1 - Especial Dia do Professor: O encantamento pela profissão é a chave de tudo

 
A homenagem da UFSJ ao Dia dos Professores estreia com uma história de encantamento pela profissão, contada pelo docente Marconi de Arruda Pereira. Com entusiasmo, a escolha pela carreira é descrita pelo professor, que exerce seu ofício no Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (DTECH), do Campus Alto Paraopeba, desde 2013.
 
Marconi demonstra sua paixão pela profissão a todo momento, e detalha com envolvimento e satisfação sua dúvida sobre o que lhe despertou mais fascínio: a Computação ou a docência. “Ao se tornar professor, a pessoa realiza duas escolhas. A primeira, pela área de atuação, e a segunda, pelo ofício de ensinar, decisões que se misturam e se complementam.”
 
Em sua definição, professores são artistas que transformam conteúdo em conhecimento. Ao se empenharem em ensinar, produzem arte das mais diversas formas, traduzindo os mais diferentes temas, tornando palpável aquilo que antes era desconhecido. E, assim, seguem formando novos artistas. “Ensinar é a arte de descomplicar e mostrar aos alunos que é possível aprender”, completa.
 
As referências também foram importantes. Marconi conta que se espelhou em alguns mestres marcantes de sua trajetória. Nesse sentido, duas professoras foram lembradas com admiração: a que dominava com maestria a Língua Portuguesa, e a que lhe apresentou uma Matemática que poderia resolver tudo.
 
Marconi Pereira comemora e destaca ainda a liberdade intrínseca à carreira docente. “Diferente da indústria, a Academia permite que se aprenda, descubra e estude sobre temas em que se tem interesse, e não apenas os conteúdos direcionados pelo mercado. Isso reabastece o espírito, gerando novas ideias e conhecimentos, além de realimentar a paixão pela profissão.”
 
Por fim, Marconi reafirma que o encantamento é a chave de tudo, sendo o combustível para se fazer um bom trabalho e se manter otimista e vibrante na profissão. “A rotina de professor, às vezes, é solitária e, por isso, é importante estabelecer proximidade com outros docentes. Atitudes assim possibilitam um suporte mútuo e a aplicação de uma injeção de ânimo que estimula a realização de um trabalho cada dia melhor.
 
Confira a matéria com imagem no site da UFSJ.
 
Publicaremos, ao longo desta semana, uma série de perfis que homenageia os professores da UFSJ. Como não é possível entrevistar a todos, contamos com a ajuda do Setor de Registro na definição de nossas fontes, segundo critérios que buscaram contemplar a diversidade que caracteriza nossa comunidade docente.
 
 

2 - Feira de Startups discute inteligência artificial e empreendedorismo

 
Entre os dias 21 e 23 deste mês, acontece a terceira edição da Feira de Startups das Vertentes, organizada de forma cooperativa entre UFSJ, Uniptan e IF-Sudeste, com apoio de setores da indústria da região de São João del-Rei. O objetivo do evento, que integra a programação do X Simpósio de Pesquisa e Inovação, é divulgar startups locais e promover rodadas de negócios entre investidores e criadores. Este ano, o tema abordado é Inteligência artificial: a nova fronteira da Ciência brasileira.
 
As inscrições para o evento on-line continuam abertas até o dia 23. A cada edição da Feira, uma das três instituições assume a responsabilidade pela organização do evento. A UFSJ foi a primeira, em 2018, sucedida pelo Uniptan, sendo a edição deste ano realizada pelo IF-Sudeste, sob a coordenação do professor Celso Souza.
 
O professor do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp), Darlinton Carvalho, é o representante da UFSJ na comissão organizadora da III Feira de Startups. Em 2018, segundo ele, o objetivo foi informar e sensibilizar a comunidade sobre o que são startups. Ano passado, o aprimoramento veio por meio do treinamento proposto na Trilha do Empreendedor. Na edição remota deste ano, a ideia é “demonstrar na prática as maravilhas proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico”, contextualiza Darlinton.
 
