1 - Professor Joel Lamounier é homenageado pela Academia Mineira de Medicina
A Academia Mineira de Medicina realizou Sessão Solene Comemorativa de seu 50° aniversário no dia 27 de novembro, em Belo Horizonte. O professor e coordenador do curso de Medicina da UFSJ ofertado em São João del-Rei, Joel Alves Lamounier, foi um dos médicos homenageados.
"Foi uma emoção muito grande esse reconhecimento. É bastante honroso ser reconhecido pelos colegas de Minas Gerais", celebra Joel. O docente e médico explica que o processo de seleção dos homenageados inclui uma indicação prévia, que é seguida da avaliação do currículo por uma comissão e, somente depois, aprovada a homenagem.
A Academia Mineira de Medicina tem como finalidades: contribuir para o desenvolvimento e o progresso da profissão e ensino médico; apresentar sugestões, solicitar providências e colaborar com as autoridades oficiais competentes, em benefício da Cultura, da Saúde e do Ensino Médico; responder consultas das autoridades constituídas; homenagear, em Sessão Solene, vultos ou fatos que se destacaram na história da medicina mineira. Conheça mais:
http://www.acadmedmg.org.br/
Acolher o próximo
Joel também foi homenageado pela Universidade Federal de São João del-Rei recentemente, na série "
Professores da UFSJ". Para o coordenador da Medicina, o mais importante em ser médico é "ter uma postura de entender e acolher o próximo”. Além de avaliar o paciente de forma individual, é preciso levar em conta o meio social em que está inserido.
Professor por 35 anos na UFMG, onde se graduou, Joel Lamounier ingressou na UFSJ em 2010, para ser professor no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis. Em 2013, mudou-se para São João del-Rei com o objetivo de iniciar o curso de Medicina no Campus Dom Bosco.
2 - Programa de Pós-Graduação em História convida para defesa de dissertação
O programa de Pós-Graduação em História convida a todos para a defesa da dissertação As formas do Perene: os Oratórios domésticos devocionais em Minas Gerais e seus antecedentes europeus - estudo histórico, estilístico e iconográfico (Sécs. XVIII e XIX), do mestrando Lucas Rodrigues.
Quando: 16 de dezembro, às 14:30, através do
link.
Banca examinadora: professores doutores Letícia Martins de Andrade (Orientadora), Danilo José Zioni Ferretti (UFSJ), Silveli Maria de Toledo Russo (USP).
3 - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia convida para defesa de tese
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/CCO convida a toda comunidade acadêmica para a defesa de tese Eriosema pycnanthum (Benth): AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO EM PROCESSOS CICATRICIAIS EM CAMUNDONGOS DIABÉTICOS, do discente José Antônio Ribeiro Neto,
Quando: 17 de dezembro, às 13h30, através do
link
Banca: professores doutores Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro - orientadora - UFSJ (Presidente), Hélio Batista dos Santos - UFSJ (Titular), Ana Hortência Fonseca Castro - UFSJ (Titular), Ana Gabriela Silva - UNA (Titular), Geraldo Alves da Silva - UNIFAL (Titular), Ralph Gruppi Thomé - UFSJ (Suplente), Ludmila Silva Brighenti - UEMG (Suplente)
4 - Divulgação Processo Seletivo PPGBiotec 2021
O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, juntamente com Comissão do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado - Turmas 2021, do Campus Centro Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João del- Rei - UFSJ, tornam pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao CURSO DE DOUTORADO em Biotecnologia, referente ao primeiro semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2025, observando os aspectos a seguir nomeados e também aqueles constantes na RESOLUÇÃO Nº 042, de 2 de outubro de 2012 (Modificada pela Res. 035/2014), CONSU/UFSJ, disponível neste
endereço eletrônico.
O edital completo pode ser acessado
aqui.
5 - Campus Cultural UFMG em Tiradentes seleciona bolsistas
O Campus Cultural UFMG em Tiradentes está realizando processo seletivo simplificado para três estagiários entre estudantes de graduação e pós graduação. O estágio acontecerá em Tiradentes, nas áreas de Conservação, História, Letras, Artes Aplicadas ou áreas afins.
