1 - Inscrições de propostas para a 32ª edição do Inverno Cultural começam nesta segunda

 
Começa nesta segunda (17/5) o período de inscrições para as propostas artístico-culturais da 32ª edição do Inverno Cultural UFSJ 2021. Os interessados têm até o dia 27 de maio para se inscrever. Os detalhes estão no edital, que pode ser acessado em https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais.
 
Outras dúvidas podem ser enviadas para o email: invernocultural@ufsj.edu.br. O festival deste ano acontece entre os dias 21 e 29 de agosto, em formato on-line.
 
 

2 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Ensino remoto emergencial é aprovado no Conep

 
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) aprovou, na reunião extraordinária da última quarta, 22, a adoção do ensino remoto emergencial pela UFSJ. A maioria dos conselheiros seguiu o voto do relator do processo, professor Marconi de Arruda Pereira (Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades), favorável à retomada das atividades acadêmicas de forma remota.
 
Uma das bases de argumentação do parecer do relator foram os documentos enviados ao Conselho pela Comissão de Análise de Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ Covid-19, nos quais se delineavam três cenários para a retomada, além de uma série de diretrizes - discutidas coletivamente nas várias esferas representativas institucionais - que servirá de parâmetro para essa nova modalidade de ensino. “Devemos nos guiar pela convergência e intercessão dos interesses da comunidade na busca de soluções para as incertezas e inseguranças que nos cercam nesse momento”, ponderou o professor Marconi.
 
A votação das diretrizes para o ensino remoto emergencial na UFSJ volta ao debate nesta segunda, 27, a partir das 9h, quando o Conep se reúne novamente, para dar sequência à apreciação das diretivas ainda em pauta.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8099
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Proae desenvolve ações voltadas aos estudantes na pandemia

 
O Grupo de Trabalho Covid-19 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) promoveu, na última quinta, 23, a terceira reunião entre a equipe. Durante os encontros, os participantes buscaram desenvolver ações voltadas aos discentes nesse período de pandemia. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes no debate, realizado semanalmente.
 
A pró-reitora, Janice Alessandra de Carvalho, explicou que as reuniões surgiram a partir dos resultados do mapeamento promovido pela UFSJ, que apresentou as condições gerais da comunidade para lidar com a possível retomada das atividades didáticas. “Com base nas informações coletadas, identificamos a necessidade da realização de atividades focadas em amparar os estudantes de forma social, psicológica e física. Dessa forma, o GT foi criado para definir a maneira como serão efetuadas as ações e quais as prioridades a serem atendidas”, explica.
 
Atuação
A Proae atua de forma constante para assistir aos estudantes da instituição, o que continua durante a pandemia. Com foco em amparar os alunos, foram mantidos os pagamentos dos auxílios de promoção socioacadêmica, saúde, creche, emergencial e aqueles vinculados aos demais programas apoiados pela Pró-Reitoria.
 
De acordo com a pró-reitora, houve um aumento dos pedidos por parte dos discentes. O auxílio emergencial saltou de 7 pedidos, em março, para 130, em agosto. No caso do auxílio alimentação emergencial, 502 alunos receberão a contribuição no próximo mês. Em março, com o pleno funcionamento dos restaurantes universitários, não havia pedidos dessa natureza.
 
Os discentes que tenham interesse em saber mais sobre as ações disponibilizadas pela Proae podem acessar este link. Para entrar em contato, basta encaminhar e-mail para proae@ufsj.edu.br.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8104
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Julho 2020: Aprenda a higienizar ambientes para evitar Covid-19

 
A UFSJ concluiu, nesta terça-feira, 28, o ciclo de treinamentos Desinfecção química, higienização, máscaras e demais medidas preventivas contra o novo coronavírus, ministrado pelo professor do curso de Farmácia, Frank Pereira de Andrade. Após ser promovido em Sete Lagoas, São João del-Rei e Ouro Branco, a última etapa foi realizada no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, tendo como público-alvo os colaboradores terceirizados que atuam na limpeza e serviços gerais. Cerca de 130 pessoas participaram das atividades, que buscaram formar e conscientizar sobre ações e hábitos a serem adotados na higienização de ambientes para combater a Covid-19.
 
