1 - Mestrando da UFSJ é premiado pelo Lincoln Institute
O
Lincoln Institute of Land Policy concedeu ao aluno Fábio Henrique Florindo Amano, do mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território da UFSJ (PGDPlat), o prêmio de apoio a dissertações e teses em curso, segundo os critérios de seu programa para a América Latina e Caribe.
A pesquisa selecionada pelo instituto americano deriva do projeto de dissertação de Fábio, intitulado Tributação da terra e dinâmica imobiliária, que busca promover o entendimento e a aplicação de novos métodos, ferramentas e técnicas para atingir as metas da política fundiária e tributária. O tema foi desenvolvido junto a seu orientador, professor Renan Pereira Almeida, do Departamento de Ciências Econômicas (Dceco).
Fábio graduou-se nesse curso em 2018, e conta que ficou satisfeito e grato ao saber que sua pesquisa, desenvolvida dois anos depois, ao longo de 2020, foi reconhecida por especialistas internacionais, confirmando, assim, a forte influência que a Universidade sempre teve em suas escolhas profissionais. “Além do ensino de qualidade, a UFSJ oferece boa estrutura física e oportunidades em projetos diversos. Compartilho esse prêmio com as pessoas que estão ao meu lado, estudantes e professores do PGDPlat.”
Sobre a premiação
O Lincoln Institute of Land Policy mantém, desde 2003, programa que apoia mestrandos e doutorandos em instituições da América Latina e do Caribe. Com isso, pretende incentivar jovens pesquisadores a desenvolver estudos em temas prioritários do Instituto para a região, promovendo o intercâmbio científico entre universidades e centros de pesquisa na fronteira do conhecimento da área. Em 2020, foram selecionados oito alunos de pós-graduação, que vão receber, além de bolsas de pesquisa, orientações da equipe do Lincoln Institute.
O processo seletivo considerou a adequação da proposta a um dos eixos temáticos prioritários do programa, carta de recomendação do orientador e currículo do orientando e do orientador.
2 - Processo seletivo especial da Música: inscrições prorrogadas
O curso de Música estendeu, até 8 de fevereiro, o prazo para inscrições à prova de Habilidades Específicas. São 40 vagas, divididas em três ênfases: Canto, Instrumento e Educação Musical.
As provas práticas estão agendadas para o período de 24 a 26 de fevereiro, em ambiente virtual, estando o resultado final previsto para 5 de abril. Podem ser indicadas as notas do Enem obtidas em uma das três últimas edições do Exame (2018, 2019 e 2020).
Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo especial para a graduação em Música da UFSJ.
3 - Vagas para demanda social da Filosofia estão disponíveis
O quadro de vagas para a categoria de Demanda Social do curso de Filosofia, modalidade a distância, está disponível
neste endereço, como previsto no edital do processo seletivo especial dessa graduação.
As inscrições dos candidatos habilitados à Demanda Social vão até dia 11 de fevereiro, valendo a nota do Enem prestado em 2017, 2018 ou 2019.
4 - Programa Criação realiza seleção de novos bolsistas
O Programa de Extensão Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens em Ação (Criação) recebe, até 7 de fevereiro, inscrições para seleção de novos bolsistas. Os interessados devem ser estudantes dos cursos de Graduação de Artes Aplicadas, Educação Física, Música, Pedagogia e Teatro. A bolsa terá vigência de três meses, de abril a junho de 2021.
5 - Curso de extensão sobre História das Nações recebe inscrições até 4 de fevereiro
O curso de extensão "Território e Desenvolvimento na História das Nações" está com
inscrições abertas para nova turma até o dia 4 de fevereiro. No total, são 45 horas/aula e os encontros ocorrem às terças-feiras, entre os dias 26 de janeiro e 13 de abril.
6 - SBPC divulga vencedoras do 2º Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou as vencedoras da 2ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher, categoria Meninas na Ciência. Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), foi a vencedora em Ensino Médio. Em sua pesquisa de iniciação científica, Juliana desenvolveu um plástico biodegradável a partir da casca do maracujá, aproveitamento de resíduos para biossíntese de celulose bacteriana. Na Graduação, a escolhida foi Raquel Soares Bandeira, graduanda de Enfermagem da UFMG, com o trabalho Eficácia terapêutica de uma naftoquinoma contra a leishmaniose.
O prêmio ainda concede duas menções honrosas para cada nível de participação. Ana Carolina Botelho Lucena, aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo trabalho A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia; e Nallanda Victoria dos Santos Martins, estudante do Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, em Umbaúba (SE), pela pesquisa Casa de farinha: da mandioca ao bioplástico, serão mencionadas no nível Ensino Médio. Em Graduação, as menções honrosas vão para Julia Bondar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo estudo sobre depressão em adolescentes, e Nayara Stefanie Mandarino Silva, graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pela pesquisa Marquês de Pombal e a instrução pública.
A cerimônia virtual de premiação, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 10h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. A data celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.
A segunda edição do Prêmio recebeu indicações de 286 candidatas de 116 instituições, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do país. Do total de inscritas, 90 são do Ensino Médio e 195, da graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanas (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10).
A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, destaca a grande diversidade dos trabalhos desenvolvidos e da origem das candidatas, alunas de instituições públicas e privadas. “Isso mostra que as meninas na Ciência ocupam todos os campos do conhecimento, em vários tipos de instituições e em diferentes regiões, o que me deixou muito contente”, disse. O grande número de inscritas foi outro ponto de destaque para Fernanda. “A quantidade mostra a mobilização das meninas em torno da Ciência e, pela qualidade dos trabalhos, podemos vislumbrar trajetórias brilhantes no setor.”
A comissão julgadora, constituída por sete membros da comunidade científica de diferentes áreas de conhecimento, analisou toda a documentação referente às estudantes e chegou a sete finalistas da graduação e sete do Ensino Médio. Em seguida, outra rodada de avaliações, na qual a Comissão escolheu as premiadas em cada nível, assim como as quatro menções honrosas. “Foi um trabalho oneroso para a comissão julgadora, mas muito gratificante, porque vimos projetos qualificados”, ressalta a vice-presidente da SBPC.
Última atualização: 29/01/2021