O estagiário selecionado por este edital será destinado ao projeto de higienização e acondicionamento de itens do acervo da Coleção Márcia Moura Castro, pertencente ao Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Poderão concorrer apenas estudantes de graduação e pós, regularmente matriculados em instituição de ensino superior oficial. O edital completo está no
link.
Formação em artes
O Centro de Estudos e Biblioteca, espaço integrante do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, atende a três objetivos básicos: o suporte bibliográfico para cursos e outras atividades de formação em artes, literatura, museus, história e demais áreas de ciências humanas e sociais aplicadas; o suporte aos projetos de pesquisa desenvolvidos na cidade por professores da UFMG, no regime de residência, em colaboração com docentes, pesquisadores e estudantes da região; o atendimento aos interessados em geral, moradores de Tiradentes e das cidades vizinhas, além de estudantes, professores e pesquisadores.
O Centro de Estudos e Biblioteca possui várias coleções bibliográficas, dentre elas a Coleção Márcia Moura Castro (1918-2012), carioca e pesquisadora que se dedicou a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular.
6 - Agenda de eventos destaca Seminário de Envelhecimento e webinar para jovens pesquisadores
A agenda de eventos dos próximos dias apresenta como destaques seminário que aborda envelhecimento, webinar de Yale para jovens pesquisadores brasileiros e o seminário Metamorfoses da Experiência. Confira mais sobre cada um deles e não deixe de participar!
1º Seminário Multidisciplinar de Envelhecimento
No próximo dia 19, será realizado pelo projeto de extensão Promoção da Qualidade de Vida de Idosos Institucionalizados (Promovidi) o 1º Seminário Multidisciplinar de Envelhecimento. O evento começa às 13h, abordando "A influência da queda na qualidade de vida no idoso: conhecer para prevenir", palestra com a fisioterapeuta Daniela Faria, doutoranda em Ciências da Saúde pela UFSJ. Às 15h, o tema discutido será "Polifarmárcia atrelada ao envelhecimento", com o farmacêutico Saulo Silveira Moreira, pós-graduando em Farmácia Clínica e Farmacologia Aplicada à Prática Clínica (Feluma).
Universidade de Yale promove webinário para estudantes e jovens pesquisadores brasileiros
Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, às 14h, a Universidade de Yale promoverá o primeiro webinário da série Supporting Future Science Research (Apoiando o Futuro da Pesquisa Científica), destinado a estudantes e jovens pesquisadores brasileiros interessados em seguir carreira na área científica. O encontro, com o tema Yale and Brazil: Developing Future Scientists (Yale e Brasil: Desenvolvendo os Cientistas do Futuro), é gratuito e abordará o papel da mentoria no desenvolvimento dos profissionais de pesquisa, além de discutir as formas de se aprimorar o processo de formação dos cientistas.
O debate, que terá a duração de uma hora, será moderado pelo professor-associado em Medicina Comparativa e Neurociências pela Yale School of Medicine, Marcelo Dietrich, e contará com a participação do professor-associado da Yale School of Public Health, Julio Croda, das pós-doutoranda da YSM Carolina Lucas, e dos bolsistas do programa Capes-Yale Antonio Fonseca e Natália Branco. Além do debate, eles estarão disponíveis para esclarecer dúvidas dos participantes.
Durante o webinário será lançado o Yale Proxima Mentorship Program, projeto voltado a estudantes brasileiros de graduação ou mestrado, que busquem conhecimento e excelência em ciências biológicas e biomédicas.
Seminário Virtual Metamorfoses da Experiência
Começou hoje, 15 de dezembro, o Seminário Virtual Metamorfoses da Experiência, transmitido ao vivo pela
TV UFRB. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/xzn3xwCJUCcqaPo1A. A programação de hoje se iniciou às 10h, com a mesa
A experiência romântica: sensibilidade estética e consciência política, que recebe Guadalupe Correa (UAM), Gleudson Passos (UECE), e Nuno Gonçalves (UFRB), e prossegue às 19h. com a mesa
Experiência sensível: corpos negros, narrativas e performances e os debatedores Ismael Silva (UFBA), Tatiana Rosa (Ku sanga de contas contadas/ES) e Clarice Lis Marcon (UFBA).
Última atualização: 15/12/2020