1 - Aluno novo? Saiba como acessar o Portal Didático UFSJ

 
Portal didático? Campus virtual? Você está chegando agora à UFSJ e não entende muito bem como acontecem as aulas on-line? O Núcleo de Ensino a Distância da UFSJ (Nead) desenvolveu um tutorial sobre o Portal Didático da UFSJ, chamado também de Campus Virtual. Trata-se de uma ferramenta de apoio à aprendizagem, um AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
 
O Campus Virtual ou Portal Didático utiliza a plataforma “Moodle”, que é amplamente utilizado para disponibilização de cursos por diversas universidades, por ser uma ferramenta flexível e poderosa para criar esses ambientes virtuais de aprendizagem.
 
O objetivo do vídeo desenvolvido pela UFSJ e apresentado na Acolhida Virtual aos Calouros é mostrar os principais recursos do campus virtual e como acessá-lo por meio do endereço campusvirtual.ufsj.edu.br.
 
Confira o tutorial aqui
 
 

2 - Últimos dias de inscrições para o Inverno Cultural

 
Falta pouco para encerrar o prazo de inscrições para seleção de propostas artístico-culturais que irão fazer parte da programação da 32ª edição do Inverno Cultural UFSJ. A remuneração vai de R$ 500 a R$ 7 mil, conforme categorias e modalidades especificadas em edital. Mas atenção: interessados devem se inscrever até quinta-feira, 27 de maio.
 
O festival de artes integradas acontece de 21 a 29 de agosto de 2021 em São João del-Rei/MG e na página www.invernocultural.ufsj.edu.br. Após ter a edição de 2020 cancelada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, neste ano, o Inverno volta em formato diferente: as atrações serão on-line, pelo site do evento.
 
Há a possibilidade de algumas atividades serem realizadas presencialmente, se, na época do festival, as condições de segurança sanitárias assim permitirem.
 
Serão até 75 propostas classificadas pelo edital, em 22 modalidades divididas em cinco áreas temáticas: Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura. Podem se inscrever grupos e artistas com CNPJ, de 17 a 27 de maio exclusivamente por e-mail; os participantes devem enviar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com a documentação exigida para cada modalidade.
 
A edição 2021 mantém o tema que seria do ano passado. O festival inspira-se na prática cômica ritualística do xamã do riso “Hotxuá”, do povo indígena Krahô, do norte do Tocantins, para afirmar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e o fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo e tornam-se como conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, a alegria, intensificada pela força e sabedoria dos povos originários que habitam nosso Brasil, se torna a afirmação da própria vida.
 
O edital pode ser acessado pelos endereços eletrônicos:
 
https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais ou https://www.ufsj.edu.br/proex/editais.php.
 
O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de julho no mesmo endereço eletrônico.
 
 

3 - Processo de Avaliação Socioeconômica: prazo para envio de documentos termina quinta (27/5)

 
Atenção para o prazo: alunos em situação de vulnerabilidade inscritos no Processo de Avaliação Socioeconômica (Pase) têm até quinta, 27 de maio, para enviar a documentação. Quem ainda não se inscreveu também tem esse mesmo prazo para efetuar inscrição.
 
A inscrição no Pase é o primeiro passo para que o estudante em situação de vulnerabilidade possa pleitear o Auxílio de Promoção Socioacadêmica, formado pelos auxílios Permanência, Alimentação, Transporte (não oferecido durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo pago no retorno das aulas presenciais) e Moradia. O formulário para inscrição está disponível em https://intranet2.ufsj.edu.br/siases2/.
 
O valor máximo do auxílio é de R$ 600 e se destina a garantir suporte financeiro aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial.
 
Os estudantes contemplados pelo Pase poderão acumular esse auxílio com qualquer espécie de bolsa acadêmica ou similares. O valor das referidas bolsas acadêmicas deverá ser informado à Proae, a partir do início de seu recebimento.
 
