligação com o currículo da Educação Básica e nem com os meios para desenvolver ambientes de aprendizagem”, avalia. Mesmo assim, tem uma visão positiva em relação ao futuro. “Vejo que as instituições têm repensado suas formações, sua vocação primeira. Aos futuros professores eu diria coragem! Porque vocês são aqueles que vão construir o futuro do Brasil.”
 
O Pibid proporciona ao estudante de licenciatura, da primeira metade do curso, entender o cotidiano e a dinâmica da escola pública, já que é a primeira vez que ele entrará em sala de aula sem ser o aluno. A Residência Pedagógica tem por objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado, a partir da segunda metade do curso, promovendo a imersão dos futuros professores nas escolas públicas.
 
Para não perder o início da palestra, acesse o link da TV UFSJ e ative o lembrete.
 
 

4 - Pós em Educação recebe inscrições para Mestrado até sexta (2/10)

 
Termina nesta sexta (2/10), o prazo para candidatos se inscreverem a uma das 28 vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ (PPEdu). A seleção será realizada de forma remota, com as seguintes etapas: avaliação de projeto de pesquisa com memorial acadêmico; defesa oral do projeto de pesquisa; pontuação do Currículo Lattes. Confira o edital completo. Mais informações, na página do Programa e pelo e-mail ppedu.ufsj@gmail.com.
 
 

5 - Pesquisadores da UFSJ premiados por estudo sobre indicação geográfica

 
Uma dupla de pesquisadores da UFSJ recebeu o prêmio de menção honrosa no Workshop de Gestão da Inovação, organizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Trata-se dos irmãos Bruno e Mirella Barros Diláscio, que assinam o artigo Artesanato em tear manual de Resende Costa: a um passo da Indicação Geográfica.
 
A pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico, faz estudo de caso focado em soluções que facilitem a obtenção do registro de Indicação Geográfica para a produção artesanal em Resende Costa, município de 11.500 habitantes que faz parte da microrregião do Campo das Vertentes. Lá, o artesanato manual em tear é uma atividade que representa a base do desenvolvimento econômico local. Colchas, tapetes, almofadas e cortinas para casa são considerados patrimônio imaterial resende-costense.
 
O artigo examina as condições para obtenção do registro, concluindo empiricamente que são grandes as probabilidades de sua obtenção. Bruno e Mirella são técnicos administrativos da UFSJ, e também estudantes do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit/UFSJ). Neste trabalho, foram orientados pelo trio docente Fabrício Molica de Mendonça, Paulo Henrique de Lima Siqueira e Daniela Martins Diniz.
 
O que é o selo de Indicação Geográfica
Um mecanismo de proteção da propriedade industrial, que garante a determinado produto um selo que indica sua origem geográfica (seja uma cidade, como Resende Costa, um estado ou país), em casos nos quais a qualidade ou reputação se relacionam a uma forma específica de produção ou fabricação. No Brasil, há cerca de 80 produtos com o selo, índice considerado incipiente. “Tal dificuldade pode estar associada à inadequada interpretação normativa ou na incompreensão de todo o processo necessário para se obter o registro”, destacam os pesquisadores.
 
Entre os benefícios da obtenção do registro, Mirella aponta a valorização da produção local; a redução de custos e fortalecimento da identificação local; aumento do valor agregado aos produtos; reconhecimento de sua origem; delimitação da área geográfica, restringindo o uso do nome do produto a uma região específica.
 
A Indicação Geográfica foi instituída por lei em 1996, denominada Lei da Propriedade Industrial. Há dois tipos de indicação: denominação de origem e indicação de procedência. O primeiro se refere à região geográfica de onde vem o produto, mas não às suas características únicas. Ao contrário do segundo, que aponta necessariamente para um produto que só pode ser fabricado sob determinadas condições de clima, solo, fauna, entre outros.
 
Dessa forma, o trabalho de Bruno e Mirella buscou identificar quais os procedimentos adotados para obtenção do registro, para em seguida apresentar formas de facilitar a compreensão dos trâmites burocráticos pelos produtores resende-costenses. Para tanto, o estudo tratou de levantar o histórico da produção de tear, de identificar os principais produtos fabricados e, enfim, de detalhar os trâmites do registro.
 
O processo de pesquisa
Mirella conta que a pesquisa surgiu com “o intuito de auxiliar na preservação da atividade do artesanato manual em tear do município de Resende Costa, um dos lugares no interior de Minas Gerais onde tal atividade perdura há anos, mantendo a tradição.” Bruno, por outro lado, afirma que, a princípio, este era apenas mais um trabalho acadêmico mas, “no decorrer do processo, fomos conhecendo a história de Resende Costa e nos envolvemos. O selo passou a ser uma questão pessoal.”
 
A respeito da menção honrosa recebida, Bruno considera ponto fundamental para reconhecimento da pesquisa, o que serve, igualmente, como motivação para os próximos passos. “Esse projeto mostra a importância da Universidade na sociedade, haja vista que se trata de um produto que beneficiará a cidade vizinha. Acredito que a ideia da instituição seja esta: produzir para o ganho da sociedade”. No futuro, essa pesquisa se transformará na dissertação de mestrado de Bruno.
 
