1 - Participe da Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020
A Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2020 está no ar para que a comunidade acadêmica possa opinar sobre a Universidade. O levantamento é realizado, anualmente, pela Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) que convida técnicos administrativos, docentes e discentes para contribuírem. Os participantes têm até o dia 7 de março para responderem ao questionário disponível
neste link.
A comunidade poderá avaliar as Políticas Acadêmicas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Infraestrutura Física; Missão e PDI; Responsabilidade Social; Planejamento e Avaliação Institucional, temas baseados nos eixos propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
De acordo com o presidente da CPA, professor Carlos Alberto da Silva, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para que se possa identificar as melhorias necessárias dentro da Universidade. “A pesquisa de autoavaliação é o momento daqueles que compõem a UFSJ mostrarem sua voz e de expressarem a visão que têm sobre a instituição. Ao responder ao questionário, servidores e estudantes contribuem para que sejam identificados pontos com necessidades de avanços e outros em que um patamar satisfatório foi alcançado”, explica.
A CPA realiza a pesquisa de forma independente e isenta, resguardando o sigilo de todas as informações dos participantes. A divulgação dos resultados é feita de maneira consolidada por meio do Relatório de Autoavaliação Institucional e nos Seminários de Autoavaliação Institucional de 2021.
Questionário 2020
Para disponibilizar os formulários da pesquisa 2020, foi realizada uma revisão criteriosa das questões, com o intuito de contemplar a realidade vivida no ano avaliado. As particularidades impostas pela pandemia foram consideradas, para que os respondentes pudessem mostrar como foi a experiência nesse período.
Como exemplo das alterações, a avaliação da infraestrutura da UFSJ será direcionada aos docentes e aos técnicos administrativos. Os estudantes não terão questões sobre esse quesito, uma vez que não houve utilização dos espaços dos campi no ano passado.
Acesso facilitado
O levantamento 2020 traz como facilidade a utilização de um QRcode para acesso ao formulário. Para ser direcionado à página da pesquisa, basta aproximar o celular da imagem encontrada nos banners de divulgação. O código leva ao Portal Didático, onde o participante deve realizar o login e seguir o passo a passo.
Pesquisa Nacional
O levantamento da UFSJ integra as ações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que visa assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema identifica o perfil e o significado da atuação das instituições, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.
Os resultados objetivam aprimorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação. Também buscam melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
2 - Estudantes da UFSJ aprovam primeiro período emergencial
A pesquisa que avaliou o primeiro período remoto na UFSJ esteve focada em mostrar as impressões de todos os segmentos da instituição sobre essa experiência inédita. Com os estudantes, houve ainda o cuidado de dividi-los em dois grupos: discentes de graduação e discentes de pós-graduação. A estratégia permitiu levantar a vivência desses dois grupos que, devido à diferença entre as atividades intrínsecas a cada curso, conviveram com realidades distintas durante o período emergencial. Confira os dados completos da pesquisa, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA),
neste link.
Discentes da Graduação
Entre os alunos da graduação, o primeiro dado que chama a atenção é o percentual que mostra que 98% dos respondentes têm interesse em se matricular no 2º período remoto. Ou seja, dos 4.112 estudantes da graduação que participaram do levantamento, praticamente todos estarão nas aulas oferecidas no segundo período emergencial.
A capacitação foi bem avaliada, sendo definida como “boa” ou “muito boa” por 92% dos respondentes. As aulas síncronas e remotas foram aprovadas por mais de 50% dos alunos. O acesso ao material didático foi bem avaliado por 63% dos entrevistados. A comunicação com os docentes foi satisfatória para 55% dos estudantes. Já a ausência das bibliotecas e dos laboratórios impactou negativamente a rotina de 40% dos participantes.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler de Albergaria, considerou positiva a avaliação dos alunos e enfatizou que alguns ajustes deverão ser estudados para aprimorar a experiência. “O primeiro período remoto foi uma situação nova que gerou apreensão e receio, sentimentos que foram amenizados no decorrer do tempo.”
Para o segundo período, Elisa Tuler destaca a disponibilização do acesso à biblioteca virtual, concluída no final de 2020, que permite consultas ao acervo por meio da
plataforma Pergamum. A pró-reitora também explica que será feito um levantamento das necessidades de capacitação, ponto solicitado por 64% dos respondentes.