A classificação no Pase se dará por meio de processo avaliativo, cujo Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) é calculado a partir de critérios da equipe de Serviço Social da Proae, considerando a documentação apresentada. O valor a ser recebido pelo discente corresponde à porcentagem definida no perfil para o qual foi classificado.
 
O edital completo está em https://ufsj.edu.br/proae/editais_pase.php.
 
Podem se inscrever no Pase os estudantes que recebem auxílio emergencial e auxílio alimentação emergencial; os que foram contemplados nos Editais Pase 01, 02, 03/2018 e 01/2019; os que se inscreveram no Edital Pase 01/2020 (que foi cancelado); e os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho: Período "intenso" para a assistência estudantil

 
Ao analisar seus primeiros 12 meses à frente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Janice Carvalho comemora a ampliação dos benefícios aos estudantes na pandemia e revela que o principal desafio será lidar com os cortes orçamentários num momento em que aumenta o número de estudantes em vulnerabilidade.
 
Como você analisa esse primeiro ano de gestão?
Janice Carvalho: Foi um ano de muito trabalho, aprendizado e conquistas para a assistência estudantil. Nesse período, a Proae ampliou significativamente os benefícios oferecidos diretamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que garantiu a eles a segurança financeira para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia. Podemos afirmar que a palavra “intenso” define bem o nosso primeiro ano, porque a equipe precisou trabalhar dobrado para que todos os objetivos fossem cumpridos e os desafios superados.
 
Quais foram as principais dificuldades e as principais conquistas?
Janice Carvalho: Nossas principais dificuldades foram o número reduzido de servidores, as limitações orçamentárias e a falta de um sistema que atendesse a todos os processos da Proae. Nossas principais conquistas, entretanto, foram maiores: a criação de novos auxílios, como o Alimentação Emergencial, o Auxílio Deslocamento, o Emergencial e o Auxílio Inclusão Digital, para a compra de equipamentos e acesso à internet. Mantivemos a Proposta de Acolhimento Psicológico aos estudantes da UFSJ, por meio da organização de uma rede de profissionais voluntários e qualificados para atendimento a alunos da graduação e da pós. Incorporamos à Proae o Setor de Inclusão e Acessibilidade (Sinac) e tivemos a alegria de receber uma servidora formada em Psicologia, vinda da Federal de Ouro Preto, para trabalhar no Campus Alto Paraopeba.
 
Quais os principais desafios que a Proae tem pela frente?
Janice Carvalho: O primeiro deles será lidar com a significativa redução de recursos orçamentários para a assistência estudantil, justo num momento em que o número de estudantes vulneráveis aumenta. Entendo também que deveremos investir na implementação de sistemas e de outros recursos tecnológicos para tornar o trabalho mais eficiente e eficaz, de modo a facilitar, inclusive, a atualização das resoluções com aplicabilidade na nossa Pró-Reitoria. Assim como deveremos criar políticas prioritárias para a promoção da saúde mental dos estudantes, mesmo nesse cenário de escassez financeira.
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: Implementado Plano de Gerenciamento de Resíduos

 
Como marcas deste mês de novembro, podemos elencar premiações internacionais, projetos de extensão que tematizam a violência contra a mulher e a continuidade do financiamento de projetos para o enfrentamento da pandemia, simultaneamente a projetos administrativos de expressão, com destaque para a abertura do processo estatuinte na UFSJ, um dos principais propósitos da gestão 2020-2024. A última alteração no atual estatuto da UFSJ ocorreu em 2011. “Muito há o que ser revisto para tornar a UFSJ uma instituição que funcione mais adequadamente nos tempos que ora se descortinam” , avalia a vice-reitora Rosy Ribeiro, relatora da proposta votada pelo Conselho Universitário.
 
O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) da UFSJ tem por objetivo promover a gestão de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta, seguindo os requisitos legais. O gerenciamento abrange da geração ao destino final, passando pelas etapas de implementação e operação; verificação e ações corretivas; análise crítica da administração.
 