O projeto teve início em julho do ano passado, a partir do contato entre a equipe de pesquisa e a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura. Em seguida, houve encontros com produtores locais, representantes da Associação Empresarial e Turística (Asseturc) e empresários, a fim de explanar o tema e orientar o grupo a respeito da Indicação Geográfica.
 
Em busca do selo almejado
O artigo escrito pelos irmãos Barros Diláscio afirma que a tecelagem em teares manuais de Resende Costa “remonta o tempo do Brasil Colônia e as técnicas foram repassadas por tradição, de geração em geração, chegando aos dias atuais como a principal atividade econômica do município, e fomenta tanto a economia, quanto o turismo da região”, justificando a relevância da pesquisa.
 
O artigo também elenca os 10 passos que foram definidos como norte para a obtenção do selo, que representam ações distintas com foco em áreas específicas. Por exemplo: o trabalho envolveu a mobilização de produtores e produtoras locais e posterior organização numa associação, uma das exigências legais do processo. Um documento de solicitação de registro foi enviado ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão que estabelece as condições de registro. Para Bruno, a expectativa é que “esse selo, além de proteção ao artesanato histórico de Resende Costa, agregue valor ao produto e motive o turismo local.” A mobilização foi tema de reportagem produzida pela Rede Globo, disponível no portal GloboPlay.
 
 

6 - Equipe NoizAvua Aerodesign abre processo seletivo

 
A Equipe NoizAvua Aerodesign abre edital para seleção de novos integrantes. Ao todo, são 14 vagas exclusivas para discentes dos cursos de Engenharia do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP). O Noizavua é um projeto de extensão voltado para o estudo e desenvolvimento de aeronaves rádio controladas de alto desempenho.
 
A etapa de inscrição se encerra no dia 4 de outubro, com confirmação enviada para o e-mail dos candidatos. Cada um deve preencher e enviar a ficha de inscrição, junto de seu currículo e extrato escolar, para o e-mail equipenoizavua@gmail.com. O processo de seleção consiste em prova escrita e entrevista, realizadas on-line nos dias 5 e 7 de outubro, respectivamente.
 
Fundada em 2012 por estudantes do CAP, a NoizAvua Aerodesign é um projeto de aeromodelismo, ou seja, envolve a construção e vôo de aeronaves em escala reduzida. Tem por objetivo o desenvolvimento profissional de estudantes de graduação com interesse nessa área. Atualmente, 21 pessoas compõem a equipe, que é orientada pelo professor Ricardo Falcão.
 
Larissa Leite, aluna da Mecatrônica, uma das integrantes da NoizAvua e organizadora do processo seletivo, conta que este tem sido um ano de desafios para o projeto, já que a pandemia impediu a realização de eventos e reuniões presenciais. No entanto, o trabalho não parou: “Seguimos com reuniões virtuais, cumprindo o cronograma proposto, e buscando aprofundar nossos conhecimentos na área.”
 
Todos os anos, a equipe participa de competições em que colocam à prova suas aeronaves e seus projetos, como a SAE AeroDesign, edição 2019, tradicionalmente realizada em São José dos Campos (SP). As ações do projeto, contudo, não se resumem à agenda de competições. “Somos sócios de um clube de aeromodelismo na região, que nos oferece mais facilidade nos testes de voo.” Em contrapartida, a equipe reformou o espaço da oficina, melhorando as condições de uso para todos os integrantes do clube. Larissa aponta que também houve avanços em relação aos materiais utilizados nos projetos de aeronaves, por meio da busca de patrocinadores locais, nacionais e até mesmo internacionais.
 
Vagas
São 14 vagas oferecidas, duas para cada um dos setores definidos em edital. Entre as funções com disponibilidade estão as de assessores de Aerodinâmica, Elétrica e Gestão de Projetos. Para concorrer às vagas, se exige matrícula regular em qualquer um dos cursos de Engenharia do Campus Alto Paraopeba: Bioprocessos, Civil, Mecatrônica, Química ou Telecomunicações. A página do projeto no Instagram é outra opção de contato direto.
 
 

7 - Pós em Engenharia Química convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "REMOÇÃO DE BORO DE EFLUENTE SINTÉTICO POR ADSORÇÃO EM CARVÃO DE OSSOS BOVINOS", da mestranda Sarah Araújo Valverde.
 
Quando: 2 de outubro, às 16h30, pelo Google Meet.
Banca: professores Patrícia da Luz Mesquita (UFSJ/DEQUI - PPGEQ), Fabiano Luiz Naves (UFSJ/DEQUI - PPGEQ), Ígor José Boggione Santos (UFSJ/DQBIO – PPGEQ), Kátia Cecília de Souza Figueiredo (UFMG/DEQ) e Alexandre Bôscaro França (UFSJ/DEQUI - PPGEQ) - suplente.
 