Durante o treinamento, o professor Frank Pereira ensinou procedimentos que contribuem para evitar o contágio pelo novo coronavírus. “Nosso intuito foi orientar os participantes sobre como promover a desinfecção dos ambientes e diminuir a carga viral e, assim, garantir a segurança dos funcionários, bem como das pessoas que usufruem dos espaços físicos da Universidade”, explica.
 
O conteúdo detalhou a frequência e o tipo de limpeza e desinfecção a ser feita em uma sala ou banheiro, além do uso e diluição correta do cloro ativo e outros agentes sanitizantes comprovados contra o novo coronavírus. As medidas para que as pessoas se mantenham seguras em qualquer ambiente também receberam destaque, como a utilização correta da máscara, práticas de distanciamento e a importância da higienização constante. As informações seguiram os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Educação (MEC).
 
A docente do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO), do Campus Alto Paraopeba, Daniela Fabrino, enfatizou a relevância das informações transmitidas no treinamento. “De maneira acessível, o conteúdo traçou um paralelo entre os cuidados a serem tomados em casa e as necessidades específicas do ambiente de trabalho, conscientizando os colaboradores terceirizados sobre o importante papel que exercem nesse contexto.” Ainda segundo a professora, que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, as orientações também serão repassadas a porteiros e vigilantes do Campus, com o intuito de maximizar os resultados e promover a conscientização de mais pessoas.
 
Presidente do Comitê de Enfrentamento, a vice-reitora Rosy Ribeiro explica que a UFSJ busca disponibilizar as informações produzidas nos trabalhos desenvolvidos pelos servidores da instituição, e o projeto do professor Frank alcançou excelência nesse sentido. “As informações do treinamento nos ajudarão agora, e em um futuro próximo, quando da flexibilização do isolamento. Temos imensa gratidão ao serviço prestado por essa equipe e nos colocamos à disposição para ajudar a colocar em prática o conhecimento que poderá proteger a nós e a nossas famílias”, conclui.
 
Conhecimento compartilhado
As orientações sobre como realizar a limpeza e a desinfecção correta dos ambientes também foram levadas a instituições de saúde. Ao todo, 18 hospitais e clínicas receberam o treinamento Desinfecção química em unidades de saúde contra o novo coronavírus, higienização e demais condutas para prevenir a propagação do vírus. O conhecimento e experiências do professor Frank Pereira foram compartilhados com profissionais de São João del-Rei, Divinópolis, Araçuaí, Pará de Minas, Carmo do Cajuru, Juatuba, Perdigão, São Joaquim de Bicas, Belo Horizonte, Oliveira e Barbacena.
 
De acordo com o docente, o conteúdo ministrado aos agentes de saúde tem como foco diminuir a contaminação deste público essencial nesse período de pandemia. “O treinamento visa ensinar como realizar uma desinfecção química das unidades de saúde, além de reforçar os cuidados necessários para que o profissional não carregue a carga viral para casa”, destaca.
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8107
 
 

5 - Nota de esclarecimento sobre planejamento do retorno das atividades presenciais

 
Confira abaixo nota Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei:
 
"Esclarecemos a comunidade acadêmica que a 'Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais' foi instituída pelo Conselho Universitário (Consu), por meio da Portaria nº 110, DE 19 DE MARÇO DE 2021, para planejar as linhas gerais para o retorno gradual das atividades presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
 
O objetivo da comissão é a elaboração de um documento baseado em critérios técnicos e nas demandas da comunidade acadêmica, e que apresente condições, limites e exigências para realização de atividades presenciais, em momento oportuno e com os critérios de segurança que contexto da crise sanitária exige.
 
Para permitir a elaboração do documento que será enviado ao Consu com maior fidelidade possível, foram desenvolvidos questionários específicos que nortearão esta comissão nos trabalhos. Por isso, é de extrema importância que a comunidade acadêmica os responda até o dia 20 de maio de 2021. É importante salientar, mais uma vez, que o documento ainda será discutido no Consu e que o retorno às atividades presenciais só será possível quando as condições sanitárias permitirem, e isso será realizado de forma gradual e planejada, priorizando as atividades administrativas e acadêmicas não adaptáveis ao remoto.
 