O Auxílio Inclusão Digital recebeu boas pontuações dos estudantes, alcançando mais de 65% de aprovação em todos os quesitos, que abordaram: Esclarecimento de dúvidas, Prestação de contas, Canais de atendimento, Valor, Tempo de resposta e Critério de seleção.
A professora Elisa Tuler aponta que a pesquisa identificou ainda que a saúde mental, física e social dos alunos receberam pontuações que merecem atenção, sendo importante acompanhá-la ao longo da segunda etapa do processo remoto.
Já em relação às dificuldades, mais de 60% dos entrevistados tiveram pouco ou nenhum problema para acessar plataformas, internet e computadores. Outros cerca de 20% já relataram muita dificuldade nesse sentido.
Discentes da Pós-Graduação
Já os dados da pesquisa realizada na pós-graduação apontou a baixa adesão dos estudantes ao levantamento. Ao todo, 82 mestrandos e doutorandos deram suas contribuições, número que representa menos de 7% do total de alunos. Esse ponto foi destacado pelo pró-reitor de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, que ressaltou a importância da participação da comunidade. “As respostas trazidas pelos participantes nos ajudarão a desenvolver e propor políticas para melhoria das atividades e, por isso, é fundamental o envolvimento em pesquisas como esta.”
Já em relação ao resultado, o professor André Baldoni destacou que um total de 84% dos estudantes afirmaram que farão a matrícula no 2º período emergencial. “Esse dado revela que a experiência deu certo, mesmo nesse contexto de pandemia. O remoto se mostrou uma opção para minimizar os prejuízos na formação desses alunos”, completou.
O acesso aos materiais didáticos e a comunicação com os docentes foi aprovado por mais de 80% dos entrevistados. O ensino-aprendizagem foi definido como “bom” e “muito bom” por 73% dos respondentes. As aulas síncronas e remotas receberam avaliação positiva de 73% dos alunos.
O pró-reitor também pontuou que a ausência de laboratórios e da biblioteca foi sentida, respectivamente, por 18% e 27% dos estudantes. “Como os estudos da pós-graduação se baseiam em artigos, era esperado um impacto menor da falta de acesso à biblioteca que na graduação. Já a ausência dos laboratórios foi sentida mais pela pesquisa e iniciação científica.”
O acesso à internet e a computadores, e a utilização de programas, não representou problema para mais de 70% dos mestrandos e doutorandos. Já 50% dos respondentes tiveram dificuldades com a acessibilidade a plataformas e aplicativos.
O professor André Baldoni alertou ainda para os impactos na saúde física, mental e social dos estudantes: mais de 20% definiram a experiência como “ruim” ou “muito ruim”. “É preciso estar atento a esses alunos, apoiá-los e mostrar que a UFSJ possui iniciativas nesse sentido, por meio da
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae)”.
3 - Informações sobre serviços de saúde é tema de cartilha
Docentes e discentes do projeto de extensão PET-Saúde Interprofissionalidade - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde -, dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ, produziram cartilha educativa e fôlder que trazem informações e orientações sobre o SUS e seus recursos assistenciais disponíveis à população.
A Cartilha de serviços de saúde de São João del-Rei e o Catálogo de serviços de saúde de SJDR são produções conjuntas com os trabalhadores do SUS que fazem parte do PET-Saúde desde 2018, executada em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde da cidade. O mapeamento, sistematização e publicação da rede de saúde da cidade são formas de ampliar a informação, facilitar o acesso, qualificar a assistência local e, assim, fortalecer o Sistema Único de Saúde.
Os estudantes desenvolveram juntos este trabalho, aprendendo com outras profissões sobre redes de saúde na integração entre universidade pública e serviços de saúde municipais. Além disso, as produções técnicas foram produzidas pelo Grupo de Trabalho Redes e Matriciamento (REMA) do PET-Saúde, sob coordenação das professoras Tatiana Miranda (Demed), Isabela Queiroz (Dpsic) e Cássia Batista (Dpsic).
Sobre o PET-Saúde
O
PET-Saúde Interprofissionalidade - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - começou suas atividades em novembro de 2018, com a participação dos cursos de Medicina, Psicologia e Educação Física da UFSJ.
O projeto é um dos 19 grupos parceiros do
Observatório de Saúde Coletiva, iniciativa de professores e alunos da UFSJ, organizada a partir da segunda semana de março de 2020, momento em que as ações de enfrentamento à Covid-19 passam a atingir as atividades da Universidade e a população local.