 

8 - Andifes, Conif e Consed debatem educação pública e regime de colaboração

 
Os desafios da educação pública na pandemia e o regime de colaboração do artigo 211 da Constituição Federal são temas de seminário conjunto nesta quinta (1/10), a partir das 10h, com transmissão aqui. O evento é uma parceria entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
 
O seminário será virtual receberá o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, para tratar sobre a situação e as expectativas das universidades federais, institutos federais e secretarias estaduais de Educação em relação ao Enem 2020. Além disso, o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, vai falar sobre a conectividade nas aulas remotas.
 
O presidente da Andifes, reitor Edward Madureira (UFG), destaca que o seminário é um marco na relação entre a Andifes, o Conif e o Consed. “A legislação brasileira prevê a instituição de um regime de colaboração entre as diferentes etapas da Educação. E estamos iniciando o que deve se tornar uma rotina desse regime de colaboração. Questões como a formação no Ensino Médio, o ingresso no Ensino Superior, Enem, Sisu e a formação de professores, por exemplo, são temas que serão tratados em novas reuniões que pretendemos realizar”, ressalta.
 
Conforme explica a presidente do Consed, Cecilia Motta, há um esforço para que o processo de ensino e aprendizagem continue acontecendo. “Nossa preocupação tem sido trabalhar para estabelecer políticas de Estado e não apenas políticas de Governo. Nesse momento, nosso olhar está voltado para o planejamento do retorno das atividades presenciais em todo o país e na avaliação dos impactos desse período de atividades não presenciais”, explica Cecília.
 
Para o presidente do Conif, reitor Jadir José Pela (Ifes), a reuniões das três instituições é fundamental para a educação pública brasileira. “Aceitamos essa proposta da Andifes com grande entusiasmo, porque temos as mesmas atividades-fim, que é o ensino, a pesquisa e a extensão, e estamos também realizando o ensino emergencial remoto com a maioria dos nossos institutos, assim como as universidades federais, mantendo as atividades desde o início do isolamento. É uma pauta importante para irmos aprendendo uns com os outros”, finaliza.
 
 

9 - Evento "Como o Cobit 2019 pode apoiar a implementação da EGD" ocorre nesta quinta (1/10)

 
A Estratégia de Governo Digital está em pleno processo de implantação e os Objetivos do Cobit 2019 podem ser empregados pelos órgãos públicos da APF para agilizar e otimizar esta implementação. A palestra, que ocorre nesta quinta (1/10), vai esclarecer esses pontos. 
 
Palestrantes:
João Souza Neto – Presidente do Capítulo ISACA Brasília
Clotilde Prado – Presidência da República
Laura Estela Carvalho – CPRM
 
Mediador: Luiz Diogo - Diretor de Educação do Capítulo ISACA Brasília
 
Agenda:
19h – 19h05: Abertura pelo Diretor de Educação do Capítulo Brasília da ISACA
19h05 – 19h20: A Estratégia de Governo Digital
19h20 – 19h35: O COBIT 2019
19h35 – 19h50: Mapeamento EGD – COBIT 2019
19h50 - 20h05: Mesa redonda - aberto a perguntas para os palestrantres
20h05 – 20h10 – Encerramento pela Vice-Presidente do Capítulo Brasília da ISACA
 
Serviço: Evento Online ISACA-Brasília
Data: 1º de outubro, quinta-feira, das 19h às 19h50, pelo Zoom
Inscrições: https://forms.gle/knBSwPAj2CrMibFS8
Evento gratuito e aberto ao público - repasse o convite!
Mais informações: https://madmimi.com/p/8b8c411
 
 

10 - Revista Mineira de Recursos Hídricos recebe trabalhos para o segundo número

 
A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH) recebe artigos científicos, notas técnico-científicas e resenhas críticas de livros na área de gestão de recursos hídricos. A publicação científica possui fluxo contínuo, com recebimento previsto até 30 de novembro deste ano para os trabalhos que irão compor o segundo número a ser publicado em dezembro. Os autores já podem submeter seus trabalhos acessando a página da revista
 
A RMRH é uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), lançada em 2019 e tem como objetivo conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas. A revista mantém periodicidade semestral, em formato eletrônico, com números publicados nos meses de junho e dezembro.
 
Serão aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, que abranjam as subáreas de planejamento integrado; instrumentos de gestão; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; análises qualitativas e quantitativas; instrumentos econômicos; sistemas de informação; questões sociais relacionadas; regulação do uso; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública; usos e reuso da água; aproveitamento hidrelétrico; direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.
 
Os trabalhos científicos submetidos à Revista serão previamente avaliados pelo Conselho Editorial e, posteriormente, submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review, realizada por, pelo menos, dois pareceristas externos. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.
 
Para mais informações, acesse o site da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH)
 
* Com informações da RMRH
 
11 -  Programa de Pós-Graduação e Ciências Agrárias recebe inscrições
 
  O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre edital com vagas 12 vagas para Mestrado. As inscrições devem ser realizadas entre 21 de setembro a 30 de outubro de 2020.
 
A seleção será realizada de forma remota e terá as seguintes etapas: Avaliação do Projeto de Pesquisa,  Defesa oral, remota, do Projeto de Pesquisa e  Pontuação do Currículo Lattes e Histórico escolar
 
Mais informações na página do PPGCA

Última atualização: 30/09/2020