1)      Formulário para a coleta de informações junto a docentes, técnicos e colaboradores terceirizados de apoio administrativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcOt-1vsu2gFUQkirxdBdgveDS8mWaLLkJe8QGdygHun1Jpg/viewform
 
2)      Alunos da graduação e da pós-graduação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqSicoYr2IHPVZ7l4TPvX37IVQhVhdJ21nEmgse6C2nzytew/viewform?gxids=7628
 
Comissão Específica para a Definição das Linhas Gerais do Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João del-Rei."
 
 

6 - Inscrições para o Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test encerram nesta terça (18/5)

 
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) promove, neste mês, o workshop Skill-Based Workshop for the TOEFL iBT Test. Atenção: as inscrições na UFSJ encerra nesta terça (18/5), às 10h. 
 
No evento, diretores da ETS no Brasil apresentarão as principais habilidades avaliadas no TOEFL iBT, bem como os objetivos de aprendizado de cada pergunta avaliada no exame.
 
O workshop abordará os seguintes tópicos:
 
1ª Sessão: Overview of the TOEFL iBT + Reading + Listening.
2ª Sessão: Speaking + Writing.
 
Seguem informações adicionais e orientações sobre o evento:
 
O workshop é gratuito e será oferecido na modalidade virtual.
 
Datas: 27 de maio e 03 de junho de 2021.
 
Horário das sessões: das 16h às 18h (horário de Brasília).
 
Carga-horária total: 4 horas.
 
Data limite para inscrições (UFSJ): 18 de maio de 2021, até às 10h (horário de Brasília-DF).
 
Público-alvo: Professores, Estudantes e Funcionários Técnico-Administrativos das Universidades Associadas ao GCUB.
 
Número de vagas disponíveis: 95 (número total disponibilizado pelo GCUB para todas instituições conveniadas).
 
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O GCUB considerará as horas, minutos e segundos.
 
Os interessados deverão se inscrever, até o prazo previsto nesta mensagem, pelo link: https://forms.gle/14pWbJdBys6cogzA8
 
 

7 - Caderno para brincar e fazer cinema

 
Se as crianças não podem mais ir ao cinema, em função do necessário isolamento, exigido pela pandemia do novo coronavírus, o Programa de Extensão Educação, Cinema, Outros Territórios - ECOS, da Universidade Federal de São João del-Rei, leva a sétima arte até elas, às escolas e às famílias.
 
Foi a partir de processos de diferentes projetos de pesquisa, extensão e ensino, realizados em companhia da comunidade externa e de alunos e alunas da UFSJ, que o Caderno Imagear tornou acessível um rico material de estudo sobre infância, educação, imagens e brincadeiras. É um instrumental todo feito também dos sonhos de quem quer ajudar a desconstruir imagens limitantes e preconceituosas sobre o mundo e a cultura, a fim de sensibilizar o olhar para o cotidiano, para o encanto que se esconde por trás da correria do dia a dia.
 
Em meio à diversidade oferecida pelo Imagear, estão propostas de brincadeiras, ideias de montagens de brinquedos ópticos, como câmara escura, teatro de sombras, flipbook e lanterna mágica. A história do cinema é apresentada, passando pela animação, quadrinhos e fanzine. Além de reunir dicas de sites de busca de filmes nacionais de qualidade, com um catálogo de 38 indicações de curtas infantis com a temática direitos humanos. O foco é no cinema nacional ou latino americano, e em curta metragens menos disponíveis no circuito comercial, restrito a festivais e cineastas autorais.
 
De acordo com a equipe idealizadora do projeto, “tentamos falar um pouco de histórias contadas, mas também ocultadas sobre o cinema, de caminhos comuns e incomuns sobre como aprender cinema; falar de exercícios conhecidos e, também, inventivos com as imagens. E compartilhamos filmes de mais difícil acesso.”
 
A equipe é formada pelas organizadoras, Fernanda Omelczuk e Giovana Scareli, professoras do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced); pelas bolsistas do programa de extensão: Isabela Coura, Franciela da Silva Ferreira e Taís Cristina Gomes Soares; pelos bolsistas de iniciação científica: Paulo Henrique Ratti, Raiane Leite; e pelas voluntárias Flávia Sousa de Freitas, Jacqueline Silveira, Letícia Monica Barcelos Dias e Roberth Kelven Mathias da Paixão.
 
