1 - Prazo para entrega do relatório PES 2020 das setoriais vai até 15/12

O Núcleo de Planejamento Estratégico da UFSJ (Nuplan) informa que as setoriais da universidade têm até o dia 15 de dezembro para enviar o Relatório do PES, especificando as ações desenvolvidas em 2020. Os documentos dos setores irão compor o Relato Integrado que será elaborado pelo Núcleo, com intuito de prestar contas ao TCU.
 
O cronograma foi apresentado em reunião realizada em setembro com representantes das setoriais. 
Em caso de dúvida, basta entrar em contato com a equipe da Nuplan pelo e-mail: planejamento@ufsj.edu.br.
 

2 - CPA/UFSJ quer saber como foi sua experiência no primeiro período remoto

Já está on-line a pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ para saber de professores, estudantes, técnicos-administrativos e servidores terceirizados como foi a experiência ao longo do primeiro período do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa não demanda mais do que três minutos, e é de grande importância para que a Comissão possa acompanhar os processos e indicar caminhos para melhorias.
 
O objetivo é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto durante a pandemia. Um   questionário foi aplicado no início do período e, agora, um novo está sendo proposto, ao final desse primeiro período. A pesquisa estará disponível até a data de encerramento da segunda etapa da Inscrição Periódica para o segundo período emergencial, que começa em 25 de janeiro de 2021.
 
Para participar, acesse:
 
Discentes de Graduação e Pós-Graduação
https://forms.gle/Z6H8iakHxP5qeynM9
 
Docentes
https://forms.gle/23ydrVPRyqU4ht9Q6
 
Técnicos-administrativos e Colaboradores Terceirizados
https://forms.gle/sSoVdMdzussVqX2Q8
 
Mais informações: http://www.ufsj.edu.br/cpa-ufsj/
 

3 - Últimos dias para participação em pesquisa sobre técnico-administrativos

O Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, Bruno Bertolin Pereira, reitera o convite aos técnico-administrativos da UFSJ para participarem de sua pesquisa "Relação entre Habilidades Sociais e Estresse Ocupacional em Técnico-Administrativos em Educação no contexto da COVID-19".
 
São os últimos dias para preenchimento dos questionários do estudo, que estão disponíveis no link: https://forms.gle/mZ32eCLsKV2pcJ5a9.
 
A participação é anônima e permite aos técnicos refletirem e manifestarem algumas de suas opiniões e percepções sobre situações, sentimentos e emoções cotidianas e do trabalho. Além disso, os resultados do estudo serão apresentados aos servidores e à UFSJ e poderão proporcionar mais informações para que a instituição avalie a necessidade de alterações na organização do trabalho e de aperfeiçoamento de programas de promoção da saúde física e mental, incluindo aqueles visando à melhoria das relações interpessoais e manejo do estresse ocupacional em servidores.
 
Sua participação é essencial para o sucesso da pesquisa e o avanço da ciência! Participe!
 

4 - Projeto de extensão abre processo para bolsista das áreas de  Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Ciências Econômicas

O projeto de Extensão Mapeamento Colaborativo Brasileiro de Espaços Alternativos e Iniciativas pelo Direito à Cidade – Etapa 1 está com uma vaga aberta para bolsista. Os interessados têm até o dia 1º de março de 2021 para encaminhar o Extrato do Histórico Escolar atualizado e a redação de um parágrafo justificando seu interesse em participar do projeto. Este conteúdo deverá ser enviado para o e-mail clarissa.cordeiro@ufsj.edu.br. Além da documentação, será feita uma entrevista com os candidatos. 
 
O bolsista selecionado realizará atividades em carga horária de 20 horas semanais e receberá o valor de R$ 400,00, mensalmente, entre 01 de abril de 2021 até 31 de março de 2022. Os requisitos para participar estão disponíveis no edital UFSJ PIBEX 2021 em https://bit.ly/Pibex2021.
 
O projeto de extensão é interinstitucional, realizado em parceria com docentes e pesquisadores da UFSJ, UFMG e UFPA, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Ciências Econômicas. Mais informações no projeto completo em https://bit.ly/extensão-mapeamento
 

5 - Pós em Física e Química de Materiais convida para defesa de tese de doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) da UFSJ convida a comunidade acadêmica para a defesa de tese da doutoranda Daniela Nunes da Silva:
 
Título:“Síntese e Caracterização de Polímeros Biomiméticos para o Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos Visando Aplicação em Amostras Ambientais”
Quando: dia 14/12/2020, às 14h
Onde: via Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/obz-swex-siu
Banca - titulares: Prof. Dr. Arnaldo César Pereira  (Orientador/Presidente), Prof. Dr. Lucas Franco Ferreira (UFVJM), Profª Drª Maria del Pilar Taboada Sotomayor (UNESP), Prof. Dr. Luiz Gustavo de Lima Guimarães (DCNAT/UFSJ) e Profa. Dra. Maria Cristina Silva (DCNAT/UFSJ)
Banca - suplentes: Prof. Dr. João Marcos Madurro (UFU) e Profª Drª Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga (DCNAT/UFSJ)
 

6 - Cátedra da UFMG recebe acadêmicos das Ciências Humanas e Sociais

Estão abertas, até 31 de janeiro de 2021, as inscrições para a chamada do Programa de Cátedras Calas-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Podem se candidatar acadêmicos com formação universitária em Ciências Humanas ou Sociais, de qualquer nacionalidade, com grau de doutor. Serão avaliados os trabalhos apresentados e a trajetória acadêmica, especialmente no âmbito do tema principal, e a qualidade do projeto apresentado.
 
