1 - UFSJ lança campanha de homenagem a seus servidores

 
Não são poucos os momentos do nosso dia a dia em que nos deparamos com o trabalho dos servidores públicos. Às vezes ele se apresenta de forma direta, como o atendimento numa instituição pública, mas há, também, os trabalhos quases invisíveis aos nossos olhos, porém imprescindíveis para garantir as rotinas e emergências de nossa sociedade.
 
Desde o início da vida de cada um dos brasileiros, os servidores públicos estão lá, formando as equipes médicas, de apoio psicológico, de assistência social. O banco de leite materno, as vacinas, a saúde da família. Trabalhadores das mais diversas áreas, da saúde, da limpeza, administrativos, dedicam boa parte de suas horas, assumem riscos, com o objetivo claro de que as cidades funcionem dia e noite.
 
E vem a creche, a escola, a Universidade. No desenvolvimento educacional, da infância à vida adulta, o servidor também está presente. Pode ser o professor, aquele profissional que nos ajuda a compreender o mundo, pelas letras, números, artes, humanas, ciências. Ou pode ser um dos tantos cargos técnicos por trás do funcionamento de uma biblioteca, de um laboratório, de equipamentos, de espaços físicos.
 
Na UFSJ não é diferente. Professores e técnicos administrativos, juntos, compõem o grupo dos servidores públicos responsáveis por devolver à população o fundamental investimento que viabiliza uma universidade pública, gratuita, de qualidade. Responsáveis por dialogar, construir uma instituição coletivamente, confundir-se com as próprias comunidades em torno do objetivo de planejar e executar as melhores ações para as regiões em que a instituição está inserida e para o país.
 
Nossos servidores merecem reconhecimento. Hoje, iniciamos uma série de entrevistas com alguns dos professores e técnicos-administrativos da UFSJ que concretizam a possibilidade de milhares de pessoas cursarem graduação, pós-graduação ou serem beneficiadas por pesquisa e extensão. São trabalhadoras e trabalhadores que fazem a diferença na vida do outro, como bem define uma de nossas homenageadas.
 
Acompanhe as entrevistas em nosso site, Facebook e Instagram. Cumprimente aquele parente ou amigo que é servidor público. Afinal, esta semana, mais precisamente no dia 28 de outubro, celebramos seu dia.
 
 

2 - Especial Dia do Servidor: Um trabalho que faz a diferença

 
“É um trabalho que me permite fazer a diferença na vida do outro.” Assim a Assistente em Administração da UFSJ, Janaína de Araújo Braga, define o papel dela na instituição e na sociedade. Filha de servidor público, Janaína foi chamada para trabalhar na Universidade em 2016, após aprovação em concurso público, mas sua relação com a UFSJ vem desde a graduação. Foi na Federal de São João del-Rei que ela se formou em Ciências Econômicas e que cursa, hoje, o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). “Ao lado da enorme importância para o meu desenvolvimento profissional, como servidora e aluna, a UFSJ tem grande importância também na minha vida pessoal, pois foi ao regressar para a Universidade que a vida me deu de presente pessoas que quero comigo para sempre.”
 
Confira a entrevista na íntegra.
 
 

3 - Colação de grau coletiva: prazo para solicitar participação termina nesta sexta (30/10)

 
O prazo para os estudantes solicitarem participação na colação de grau coletiva, prevista para o final de fevereiro, encerra nesta sexta-feira (30/10). O requerimento deve ser feito eletronicamente por meio do sistema Minha UFSJ. O aluno que não tiver mais acesso pode fazer o pedido ao preencher o formulário de requerimento e enviar para o e-mail dicon@ufsj.edu.br
 
A data de colação ainda será definida e previamente informada pela Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon). 
 
Mais informações no site da Dicon.
 
 

4 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território recebe inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para seleção de novos estudantes de mestrado. As informações e os documentos devem ser enviadas por meio deste link. De acordo com o edital, são 15 vagas ofertadas. 
 
A seleção ocorrerá em três etapas: prova, entrevista e análise curricular. As linhas de pesquisa do curso são Economia Internacional e Território; e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território. O resultado final está previsto para 21 de dezembro. 
 