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o gerenciamento de resíduos engloba uma série de atividades, realizadas de forma direta ou indireta, no processo de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e destinação final adequada ao meio ambiente. A gestão de resíduos deve também considerar como prioridades: não geração; redução; reutilização e reciclagem.
 
Na UFSJ, os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final são prestados pela empresa Oxigás Resíduos Especiais. A legislação vigente estabelece normas de credenciamento para as licenças ambientais concedidas às empresas responsáveis ​​por operarem tais serviços.
 
Até o momento, foram coletados aproximadamente 200 quilos de resíduos, que passaram por tratamento e destinação ambiental adequados, conferindo à Universidade o Certificado de Destinação Final (CDF). O Plano de Gerenciamento de Resíduos da UFSJ vem sendo implementado pela Pró-Reitoria de Administração, por meio do Centro Ambiental. Nos campi de São João del-Rei, o fiscal gestor administrativo é o técnico Gustavo Almeida.
 
Como solicitar a coleta de resíduos
Nos campi de São João del-Rei, requisitos de coleta de resíduos podem ser solicitados por meio deste formulário. Nos campi fora de sede, os pedidos às empresas contratadas são gerenciados pelos fiscais de cada um deles: Marcelo Luis Alves, no CAP; José Arimateia de Aleluia Júnior, CCO; e Julio Cesar da Silva, no Campus Sete Lagoas. As requisições serão atendidas conforme cronograma prévio estabelecido entre o Centro Ambiental e a empresa de coleta. Mais informações: nucleomeioambiente@ufsj.edu.br.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8385.
 
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: Consu inicia Processo Estatuinte na UFSJ

 
Reunido na segunda, 9, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou a resolução 22/2020, que estabelece os procedimentos para instauração do Processo Estatuinte, o conjunto de ações visando à elaboração do novo Estatuto da UFSJ. Em sua maior parte, a resolução traz o regulamento do referido processo, que acontecerá com a participação democrática dos três segmentos da comunidade universitária e de membros da comunidade externa.
 
A resolução prevê que o Processo Estatuinte seja conduzido por duas comissões: o Comitê Organizador do Processo Estatuinte (Cope) e a Comissão Estatuinte (CE). O Cope se responsabilizará, por exemplo, por iniciar a divulgação do Processo Estatuinte, atuando como instância de recurso das decisões da Comissão Estatuinte.
 
O Comitê terá a seguinte composição, sempre um titular e um suplente: docente, técnico, estudante, escolhidos por aqueles que representam a categoria no Conselho Universitário. Além disso, o Cope terá mais dois representantes (titular e suplente) de cada segmento, indicados por meio de votação entre seus pares.
 
A Comissão Estatuinte (CE) tem, entre suas atribuições principais, a de executar a metodologia deliberativa, e elaborar a minuta do Estatuto, que será submetida ao Consu. Essa Comissão será formada por 49 delegados estatuintes eleitos: 15 docentes, 15 técnicos administrativos, 15 estudantes e quatro membros da comunidade externa.
 
Para a relatora do processo no Consu, a vice-reitora Rosy Ribeiro, as regras constantes da Resolução nº 22 foram elaboradas a partir do trabalho da comissão nomeada para estudar as normas de funcionamento da reforma administrativa e acadêmica da UFSJ. Presidido por Rosy, o grupo reuniu também o técnico-administrativo Lucas Resende Aarão, a professora Maria Clara Oliveira Santos e o estudante Lucas Fernandes Lopes.
 
Cronograma
De acordo com o cronograma geral de atividades do Processo Estatuinte, que consta no Anexo I da Resolução, as inscrições de membros para o Cope deverão ocorrer nos próximos 20 dias, contados a partir da data da aprovação no Consu. O processo de escolha estará a cargo da Comissão Eleitoral da UFSJ.
 
Segundo o voto da relatora, a última alteração no atual estatuto da UFSJ ocorreu em 2011. Entretanto, segundo Rosy, partes da estrutura organizacional da UFSJ não constam nessa atual versão, caso da direção de Centro, campi fora de sede, Assessoria para Assuntos Internacionais, entre outras.
 