O programa visa apoiar pesquisadores que atuem no desenvolvimento de estudos sobre as crises da América Latina, a partir de problemas do presente, com foco em explorar perspectivas para o enfrentamento destes. Espera-se que os candidatos possam contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos a partir de uma pesquisa transdisciplinar sobre o fenômeno da crise na América Latina, sobre os processos de transformação social que a acompanham e sobre o papel dos diferentes atores sociais.
 
Nesta edição, o projeto de pesquisa a ser submetido deve enfocar a questão da desigualdade social, com ênfase em pelo menos uma das dimensões das desigualdades trabalhistas, territoriais, culturais, educacionais e de saúde, com um enfoque de transversalização étnica-racial e de gênero, em uma abordagem interdisciplinar e transregional, que também pode ser histórica, desenvolvendo uma visão inovadora do problema estrutural da desigualdade.
 
A Cátedra oferece bolsa no valor de 3 mil euros mensais para uma estadia de até três meses na UFMG, em Belo Horizonte. A bolsa inclui os gastos de visto, hospedagem, seguro médico, materiais de trabalho.
 
Outras informações, acesse este link.
 

7 - Professora da UFSJ assume Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

A professora Ana Cristina de Lima Pimentel, do curso de Medicina da UFSJ, Campus Dom Bosco, foi anunciada, na manhã desta quinta, 10, como a titular da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, a convite da prefeita eleita, Margarida Salomão.
 
Ana Pimentel se formou em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2011, fez mestrado e doutorado em Saúde Pública, respectivamente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, 2014) e na Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professora da UFSJ desde 2017, e vice-presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade (ADUFSJ). Faz parte da equipe multiprofissional do Observatório de Saúde Coletiva, projeto de extensão que promove ações de combate à pandemia do novo coronavírus em São João del-Rei e região. O foco de seu trabalho, aqui, são as políticas de saúde para as mulheres do Campo das Vertentes, que segue o fio da área de interesse acadêmico da pesquisadora: saúde sexual e reprodutiva, aborto, controvérsias científicas e ética em pesquisa. Ana Pimentel também integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, e se dedica a estudos interdisciplinares em gênero e saúde e intervenções em saúde coletiva.
 
Para a professora Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, do Departamento de Ciências da Educação (Deced), que preside a ADUFSJ, a nova secretária vai fazer muita falta, pois sempre foi o pilar político do Sindicato no campo da Educação e da Saúde. Uma perda que, todavia, traz alegria. “É extremamente importante ver a Ana à frente de uma secretaria tão estratégica, ocupando um lugar em que ela tem toda a condição de estar”, afirma.
 

8 - Projetos da Computação são premiados em evento nacional

Dois artigos, dos seis aceitos, produzidos por estudantes do curso de Ciência da Computação da UFSJ, receberam menção honrosa na 26ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), realizado de 30 de novembro a 4 de dezembro.
 
São eles: Boca a Boca Virtual: presença digital para pequenos empreendedores, escrito por Pablo Cecilio, Antônio Pedro e Heitor Werneck; e Estratégias para aprimorar a diversidade categórica e geográfica de Sistemas de Recomendação de POIs, assinado por Rodrigo Carvalho, com colaboração do professor Nicolas Silva. Ambos os projetos foram orientados pelo professor Leonardo Rocha, do Departamento de Ciências da Computação (Dcomp).
 
O Boca a Boca é uma ferramenta de divulgação destinada a pequenos empreendedores. A ideia surgiu durante a pandemia, pensando na falta da inserção digital de tais comerciantes. “A partir do momento em que eles nos informavam os produtos, a gente fazia uma integração com o Google e, automaticamente, aquele empreendedor, que não tinha nenhuma inserção na web, passou a ser referenciado também”, explica Leonardo Rocha. O artigo, decorrente do projeto de desenvolvimento dessa ferramenta, pode ser lido neste link.
 
O texto de Rodrigo trata do desenvolvimento de algoritmo de recomendação que busca conciliar acurácia, diversidade categórica e diversidade geográfica. O autor é, atualmente, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NTInf), e concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) em 2019, com a marca de ter defendido a primeira dissertação do Programa. “É uma sensação de orgulho e de missão cumprida. Primeiro, por poder estudar na instituição na qual trabalho; segundo, por poder contribuir para que o nome da UFSJ esteja em evidência em eventos de grande visibilidade na área”, avalia.
 
Além da participação no WebMedia 2020, Rodrigo publicou, durante o mestrado, três artigos, em periódicos indexados A1 e B1, de acordo com a classificação da Capes. Assim, ele vê essa menção honrosa como o encerramento de um ciclo, “que me deixa tranquilo, certo de ter cumprido meu papel e feito jus à confiança depositada em mim pela UFSJ”, declara.
 