Mais informações da página do PGDPlat
 
 

5 - Inscrições para Mestrado da Pós em Ciência da Computação vão até 20 de novembro

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) recebe, até 20 de novembro, inscrições para seis vagas de Mestrado. Os interessados devem fazer as inscrições, com envio dos documentos exigidos no edital, exclusivamente pelo e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br.
 
As linhas de pesquisa são: Otimização e Inteligência Computacional; Sistemas de Informação; e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho, cada uma com duas vagas. A seleção será realizada em etapa única, como avaliação do Curriculum Vitae e do Plano de Curso.
 
Mais informações na página do PPGCC
 
 

6 - Pós em História convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "A FUGA PARA O EGITO E UMA PAISAGEM COLONIAL: Um estudo iconográfico na Vila de São João del-Rei do século XIX", da mestranda Taína Camila Resende. 
 
Quando: 30 de outubro, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Leticia Martins de Andrade (orientadora/UFSJ), Kellen Cristina Silva (SEE-MG e Cefet-MG) e Danilo José Zioni Ferretti (UFSJ). 
 
 

7 - Ciclo Pororoca discute sociedade civil e cenário cultural

 
O encontro desta terça (27/10), às 19h, no Ciclo Pororoca, preparatório para o Festival Artes Vertentes 2020, vai debater o tema Sociedade civil e o cenário cultural brasileiro, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook.
 
A palavra cultura tem origem semântica no latim: cultus significa o ato de ocupar, lavrar a terra, produzir continuamente. Civilização e cultura são palavras que se entrelaçam há milênios e podem, muitas vezes, definir semelhantes.
 
Funcionando na casa em que Pierre Verger viveu durante anos em Salvador, a Fundação que leva seu nome, além de preservar a obra do fotógrafo e antropólogo, se preocupa em integrar, por meio de cursos e oficinas gratuitas, a comunidade local e adjacências. Fundada em 2015, a Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes (AAFAV) é responsável pela manutenção do projeto sociocultural criado e desenvolvido pelo Festival Artes Vertentes, que hoje beneficia cerca de 100 crianças e adolescentes no município de Tiradentes (MG).
 
Representantes das duas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, Jucélia Teixeira Novo (Fundação Pierre Verger) e Antônio Vidigal (AAFAV) discutem, no sétimo encontro do Ciclo Pororoca, a participação da sociedade civil no cenário cultural e a possibilidade de transformação da realidade presente na sociedade brasileira por meio da arte e da cultura.
 
 

8 - Projeto socioambiental abre vagas para extensão

 
Estão abertas, até 3 de novembro, as inscrições para seleção de voluntários aos projetos de extensão do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Cegas) e Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes).
 
São 18 vagas para o projeto Observatório de gestão municipal de resíduos sólidos urbanos e cinco vagas para Unidades demonstrativas de sistemas de gestão ambiental. Podem participar estudantes regularmente matriculados do 1º ao 4º períodos dos cursos de graduação da UFSJ. Para se inscrever, os candidatos devem enviar currículo, histórico escolar e carta de intenções para o e-mail cegas@ufsj.edu.br. O edital pode ser consultado aqui
 
Observatório de gestão atua em 18 municípios da região do Campo das Vertentes, e tem como objetivo criar um ambiente virtual de convergência das atenções e das ações ambientais locais, propiciando o debate acerca de parâmetros de qualidade de gestão de resíduos sólidos urbanos. Unidades demonstrativas atua na difusão de tecnologias ambientais de gestão e na produção para agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais; pequenos e médios empresários dos setores de serviços e pequenas e médias empresas industriais das Vertentes (MG).
 
O Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Criado em 2014, o Cegas nasceu com o intuito de desenvolver pesquisas de temas relacionados à gestão ambiental e à sustentabilidade, além de promover ações ambientais na comunidade externa. Para saber mais, acesse: http://cegas.eco.br/.
 
 

9 - "Gerenciando Organizações para manter a Paixão pelo Serviço Público" é tema de palestra da Enap

 
A Enap realiza em outubro uma sequência de encontros online em comemoração ao Mês do Servidor Público, em parceria com o Instituto República. Renomados especialistas nacionais e internacionais falarão sobre inovação, diversidade e motivação.
 