Ainda de acordo com o parecer da relatora, “muito há o que ser revisto para tornar a UFSJ uma instituição que funcione mais adequadamente nos tempos que ora se descortinam.” Assim, a professora Rosy propôs que o Regimento Geral seja também estudado e revisto, assim que o Estatuto seja votado e aprovado.
 
Além de ser uma necessidade “já percebida” pela comunidade acadêmica, a relatora destacou que a “revisão de processos e a reestruturação da gestão acadêmica e administrativa que possam responder às atuais demandas institucionais” é um dos principais propósitos da gestão 2020-2024.
 
A resolução completa, com o cronograma para participação no Processo Estatuinte, foi publicada hoje, 16, na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores, neste link
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8400.
 
 

7 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: Nova chamada para auxílio a projetos de combate à pandemia

 
A UFSJ lançou, na segunda, 16, com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), a segunda etapa do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus impactos e efeitos (PIE-COVID-19). As inscrições vão até 30 de novembro, exclusivamente por este e-mail.
 
Desde o início da crise sanitária, o PIE-COVID-19 tem contribuído para o desenvolvimento de ações transversais e interdisciplinares para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, executadas por servidores e discentes junto às comunidades nas quais a UFSJ está inserida. Nessa nova chamada de demanda estimulada, que traz oito frentes de ação, o objetivo é o cadastramento e registro das atividades em desenvolvimento e a serem implementadas, seja no âmbito de projetos e programas vigentes e em execução, ou proposição de ações temporárias e emergenciais.
 
Podem se inscrever servidores do quadro permanente da UFSJ em efetivo serviço, que devem ficar atentos às regras dessa segunda chamada, pois houve mudanças em relação à anterior, que podem implicar em desclassificação das propostas. O período para realização dos projetos é de até seis meses, com início a partir de 4 de janeiro, e término em 30 de junho de 2021. Mais informações: setex@ufsj.edu.br.
 
 
Link para a matéria original: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=8403.
 
 

8 - Seminário "Extensão em Encontros" começa nesta terça (25/5)

 
Confira mensagem do Setor de Extensão Universitária (Setex) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex): 
 
"A Proex convida a todos a participarem do Seminário 'Extensão em Encontros', que irá ocorrer entre os dias 25 e 27 de março. O seminário abordará os conceitos, diretrizes e desafios da Extensão Universitária, inserção nos currículos e o resgate da história da relação da FunRei/UFSJ com a comunidade. O seminário será realizado em plataforma virtual, com acesso gratuito. Todas as mesas contarão com a participação de intérpretes de libras.
 
Para participar do Seminário basta acessar os links constantes na pagina https://ufsj.edu.br/extensao/seminario_de_extensao.php. Há um link para cada mesa do Seminário. Também é possível participar ao acessar o canal do youtube da TV UFSJ."
 
 

9 - Indetec promove palestra sobre Empreendedorismo Social

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) promove, nesta quinta (27/5), às 17h, uma palestra sobre Empreendedorismo Social. O evento será ministrado pelo professor Daniel Calbino Pinheiro, do Departamento de Engenharia Florestal (Deflo) - campus Sete Lagoas da UFSJ.
 
O encontro tem como objetivo ensinar e esclarecer dúvidas sobre o conceito de Empreendedorismo Social - uma forma de empreender que busca uma vida mais justa, em que o meio ambiente é preservado e as diferenças sociais são reduzidas, empenhando-se em proporcionar oportunidades iguais para todos.
 
As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, aqui. O link de acesso será enviado no dia do evento.
 
Para mais informações, acesse o Instagram da Indetec
 
Daniel Calbino Pinheiro
Graduado em Administração pela UFSJ, Daniel é mestre e doutor em Administração pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto da UFSJ e atua na área de pesquisa, principalmente com os temas: Estudos Organizacionais Críticos, Economia Solidária, Autogestão, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Tecnologias Sociais, Pedagogia Crítica, Agroecologia e Extensão Rural.
 
