1 - Minas Gerais entra na Onda Roxa a partir desta quarta (17/3)

 
O site do governo de Minas Gerais informa que, a partir desta quarta-feira, 17 de março, todas as regiões do Estado entrarão na Onda Roxa do programa Minas Consciente, protocolo de biossegurança desenvolvido com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19. A medida terá validade, a princípio, por 15 dias. A Universidade Federal de São João del-Rei, em respeito à grave situação da pandemia, publicou portaria de adequação à Onda Roxa.
 
Segundo a assessoria do governo, “a decisão foi comunicada durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios municipais de saúde, em que foi relatado o agravamento da situação em todas as macrorregiões do Estado.” Na mesma reportagem, o governador Romeu Zema explica que “as filas nos hospitais só têm aumentado. Sabemos que a solução definitiva para esse cenário é a vacinação. Ela está mais rápida, mas ainda é insuficiente para garantir a queda na busca por atendimento médico. Por isso, não nos resta opção a não ser adotar medidas mais restritivas. É uma questão humanitária, para não assistirmos cenas de horror.”
 
Veja, abaixo, o que é a Onda Roxa, ou acesse, diretamente, a matéria publicada pela assessoria do governo aqui
 
Onda Roxa
Conforme a Deliberação nº 130, de 3 de março de 2021, do Comitê Extraordinário Covid-19, durante a vigência da Onda Roxa, somente poderão funcionar as atividades e serviços essenciais, elencados neste link, bem como seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeia de abastecimento e fornecimento.
 
As atividades e serviços essenciais deverão seguir o protocolo sanitário previstos pelo Minas Consciente e priorizar o funcionamento interno e a prestação dos serviços na modalidade remota e por entrega de produtos.
 
As atividades de operacionalização interna dos estabelecimentos comerciais e as atividades comerciais que se realizarem por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares, e de entrega de mercadorias em domicílio ou de retirada em balcão, vedado o consumo no próprio estabelecimento, estão permitidas, desde que respeitados o protocolo citado acima.
 
A Onda Roxa inclui, ainda, medidas como toque de recolher das 20h às 5h, proibição de circulação de pessoas sem máscara, proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais (exceto para buscar atendimento), barreiras sanitárias, proibição de eventos (públicos ou particulares).
 
 

2 - Acesso temporário à Biblioteca Virtual Pearson para a UFSJ

 
A UFSJ foi selecionada para um piloto gratuito da Biblioteca Virtual Pearson. Durante 60 dias, até 30 de abril, a comunidade acadêmica terá acesso gratuito à plataforma. Para realizar o primeiro acesso, os interessados devem se cadastrar com CPF ou passaporte, no caso de estrangeiros, neste link
 
O usuário também deve informar um e-mail para cadastro, que precisa ser confirmado após o acesso. O procedimento só poderá ser feito uma vez, então atenção às informações prestadas! A Biblioteca Virtual pode ser acessada pelo website do grupo, e também está disponível para Android e IOS no Google Play e na Apple Store.
 
A plataforma da Pearson oferece uma série de funcionalidades: estabelece metas de leitura, permite marcar páginas e texto, criar notas ao longo do livro, gerar citações, criar cartões de estudo e imprimir páginas das obras consultadas, mediante compra de créditos. A maior parte do acervo disponível conta também com o recurso Text to speech, do texto para a fala, que permite ouvir o conteúdo estudado.
 
A Pearson
Empresa de aprendizagem, com mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países, o grupo oferece conteúdo, avaliação e serviços digitais para estudantes, instituições educacionais, empresas, governos e outros parceiros ao redor do mundo.
 
A Biblioteca é um acervo digital composto por milhares de títulos em diversas áreas de conhecimento: Administração, Marketing, Engenharia, Direito, Letras, Economia, Computação, Educação, Medicina, Enfermagem, Psiquiatria, Gastronomia, Turismo e outras. A plataforma está atualmente disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de três milhões de usuários ativos. O acervo reúne ainda títulos de 25 editoras parceiras.
 
 

3 - Pós em Computação inscreve até sexta (19/3)

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) recebe inscrições para seu processo seletivo até a próxima sexta- feira (19/3). A documentação, descrita no edital, deve ser enviada para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br. A seleção se dará em etapa única, levando em conta currículo e plano do curso. São seis vagas, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional, Sistemas de Informação e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho.
 
 

4 - PPGPsi discute epistemologias na produção do saber acadêmico

 
Teve início na terça-feira (16/3), o ciclo de aulas Psicologias: epistemologias na atualidade. O evento vai até 13 de abril, sempre às terças-feiras, às 9h, com transmissão pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) no Youtube, no qual as aulas ficarão gravadas.
 
Idealizado pelo professor Wilson Camilo Chaves, em conjunto com estudantes da disciplina Pressupostos epistemológicos e tendências na produção do conhecimento em Psicologia, da grade curricular do doutorado, o ciclo de debates tem como objetivo promover discussões acerca dos pressupostos e tendências que orientam o trabalho de pesquisadores em Psicologia, com o intuito de construir conhecimento científico sobre as epistemologias próprias de um recorte de algumas das principais vertentes psicológicas abordadas na Universidade.
 