Para acessar os anais do 26º WebMedia, clique aqui.
 

9 - Projetos da UFSJ receberão investimentos do PPSUS

A UFSJ teve dois projetos selecionados pelo Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – PPSUS MS/CNPQ/FAPEMIG/SES. Os trabalhos da instituição integram a lista de 16 iniciativas que serão beneficiadas com o investimento de mais de R$ 1,5 milhão, disponíveis para consulta neste link. As propostas da UFSJ receberão juntas mais de R$ 170 mil. Ao todo, 145 propostas foram inscritas no programa que apoia projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovem a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Avaliação dos serviços de atenção à saúde
O primeiro projeto aprovado é intitulado Avaliação dos serviços de atenção à saúde da pessoa com estomias do Sistema Único de Saúde no Estado de Minas Gerais, coordenado pelo professor Juliano Teixeira de Moraes, do curso de Enfermagem, Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). A iniciativa receberá um montante de mais de R$ 122 mil. O trabalho apresentará um mapeamento dos 56 serviços de saúde disponibilizados pelo Estado, visando identificar possíveis desarranjos que podem comprometer a qualidade do cuidado prestado à população.
 
De acordo com o professor Juliano de Moraes, o governo de Minas Gerais investe mais de R$ 20 milhões por ano na compra de bolsas de colostomia, custo que também será analisado. Todo o conteúdo será enviado por meio de relatório à Secretaria de Saúde. “A pesquisa possui uma relevância social muito grande, principalmente no que diz respeito à distribuição de recursos públicos e à melhoria da condição do serviço oferecido às pessoas que necessitam desses atendimentos”, pontua o professor Juliano.
 
Análise do Prontuário Eletrônico do SUS
O segundo trabalho selecionado pelo PPSUS promove a Avaliação do Sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão da Estratégia e-SUS Atenção Básica, para o qual serão destinados cerca de R$ 48 mil. Coordenada pelo professor Tarcísio Laerte Gontijo (Enfermagem CCO), a pesquisa irá analisar a usabilidade do software que permite o registro de informações clínicas individualizadas dos usuários, incluindo o aplicativo AB Território. O prontuário (PES) é definido como uma ferramenta de apoio e de reestruturação do trabalho dos profissionais de saúde, na coordenação do cuidado, suporte à decisão clínica e na organização dos fluxos da Atenção Básica (AB). As informações serão coletadas por meio de questionário a ser encaminhado de forma digital para agentes comunitários, médicos e enfermeiros.
 
Segundo o professor Tarcísio Gontijo, o PEC e o AB Território ainda não foram analisados em relação à usabilidade, fato que reforça a importância da pesquisa. “O trabalho irá avaliar a qualidade de interação entre os usuários e o sistema, buscando identificar possíveis lacunas na interface que podem gerar desconfortos a quem utiliza a ferramenta, aprimorando o funcionamento e os recursos disponibilizados.”
 
O trabalho será realizado em parceria com o professor do Departamento de Ciência da Computação, Dárlinton Barbosa, em conjunto com a equipe de saúde do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
 
O Programa de Pesquisa para o SUS
O PPSUS é uma iniciativa de desenvolvimento científico e tecnológico que busca atender às peculiaridades e especificidades de cada Estado. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, é o coordenador nacional do Programa, que conta com parcerias, no âmbito federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e, no estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa, as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
 

10 - Museu Regional conta a história do Largo Tamandaré

Em comemoração ao aniversário de 307 anos de São João del-Rei, o Museu Regional traz a público a exposição virtual Largo Tamandaré: metamorfoses, composta por mais de 30 fotos, objetos e imagens vencedoras do concurso de fotografia realizado durante o mês de novembro. Datadas entre as décadas de 1870 e 2010, as imagens expostas visam retratar a história, a relação da comunidade com o local e, principalmente, as mudanças arquitetônicas que a Praça Severiano de Resende passou ao longo das décadas.
 
Relacionar o Museu com seus arredores é importante para consolidar, integrar e gerar mais interação com a comunidade local. Como enfatiza a diretora da instituição, Eliane Zanatta, “a praça do Largo Tamandaré é como se fosse parte da casa do Comendador João Mourão, que hoje sedia o Museu. O espaço valoriza a edificação em meio ao ambiente urbano, e esteve, está e estará presente nas funções de socialização.”
 
Dessa forma, outro propósito da mostra é representar a maneira como os moradores da cidade enxergam esse espaço, contribuindo para a construção de novos olhares para o espaço ocupado pelo Museu e, assim, “explorar os mais diversos ângulos relacionados à estética e à memória, trazendo novas e inovadoras perspectivas”, destaca Eliane Zanatta.
 
A exposição on-line fica aberta até 8 de março de 2021, no site do Museu Regional de São João del-Rei.
 
O Museu
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei fica num casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, nasceu o Museu que hoje conta com um diversificado acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, datado do final do século XVIII e início do século XX, originário, majoritariamente, do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em Arte, História e Arquitetura.

Última atualização: 11/12/2020