As áreas temáticas do evento abrangem desde Educação e Saúde até Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho. A programação se divide entre palestras com pesquisadores e profissionais do mercado, mostra de startups e dois minicursos. Na quarta (21/10), acontece a palestra Inteligência artificial e saúde, com o professor Wagner Meira Júnior, doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Rochester (EUA), e titular da UFMG. A programação completa pode ser acessada neste link
 
Você sabe com quem (ou o quê) está falando?
Um dos minicursos trata do desenvolvimento e aplicação de “chatbots”, e será comandado por Carolaine Barbosa, 22, aluna do 9º período de Engenharia Elétrica. O termo chatterbot (ou chatbot) surgiu da junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e bot (abreviatura de robot), ou seja, um robô (em forma de software) que conversa com as pessoas, explica Carolaine.
 
As aplicações são diversas e já se tornam acessíveis ao público que navega por sites varejistas e também pelo atendimento comercial do WhatsApp. “Um chatbot funciona através de regras pré-programadas, com a parametrização de respostas automáticas de acordo com as afirmações ou perguntas dos usuários”, afirma a estudante.
 
Foi em umas das hackathons de que participou que Carolaine teve os primeiros contatos com os chatbots. Ela e seu grupo desenvolveram uma solução voltada à comunicação entre pacientes com suspeita de Covid-19 e os agentes de saúde das unidades básicas (UBS). “Utilizamos um chatbot responsável por conversar com os pacientes, orientando-os sobre a gravidade dos sintomas, e propondo atividades básicas para serem realizadas no período de isolamento”, pontua.
 
Um chatbot pode funcionar de duas formas: por meio de inteligência artificial ou baseado em um determinado conjunto de regras. O primeiro tipo possui uma “rede neural artificial inspirada no cérebro humano”, e por isso se tornam “mais inteligentes” a cada interação humana. O segundo é justamente o que Carolaine irá mostrar em seu minicurso. “Programado para responder a um número definido de solicitações, irá compreender apenas o vocabulário pré-definido pelo programador. Por exemplo: um chatbot criado com o intuito de realizar anotações de pedidos de uma pizzaria irá perguntar ao usuário se ele deseja uma pizza portuguesa, à moda da casa ou vegetariana; qualquer resposta diferente não será reconhecida, e o chatbot reformulará a pergunta.”
 
O professor Darlinton Carvalho (Dcomp) destaca que esse tipo de sistema é um “grande exemplo da massificação de tecnologias de inteligência artificial”, que é o tema deste ano da Feira, o que reforça a pertinência dessa oficina. O uso dessa ferramenta remonta a um período mais antigo do que um leigo poderia imaginar. “O registro histórico do primeiro software desse tipo tem mais de cinco décadas. Foi o ELIZA, criado por Joseph Weizenbaum no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT entre 1964 e 1966.” Seu uso se intensificou a partir dos serviços de inteligência artificial desenvolvidos por empresas como Amazon, Apple, Microsoft e IBM, que lançaram, respectivamente: Alexa, Siri, Cortana e Watson.
 
Empresas brasileiras, como a Magazine Luíza, também utilizam os chatbots em centrais de atendimento e no comércio eletrônico: quem não conhece a Magalu? O próprio professor Darlinton atuou, em 2018, no desenvolvimento de uma dessas ferramentas, um chatbot para o Museu Regional de São João del-Rei, que permite a cada usuário conversar e se informar a respeito das obras em exposição. No mesmo ano, publicou, no IEEEXplore, com outros colegas da UFSJ, o artigo Development and Evaluation of a Chatbot for the Regional Museum of São João del-Rei
 
Aposta no empreendedorismo e inovação
A III Feira de Startups se realiza dois meses depois da última edição do Hackathon Vertentes, evento voltado para inovação e tecnologia que também é realizado em parceria entre UFSJ, IF-Sudeste Campus São João del-Rei e Uniptan. São propostas que dialogam, mas há diferenças essenciais, explica Darlinton: “O Hackathon das Vertentes foi uma competição para proposição de inovações. Já a Feira apresenta resultados mais concretos, permitindo até a realização de rodadas de negócios para movimentar o setor produtivo regional.”
 