Os temas já definidos, com seus respectivos ministrantes, são: Psicologia Educacional, professor Daniel Magalhães Goulart (UNB); Psicologia Social, professor Aluísio Ferreira Lima (UFC); Psicologia Cognitiva-Comportamental, professores Almir Del Prette e Zilda Del Prette (UFSCar); Psicanálise, professores Richard Theisen Simanke (UFJF) e Mardem Leandro Silva (UEMG); e Psicologia em sua relação com as artes, professora Kátia Maheirie (UFSC).
 
 

5 - A pandemia à roda da poesia

 
Drummond certa vez escreveu, quando indagado sobre os motivos que o levavam a escrever poesia num mundo tão conturbado: “Poesia, o perfume que exalas é a tua justificação”.
 
Foi o verso do poeta itabirano que inspirou a “justificação” para a roda de conversa realizada na última sexta (12/3) com as poetas Socorro Nunes (Deced) e Maria Ângela Resende (Delac), mais o poeta pernambucano Pedro Américo de Farias, à volta das mais recentes produções poéticas que Socorro e Pedro lançaram na terça (16/3), com mediação de ninguém menos que Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Poesia.
 
As flores daqui são duras, de Socorro Nunes, e Desaboios, de Pedro Américo, são dedicados de um poeta para outro, e deixam perceber tramas insuspeitadas de nascimentos que evocam João Cabral, “uma faca só lâmina”, quando evocam silêncios e querências geográficas que alcançam universos, quase sempre cinzelados pela ritualística do sertão, que está em todo lugar.
 
Com exclusividade para a TV UFSJ, os autores trazem a público poemas que vêm reforçar a necessidade de se ler e de se fazer poesia como reforço de nossas identidades neste mundo pandêmico, que não resiste às redondilhas de Canudos, e muito menos ao silêncio lavrado do céu de Mandela. As flores são duras, mas ressoam, litúrgicas, e não morrem nunca.
 
Encomendas pelo WhatsApp: (32) 99103-8624 e (81) 99172-1434.
 
 

6 - CyRoS promove debate sobre empreendedorismo na Engenharia

 
A pauta do 10º Ciclo de Palestra do Time Inova CyRoS, do Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, nesta quarta (17/3), às 17h30, é Empreendedorismo na Engenharia: mercado e possibilidades. Os interessados podem se inscrever neste link, da plataforma Zoom; receberão o acesso pelo e-mail cadastrado.
 
A palestra será ministrada por Felipe Vitoriano, da empresa de tecnologia Vital Automation, que vai dividir com alunos, técnicos e professores da área da Engenharia, e com aqueles que se interessam pelo tema, sua experiência como empreendedor.
 
O Núcleo
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas desenvolve projetos na área da robótica, com o objetivo de viabilizar acessibilidade à comunidade acadêmica. A equipe é formada por integrantes de cursos distintos, como Engenharia Elétrica e Psicologia, o que permite ao projeto unir tecnologia aos cuidados necessários a cada usuário. Também atua em parceria com o Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Sinac), para melhor atender ao público-alvo do projeto.
 
 

7 - Pós em Artes Cênicas promove seminário: inscrições até sexta (19/3)

 
O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ, sob a supervisão do professor Alberto Tibaji, realiza, no período de 7 a 9 de abril, das 14h às 18h, o Seminário Mal de arquivo | Memória | Artes da cena.
 
As inscrições serão recebidas até sexta (19/3) neste link. O número de vagas é limitado, e será dividido entre as pós em Artes Cênicas da UFSJ (30 vagas) e a de Artes da UFC (20), e o público em geral (15 vagas).
 
O seminário tem como objetivo revisitar as passagens, nas quais circulam as dimensões do mal de arquivo, da memória e das artes da cena. Considerando a situação em que vivemos, em termos políticos e de saúde pública, surge a urgência de discussões que circulam nas passagens indicadas, trazendo à tona alguns questionamentos: o que merece e pode ser arquivado? O esquecimento é daninho? Que desafios as artes da cena apresentam à memória, à história e ao (mal de) arquivo?
 
Durante os encontros, serão discutidos três textos básicos: Mal de arquivo, de Jacques Derrida, tradução de Cláudia de Moraes Rego; Documento/Monumento, de Jacques LeGoff, tradução de Suzana Ferreira Borges; e Corpos co(se)m memórias: estratégias de re-enactment na dança contemporânea, de Timmy de Laet, tradução de Roberta Ramos Marques e Poliana Dantas. As discussões serão conduzidas pelo professor Alberto Tibaji (UFSJ) e pela professora Thereza Rocha, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
 

8 - Reforma administrativa questiona estabilidade no setor público

 
A reforma administrativa é tema da live que acontece na próxima quinta (18/3), na TV UFSJ, a partir das 19h30. Quem vai falar sobre o assunto é o assessor jurídico do Senado, professor, advogado e integrante da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD), Marcos Rogério de Souza. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é também especialista em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IBD). Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad.
 