Um desses encontros será nesta quinta-feira (29/10), das 18h às 19h30, com o Professor James L. Perry, da Universidade de Indiana (EUA), com o tema “Gerenciando Organizações para manter a Paixão pelo Serviço Público”. As inscrições devem ser feitas no site da Enap.
 
James L. Perry é um líder internacionalmente reconhecido em administração pública e no estudo de gestão de organizações públicas. Ele ingressou em 1985 no corpo docente da renomada Paul H. O´Neill School of Public and Environmental Affairs, da Universidade de Indiana, em Bloomington (EUA), onde atua como Professor Emérito. É, também, professor afiliado de estudos filantrópicos. Seus 40 anos de estudos incluem experiência nas seguintes temáticas: gestão pública; comportamento organizacional público; reforma do governo e do serviço público; serviço nacional e comunitário; motivação para o serviço público; e remuneração por desempenho. Perry ocupou cargos docentes na Universidade Yonsei, Universidade da Califórnia, Irvine, Universidade de Hong Kong e Universidade de Wisconsin, Madison.
 
Ganhador de vários prêmios relacionados a pesquisa em administração pública, possui também várias contribuições importantes em suas publicações, cuja lista pode ser consultada neste link
 
Na palestra de quinta, o Prof. James Perry fará sua primeira apresentação baseada em seu livro mais recente: “Managing Organizations to Sustain Passion for Public Service” (Cambridge University Press, 2020)
 
A palestra contará com a moderação de Diana Coutinho, Diretora de Altos Estudos da Enap.
 
O evento será na plataforma Zoom, em inglês e com tradução simultânea. O link e a senha de acesso à sala Zoom serão encaminhados ao e-mail informado na inscrição.
 
Somente os participantes inscritos que confirmarem presença na plataforma Zoom terão direito a certificado. Informe seu nome completo no momento da inscrição ou atualize seu cadastro no portal, para que seja possível emitir o certificado corretamente.
 
Dúvidas podem ser encaminhadas para dppg@enap.gov.br
 
 

10 - IF Sudeste MG- Campus SJDR realiza VIII Fórum de Informática e Gestão

 
Transformação tecnológica: carreiras e oportunidades é tema da oitava edição do evento
 
Acontece entre os dias 3 e 4 de novembro o VIII Fórum de Informática e Gestão do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. O evento é organizado pelo Núcleo de Informática e Gestão em parceria com a Coordenação de Comunicação e Eventos.
 
O tema deste ano é “Transformação tecnológica: carreiras e oportunidades”, assunto muito pertinente no contexto da pandemia da Covid-19 e as consequências da mesma no mundo do trabalho pós-pandemia. Segundo o site Infomoney, especialistas acreditam que no mundo pós-pandemia vamos caminhar para um modelo de trabalho híbrido, com mais flexibilidade, mas que vai exigir novas competências e rotinas. 
 
Outro destaque da matéria é o chamado life long learning ou a educação continuada. Com a maior velocidade das mudanças do ambiente profissional, quem aplicar o aprendizado contínuo pode se destacar. Mais do que nunca, a capacitação e a busca por conhecimento tem um papel relevante para aqueles que buscam se destacar no mercado atual e do futuro.
 
Para tratar do tema do VIII Fórum de Informática e Gestão, constam na programação nomes como:  Carlos Henrique de Oliveira Paixão, Pró-reitor do Campus PUC Minas Uberlândia; Márcio A. Arbex, Diretor da LATAM solutions Engineering; Dácio de Castro, sócio da DR Soluções em Gestão de Negócios e Fernando Agra,  professor da graduação da Universo e pós-graduação da UFJF. Todas as atividades serão totalmente online.
 
Além da programação acadêmico-científica, o evento contará com a apresentação cultural da Banda Rádio Sheriff que tem como um dos componentes o Professor Tiago André Carbonaro do IF Sudeste MG-  Campus São João del-Rei.
 
O evento é aberto a toda comunidade externa. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo sistema SIGAA no link abaixo. Inscrições já estão abertas e seguem até a data do evento.
 
Confira a programação completa. As inscrições devem ser feitas aqui.

Última atualização: 27/10/2020