O X Simpósio de Pesquisa e Inovação e a III Feira de Startups das Vertentes fazem parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
 
 

3 - Aprendizado por reforço é tema de seminário na UFSJ

 
O Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com o Grupo de Controle e Modelagem (GCoM), realiza, no período de 15 a 17 de outubro, o Seminário de Aprendizado por Reforço: Engenharia e Estatística impulsionando a sociedade. O evento faz parte do calendário do Programa Processos Indissociáveis entre Ensino, Pesquisa e Extensão, iniciativa financiada pela Reitoria. Para participar, é necessário preencher esse formulário de inscrição
 
O Seminário pretende apresentar os resultados alcançados pelo projeto nas áreas em que atua, como estratégia de fomento à Educação. “Esperamos que seja mais um elemento para motivar alunos a se interessarem desde cedo por esse importante eixo de ciência e tecnologia”, afirma o professor Erivelton Geraldo Nepomuceno (Depel), e coordenador geral do evento.
 
Além de palestras, que serão transmitidas neste canal do YouTube, o Seminário traz como destaque dois desafios de programação, divididos em nível superior e básico (voltado ao Ensino Fundamental II), para equipes com até dez pessoas. Interessados em participar dessa atividade têm até o dia 31 de outubro para se inscreverem
 
Os melhores colocados nos desafios serão premiados com bolsas para cursos na área de Robótica Educacional e programação, na modalidade Ensino Fundamental, e mais um kit de componentes eletrônicos com Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica, para a equipe que vencer na categoria Ensino Superior.
 
Aprendizado por Reforço
Técnica de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) que treina a inteligência artificial para tomar uma sequência de decisões, buscando representar computacionalmente a forma de aprendizado humano, combinando conceitos de Engenharia e Estatística para a solução de problemas. A técnica pode ser utilizada nas mais diferente áreas, como na Robótica, Automação, Controle e em problemas de otimização.
 
Acompanhe a programação completa do Seminário de Aprendizado por Reforço nesta página, que detalha também os links das transmissões ao vivo, das inscrições e dos editais dos desafios propostos. A cerimônia de abertura está agendada para as 17h, seguida de palestra com o professor João Fabro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que vai falar sobre Robótica autônoma de serviço: os robôs na sua casa.
 
Mais informações: argcom@ufsj.edu.br.
 
 

4 - Café com Matemática debate "Introdução à Otimização Convexa" nesta quinta (15/10)

 
O ciclo de seminários Café com Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (Demat) da UFSJ, promove, nesta quinta (15/10), às 17h, a palestra "Introdução à Otimização Convexa", ministrada pela professora Nancy Baygorrea (IME/UERJ).
 
Para esta edição do Café em 2020, as inscrições podem ser feitas a partir do preenchimento e envio deste formulário até às 16h desta quinta-feira (15/10). Acesse aqui o link para a sala virtual em que será realizado o debate.
 
Os seminários têm por finalidade promover a divulgação científica, apresentando e discutindo temas relevantes e atuais das diferentes áreas da Matemática. Em 2020, devido ao isolamento social, os seminários estão sendo realizados virtualmente.
 
Para mais informações, acesse o site do Café com Matemática ou a página no Facebook
 
 

5 - Lafarge Holcim recebe inscrições para programa de trainee

 
Estão abertas, até 28 de outubro, as inscrições para o Programa de Trainee da LafargeHolcim 2021. Podem participar estudantes formados nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química entre dezembro de 2017 e dezembro 2020.
 
Mais informações na página https://www.traineelh.gruposelpe.com.br/

Última atualização: 15/10/2020