O Caderno pode ser impresso ou utilizado on-line, atingindo, dessa forma, escolas e educadores de diversas regiões, expandindo seu alcance para pais, mães e cuidadores que estão em casa com as crianças. E já segue uma trajetória feliz: lançado em meados de abril, no encerramento da disciplina Educação e Filosofia e Imagem: invenções e (em) pesquisas e (em) vidas II, o Caderno Imagear foi apresentado a alunos do curso de Pedagogia (e de outros) da UFSJ, podendo ser apreciado por professores de outras universidades, presentes ao evento. No começo deste mês, o Imagear pousou na 6ª edição do I Encontro de Cinema e Educação do Cine Tamoio (RJ): a equipe do projeto participou da mesa Cinema e Educação: projetos e metodologias.
 
História do programa
O programa ECOS, iniciado em 2018, está na segunda edição, e é integrado ao Grupo de Pesquisa, Educação, Filosofia e Imagem do Deced. Fernanda Omelczuk traz seu olhar sobre o sucesso da iniciativa: “Esse trabalho não seria possível sem a autonomia, o empenho e a dedicação das alunas do curso de Pedagogia na construção, diagramação e elaboração deste catálogo.”
 
Entre 2018 e 2019, o ECOS esteve presente no bairro São Dimas (SJDR), nas ruas, nas paredes e no centro comunitário da UFSJ, que se localiza entre o bairro e o Campus Dom Bosco. Foram realizadas sessões de cinema com exibição de curtas infantis nacionais, oficinas de jogos ópticos e atividades de criação com imagens. O grupo também esteve presente com os idosos, nas projeções no Albergue Santos Antônio e no Abrigo Tiradentes. A experiência é narrada pelas bolsistas Raiane, Franciela e Isabela: “Esses momentos proporcionam a partilha de um tempo e espaço comum em comunidade, para ver e brincar com o cinema. Trabalhar com educação e cinema amplia nossos repertórios fílmicos e nossas possibilidades de atuação dentro das escolas e de outros territórios. Uma maneira de pensarmos e falarmos de imagens, de termos uma formação estética e futuramente ecoá-la para nossos alunos.”
 
História do Imagear
O Caderno Imagear foi uma adaptação à quarentena, no início de 2020, que foi sendo prolongada para conter a propagação da Covid-19. Por segurança, as atividades com as crianças foram interrompidas. Em vista dessa realidade, pensaram em como continuar explorando e difundindo o cinema, em especial o cinema brasileiro, para a comunidade. Uma das possibilidades foi começar a publicar sugestões de curtas infantis no Instagram do ECOS. “Outra foi realizar um sonho antigo, que consistia em criar algo em que pudéssemos reunir e compartilhar um pouco do que fazíamos, e fornecer um dispositivo para auxiliar e incitar a experimentação do fazer cinematográfico e de outras referências que envolvem imagens”, relembram. Inicialmente, o foco era produzir material para escolas da cidade. Na construção coletiva, porém, a criação foi amadurecendo e se tornou um caderno para ser publicado virtualmente.
 
Fernanda Omelczuk fala com paixão dessa experiência: “Como se recriar um projeto de extensão e dar sentido a ele em meio à crise que vivemos? Como dar sentido a um projeto que tem como sentido fundamental a relação com o público externo, e isso ter sido interrompido? O que se ganhou nesse processo foi o material produzido para o catálogo. Eu coordeno, mas nada teria acontecido se não fosse o afeto e o comprometimento das alunas com o trabalho.”
 
Para escolherem os brinquedos ópticos e as brincadeiras, a equipe considerou o que Alain Bergala diz em seu livro A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola (2008). Esse autor não compreende os filmes como meros objetos, mas marcas finais de um “ato de criação”. Dessa forma, o cinema é entendido como uma arte que, para se aprender, é necessário, além de ver, imaginar e também experimentar, por meio dos exercícios de criação. De acordo com as alunas do projeto, “nossas escolhas de atividades foram direcionadas a essa experimentação, para que todas e todos se coloquem atrás das câmeras e escolham enquadramentos e planos, brinquem com sons e montagens, sensibilizem seus olhares para as imagens, usando sua própria prática inventiva de cinema no cotidiano.”
 