Essa união busca desenvolver ações conjuntas em diversas frentes, desde aquelas voltadas para a propagação de informações confiáveis, tanto para a comunidade quanto para profissionais de saúde, até as questões ligadas ao campo sanitário, assistencial e epidemiológico.
4 - Núcleo Docente Estruturante recebe candidaturas de professores do Demed (CDB) até dia 10 de março
Estão abertas inscrições para a
eleição de membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). São duas vagas, às quais podem se candidatar professores do Demed-CDB, no período de 1º a 10 de março. A declaração de candidatura deve ser enviada para
secretariacmedi@ufsj.edu.br, destacando-se, no assunto da mensagem, “Candidatura a membro do NDE”. A votação está marcada para 15 de março.
5 - [Colabore com a Pesquisa] Estudo da Psicologia buscar entender impactos da Covid-19 nas interações sociais e processos de aprendizagem
O professor do Departamento de Psicologia (DPsic), Dener Luiz da Silva, solicita a colaboração da comunidade acadêmica nas seguintes pesquisas:
1) Interação Social no contexto da pandemia de Covid-19 - quer entender como as pessoas estão se relacionando, quais estratégias estão buscando para entrar em contato umas com as outras. Enfim, quer analisar as mudanças pelas quais a Interação Social possa estar passando e, quais impactos que isso possa estar trazendo para o desenvolvimento dos sujeitos;
2) "Escola fechada, aprendizagem aberta" - Aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 - também possuindo como "pano de fundo" o cenário atual de pandemia, buscamos através desta pesquisa - igualmente com crianças, adolescentes e adultos - identificar as alterações que possam estar ocorrendo na aprendizagem escolar dos sujeitos. Queremos entender quais estratégias as pessoas estão implementando para continuarem a aprender, ainda que as possibilidades anteriores - mais ligadas às instituições escolares - tenham se reduzido.
Em ambas as pesquisas, a metodologia é a mesma: 1) aplicação de formulário construído especificamente para a investigação (formulário temático); 2) convite para os interessados, pós preenchimento do Formulário, a participarem de Grupos Focais, nos quais os participantes poderão expressar e conversar sobre a temática acompanhados pelos pesquisadores.
Confira abaixo os formulários para participar:
1 - Interação Social em tempos de Covid-19:
2 - Aprendizagem durante a pandemia de Covid-19: responda ao formulário correspondente a sua situação atual (levará menos de 10 minutos):
Mais informações, entre em contato pelo e-mail
densilv@ufsj.edu.br ou telefone (32) 98809 5685.
6 - Informativo do Nepe aponta aceleração no contágio de Covid-19 em SJDR
Confira alguns destaques:
SJDR volta a apresentar aumento na média móvel de casos diários e a tendência atual é de ACELERAÇÃO no ritmo de contágio. A média móvel atual de novos casos na cidade é de 12,3 casos/dia, o que representa uma elevação de 54% em relação à média de 14 dias atrás, quando era de 8,0 casos/dia;
Atualmente, Barbacena e Lavras apresentam tendência de REDUÇÃO no ritmo contágio, de acordo com a média móvel de casos confirmados;
Dos 43 municípios do Campo das Vertentes, 5 apresentam tendência de ACELERAÇÃO no ritmo contágio.
Clique aqui para acessar o Informativo Covid-19/Vertentes e verificar a situação de cada município ou acesse o
site do Nepe.
7 - Seminário internacional na UFF debate Mídia e Cotidiano
O
VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano será realizado virtualmente nos dias 25 e 26 de março, na Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Faperj, tendo como tema Letramento e pensamento crítico em Comunicação, Informação e Educação. O objetivo é ampliar o diálogo entre a Comunicação e a Ciência da Informação, Educação e outras áreas que se inclinam em discussões epistemológicas, análise de dados e pesquisa aplicada, promovendo o intercâmbio científico nessa temática.
Parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, por meio de seu Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Mídia e Cotidiano, o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais, da Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ), o evento vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais, com destaque para Douglas Kellner, da Universidade da Califórnia (EUA), e Guillermo Orozco Gómez, da Universidade de Guadalajara (México).
Estão programados quatro grupos temáticos: Mídia, políticas e comunicação para a cidadania; Competência crítica em Comunicação e Informação; Educação crítica para as mídias, múltiplas linguagens; e Mídia, representação e discursos narrativos, além de duas mesas-redondas que vão debater as visões que circulam sobre letramento e pensamento crítico na Comunicação, mídias e cotidiano.