A PEC nº 32/20 promete ser um dos assuntos mais polêmicos deste ano. Apresentada pelo Governo Federal em setembro do ano passado, prevê uma série de mudanças nas relações entre servidores públicos e Estado. As formas de ingresso no serviço público serão os concursos e as seleções simplificadas, estas para vagas por tempo determinado.
 
A proposta cria cinco modalidades de vínculos, sendo três de continuidade e dois temporários. No primeiro grupo, estão: permanente - carreiras de Estado; o de prazo indeterminado - grupo que terá garantias, mas não estabilidade; e o de experiência - substitui o estágio probatório, que poderá ter duração de acordo com a atividade. Já o temporário engloba: por prazo determinado, com contratos por projetos; e outro para lideranças e assessoramento.
 
A PEC impacta outro tema sensível, a estabilidade, criada para que o servidor possa resistir a pressões políticas ou de superiores. Se aprovada na íntegra, apenas servidores das categorias consideradas “carreiras de Estado” poderão ter estabilidade. A definição de quem fará parte desse grupo ocorrerá somente depois, em projeto de lei complementar.
 
Essas e outras regras previstas no texto, no entanto, não afetam militares, juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores, deputados e senadores. Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e poderá ser alterado, durante a tramitação, pelos parlamentares. Por se tratar de uma PEC, é necessária a aprovação por 3/5 dos parlamentares, em dois turnos, em cada Casa do Congresso Nacional.
 
 

9 - Pós em Engenharia Mecânica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado intitulada “Desenvolvimento e Caracterização de Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibras de Mamoeiro”, da discente Gabriela Luiza Cota Coura.
 
Quando: 18 de março, às 9h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Rodrigo Teixeira Santos Freire (UFSJ), Gilberto del Pino Garcia (UEA), Leandro José da Silva (UFSJ), Túlio Hallak Panzera (UFSJ) e Kívia Mota Nascimento (UFSJ) - suplente. 
 
 

10 - Universidade belga abre vaga para pós-doutorado

 
O Departamento de Ciências Farmacológicas e Farmacológicas da Vrije Universiteit Brussel-Belgium (VUB) está à procura de um pesquisador de pós-doutorado motivado para apoiar o projeto europeu “PANACHE: produção de moduladores de próxima geração de panexinas e conexinas como nova terapêutica no tratamento de doenças cardiovasculares inflamatórias , doenças hepáticas e articulares” (http://www.panache-project.eu/).
 
Descrição do trabalho
 
o Você estará envolvido em um projeto de pesquisa inovador focado no teste de novos medicamentos para o tratamento de doenças do fígado.
 
o Você realizará experimentos com animais, experimentos de cultivo de células e análises de biologia molecular.
 
o Seu trabalho científico deve resultar em vários manuscritos publicados em revistas internacionais revisadas por pares.
 
o Você ajudará na supervisão de alunos de teses de doutorado e alunos de teses de mestrado.
 
o Você participará da redação de propostas de financiamento.
 
o Você ajudará na organização de cursos práticos para alunos de bacharelado e mestrado em ciências farmacêuticas.
 
Perfil
 
o Você tem um doutorado em ciências farmacêuticas, ciências (bio) médicas, ciências veterinárias, ciências da bioengenharia ou equivalente.
 
o Você tem um mestrado em ciências farmacêuticas, ciências (bio) médicas, ciências veterinárias, ciências da bioengenharia ou equivalente.
 
o Você tem um certificado FELASA categoria C.
 
o Você tem ampla experiência na criação de modelos animais de doença hepática.
 
o Você é uma pessoa dinâmica e flexível.
 
o Você é capaz de trabalhar de forma independente, mas como membro da equipe, e com precisão.
 
o Você tem excelentes habilidades de apresentação e comunicação escrita e oral.
 
o Você tem um bom conhecimento da língua inglesa, tanto escrita quanto oral.
 
Oferta
 
o Um ambiente de trabalho jovem, dinâmico e estimulante.
 
o Um contrato anual renovável como pesquisador de pós-doutorado em tempo integral no VUB até 29 de fevereiro de 2024.
 
o Data de início: o mais rápido possível.
 
 
Contato
 
Prof. Mathieu Vinken, Ph.D., Pharm.D., E.R.T.
 
Departamento de Ciências Farmacológicas e Farmacêuticas
 
Faculdade de Medicina e Farmácia-VUB
 
Laarbeeklaan 103-1090 Bruxelas-Bélgica
 
Tel: +32 (0) 2 477 45 87
 
E-mail: mathieu.vinken@vub.be
 
Site: www.mathieuvinken.com
 
 
Inscrição
 
Envie seu arquivo de inscrição por e-mail para Mathieu Vinken. O arquivo do aplicativo deve conter:
 
- Uma carta de candidatura, incluindo a sua motivação para esta posição.
 
- Uma carta de apoio, de preferência de seu (s) orientador (es) de doutorado.
 
- Seu Curriculum Vitae, incluindo sua lista de publicações.
 
- Boletins, incluindo suas pontuações durante sua educação de mestrado.
 
- Seu doutorado e diplomas de mestrado.

Última atualização: 17/03/2021