 

10 - Livro trata do ensino de Geografia para crianças

 
Acaba de ser publicado, pela editora Vicenza Acadêmica, o livro “A leitura da palavra Mundo e o ensino de Geografia para crianças”, dos professores Samara Mirelly da Silva (Rede Estadual de Ensino de Divinópolis) e Vicente Leão (Departamento de Geociências UFSJ). A obra deriva da dissertação de mestrado da autora, orientada pelo docente, no Programa de Mestrado em Geografia (PPGeog).
 
Em 2017, Samara Silva defendeu a dissertação “A presença dos conceitos estruturadores do conhecimento geográfico nos cursos de Pedagogia em Minas Gerais”. Esse trabalho veio coroar seu interesse pelo ensino de Geografia nos primeiros anos escolares. Já no início da licenciatura na UFSJ, Samara encontrou na sua cidade natal, Marilândia (MG), um novo olhar para a Geografia, como fonte de interesse pelo aluno, a partir da compreensão do mundo onde vive. E revendo sua trajetória estudantil, ela pode compreender melhor como se dava o aprendizado de Geografia nas escolas. “Motivada por este questionamento, e com a orientação do professor Vicente Leão, comecei a pesquisar o ensino de Geografia nas primeiras etapas da Educação Básica. Assim, desenvolvemos uma iniciação científica, premiada no XI Congresso de Produção Científica da UFSJ, e também um projeto de extensão, sempre com o objetivo de compreender o ensino de Geografia, o fazer e a formação docente”, relembra.
 
A pesquisadora diz ter escolhido os primeiros anos da Educação Básica principalmente pela importância apontada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia, de se trabalhar, ao longo dos ciclos iniciais, a partir do espaço de vivência dos alunos.
 
Vitória
O livro tem 169 páginas, divididas em quatro capítulos que tratam dos temas “Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: para quê?”, “Formação de professores”, “Os cursos de Pedagogia modalidade presencial das Universidades Federais em Minas Gerais” e “Grupo focal: formação e atuação docente”.
 
Reforçando a luta pela educação de qualidade para todos, Samara define esse livro como uma "vitória". Ela entende também que, ao investigar mais especificamente os direcionamentos que são dados à Geografia, “espera contribuir para o debate em torno da formação de pedagogos e professores no âmbito das realidades curriculares da formação inicial, saberes docentes e práticas educativas no contexto da educação geográfica”, diz a pesquisadora.
 
Leitura do mundo
O orientador da pesquisa, professor Vicente Leão, ressalta que durante esse trabalho, o objetivo foi entender o processo de formação dos professores nos cursos de Pedagogia, os quais são responsáveis pela alfabetização geográfica dos alunos da educação básica nos anos iniciais. “Objetivamos, também, conhecer qual Geografia se ensina nos anos iniciais e como esses saberes se relacionam com o espaço de vivência dos alunos”, completa.
 
Na condição de quem orientou a pesquisa e a adaptação do texto para publicação, Leão diz que este livro é destinado aos docentes que atuam nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Geografia, pois contribui para o entendimento de como os nossos professores são formados e estimula a interdiscursividade e a cooperação entre esses cursos. Mas serve, principalmente, aos professores atuantes nos anos iniciais, uma vez que permite entender a importância de diálogo entre os saberes científicos e os saberes previamente constituídos pelas crianças em seus espaços de vivência. “Para a criança, a leitura do mundo se antecipa à alfabetização formal. Nesse sentido, é fundamental promover o encontro/confronto entre os saberes cotidianos, ricos em experiências, por serem “grávidos de mundo”, como nos diz o educador Paulo Freire”, observa Vicente Leão.
 
O livro "A leitura da palavra Mundo e o ensino de Geografia para Crianças” pode ser adquirido neste link

Última atualização: 25/05/2021