As
inscrições estão abertas até 20 de março, com valores que variam de R$ 25 a R$ 100, prevista gratuidade para professores de Educação Básica e estudantes de graduação da UFF e da Escola de Comunicação da UFRJ.
8 - Museu Regional de São João del-Rei realiza 2ª Semana do Patrimônio
Transmissões ao vivo debatem sobre o patrimônio natural da cidade, os desafios dos museus na pandemia e o artesanato tradicional na região das Vertentes
O Museu Regional de São João del-Rei promove entre os dias 2 a 4 de março a 2ª edição da Semana do Patrimônio. Em formato online, a programação consiste em transmissões ao vivo de rodas de conversas mediadas por Eliane Zanatta, diretora do museu, e Ana Maria Nogueira, responsável pelo setor educativo, através do canal do museu no YouTube. Os temas abordados trazem reflexões sobre a noção de patrimônio e sua pluralidade, acolhendo-o nas manifestações naturais, culturais e intangíveis, visto que o conceito não se limita apenas ao material e edificado.
A primeira transmissão será na terça-feira (2), às 14h, com o tema: “Novos desafios dos Museus em tempos de Pandemia”. Profissionais dos museus de São João del-Rei e região compartilham suas experiências e ações bem sucedidas realizadas em cenários de pandemia, quando buscaram alternativas para interagir com o público durante o isolamento social. Dentre os convidados, Fabiana Aparecida Dias do Museu Municipal Histórico e Cultural Tomé Portes Del Rei, Lorena Mello do Museu Padre Toledo (Tiradentes), Lucimar Pereira do Museu da Loucura (Barbacena) e Nathália Rezende Santos, do Museu de Congonhas.
No dia 3, às 14h, o assunto é “Serra do Lenheiro: Patrimônio Natural”. Os convidados apresentam suas perspectivas, a partir do recente mapeamento da região - realizado por dois deles. O encontro promove o compartilhamento do que foi levantado e abre espaço para a discussão de medidas de proteção ambiental. Participam Ulisses Passareli, folclorista e pesquisador; Luiz Miranda, guia turístico e representante do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG-SJDR) e o professor José Saraiva Cruz do IF Sudeste, do núcleo Ambiente, Saúde e Segurança.
Na quinta-feira, 4 de março, às 14h, uma roda de conversa com o tema “Os saberes populares e sua continuidade”, abordará conceitos de patrimônio cultural e imaterial, que compreende conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano da comunidade. Rodrigo Leandro Silva atua como sineiro, responsável pelos tradicionais toques dos sinos nas igrejas são-joanenses. Ronaldo Nascimento tem como ofício a confecção artesanal de santos, tarefa presente no imaginário religioso local. José Anselmo de Souza produz peças artesanais em estanho que remetem à identidade cultural da cidade. A partir das próprias experiências particulares desses representantes de saberes populares, o encontro virtual permite o compartilhamento de suas vivências, bem como seus pontos de vista sobre como esse conhecimento será passado às próximas gerações, ressaltando a importância de manter vivos tais bens culturais.
Escolha da data
Em 4 de março de 1938, acontecia o 1º registro no Livro do Tombo do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atualmente IPHAN). O conjunto arquitetônico do centro de São João del-Rei foi incluído no documento, que visava preservar as igrejas e o estilo colonial da cidade. Elegeu-se a semana de 04 de março como a Semana do Patrimônio do Museu Regional de São João del-Rei, visto que o registro foi um marco na preservação e valorização do patrimônio local.
A 1ª edição da Semana do Patrimônio aconteceu em 2019, com enfoque na história do tombamento e preservação do Casarão do Comendador, onde atualmente funciona o museu. A conservação do prédio propiciou a valorização e preservação de outros bens, tanto edificações quanto manifestações imateriais. Para a 2ª Semana de Patrimônio, que acontece em março de 2021, optou-se por ampliar a discussão para que pessoas de outras modalidades pudessem se expressar e levantar debates voltados para a importância da preservação material, natural e cultural dos bens da região.
O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.
Serviço
Transmissões ao vivo da 2ª Semana do Patrimônio - dias 2, 3 e 4 de março.
Programação
Dia 2, terça-feira, 14h: “Novos desafios dos Museus em tempos de Pandemia”
Dia 3, quarta-feira, 14h: “Serra do Lenheiro: Patrimônio natural”
Dia 4, quinta-feira, 14h: “Os saberes populares e sua continuidade”
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei.
Última atualização: 25/02/2021