A seleção dos filmes foi fruto de uma curadoria atenta e cuidadosa nas plataformas on-lines e gratuitas de filmes nacionais e também em sites de festivais de cinema, que antes da pandemia ocorriam presencialmente em cidades específicas, em diferentes regiões do Brasil; durante a pandemia, se tornaram acessíveis no universo virtual. Os curtas escolhidos têm como recorte temático os direitos humanos, cada vez mais urgente e necessário em nossa sociedade. “Assim, em cada filme do catálogo, sugerimos temas como feminismo, cinema indígena, cinema negro, infância. Acreditamos no potencial dessas imagens selecionadas para descolonizar imaginários e construir uma sociedade mais igualitária e humana. Essas imagens e saberes nos constituem como futuras educadoras e esperamos poder expandi-los para os ambientes educacionais em que estivermos presentes”, explicam as bolsistas.
 
 

8 - Café com Matemática discute "Matemática aplicada às órbitas de corpos celestes" nesta quarta 

 
O projeto Seminários Café com Matemática realiza, nesta quarta-feira (19/5), a segunda palestra de 2021 com o tema "Matemática aplicada às órbitas de corpos celestes". O palestrante será o discente Yuri Reis de Castro. 
 
O evento começa às 19h, pelo Google Meet. Não é necessária inscrição prévia  e os participantes deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no site do Café com Matemática e na página do Facebook e do Instagram
 
 

9 - Pós em Biotecnologia convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação “MICRO-ORGANISMOS EFICIENTES NO CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS”, da discente Nathália Hiratsuka Camilo.
 
Quando: 19 de maio de 2021, às 8h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Joaquim Maurício Duarte Almeida (orientador/UFSJ), Adriano Guimarães Parreira (coorientador/UEMG), Melissa Grazielle Morais (UEMG), Nathália Lucca Silva (UNA) e Mairon César Coimbra (UFSJ) - suplente.
 
 

10 - Rotary lança campanha pela doação de sangue

 
Confira mensagem do Rotary Club, que promove, até 14 de junho, a Campanha "Ajudar tá no sangue". 
 
"Atuando em São João del-Rei a mais de 50 anos, o Rotary Club é considerado um clube de serviços que reúne por meio do companheirismo, profissionais de diversas áreas. Os seus associados são convidados para que, entre outras coisas, por meio do servir, possam desenvolver suas habilidades profissionais e utilizar suas competências técnicas para planejar e realizar projetos na comunidade. O clube compõe junto ao Rotaract Club e a Casa da Amizade o que conhecemos como Família Rotária de São João del-Rei.
 
O Rotary Club em sua história na cidade já desenvolveu e continua atuando com projetos nas mais diversas áreas, como: desenvolvimento profissional, meio ambiente, infraestrutura, saúde e outras. É nesse sentido que nos últimos anos a família rotária tem se empenhado em promover campanhas de Doação de Sangue, sabendo da necessidade de manter os estoques em nível estável.  Assim, nesse ano não poderia ser diferente. Mesmo em meio à pandemia da covid-19, que nos tem colocado em distanciamento social, para garantir a nossa segurança, não podemos nos esquecer de que ainda podemos fazer a diferença.
 
O Hemominas e seus diversos parceiros tem divulgado constantemente uma baixa na doação de sangue, o que nos alertou para a necessidade de pensar um projeto que pudesse conscientizar as pessoas sobre a necessidade da doação de sangue. Foi assim que Rotary, o Rotaract e a Casa da Amizade, em parceria com o 38º Batalhão da Polícia Militar - São João del-Rei e o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha se uniram para promover a campanha “Ajudar Tá No Sangue”.
 
Respeitando as medidas de segurança da covid-19, serão deixados panfletos com nossos parceiros e em alguns estabelecimentos comerciais, além da divulgação massiva nas plataformas digitais: Instagram e Facebook do Rotary e do Rotaract de São João del-Rei.  A campanha começará a ser divulgada dia 10 de maio e vai até 14 de junho, Dia Mundial Do Doador de Sangue."
 
* Com informações do Rotary Club

Última atualização: 17/05/2021