1 - "O estudante que passa pela extensão torna-se um profissional mais qualificado"

 
Em abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ aprovou a Resolução 008, que regulamenta a extensão nos currículos dos cursos de graduação e, de forma facultativa, da pós. Mas o que isso representa para os alunos e os extensionistas em geral? Segundo a professora Olgamir Amancia (Unb/Forproex), que ministrou palestra e conversou com o público do Seminário Extensão em Encontros, na terça-feira (25/5), trata-se de uma conquista histórica.
 
Confira a matéria completa
 
 

2 - Inscrições para Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes estão abertas

 
Já estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil. O projeto tem por objetivo a proposição de oferta coletiva, no âmbito da Andifes, de cursos a serem oferecidos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. Desta forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual que vise à promoção do Ensino Federal brasileiro no exterior; a valorização e disseminação da(s) língua(s) e da diversidade cultural brasileira em âmbito internacional; o aumento da atratividade internacional das IFES brasileiras e a dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas".
 
Apesar de ser um programa voltado para a Mobilidade Internacional, serão reservados um percentual de 30% para alunos, docentes e técnicos administrativos brasileiros.
 
Mais detalhes nesta página
 
* Com informações da Assin/UFSJ
 
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: UFSJ conquista prêmio internacional pelo Flagship

 
O American Council, por meio do American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL), concedeu à UFSJ o ACTFL Global Engagement Initiative Award, prêmio que busca reconhecer experiências inovadoras de ensino/aprendizagem de línguas que envolvem uma vasta gama de experiências de engajamento cultural, para a construção de um currículo linguístico que ultrapasse a mera mobilidade acadêmica tradicional.
 
Confira a matéria completa
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: Não violência contra a mulher é tema de cartilha

 
O programa de extensão Entre idas e vindas: construindo fluxos e fortalecendo redes de cuidado à mulher em situação de violência no município de São João del-Rei promove o lançamento de cartilha informativa https://linktr.ee/idasevindasufsj sobre o tema, nesta sexta, 27. A ação marca as atividades realizadas para pensar o Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas, celebrado no dia 25 de novembro. Com intuito de marcar a data, o programa disponibiliza diversos posts sobre o assunto em seu Instagram https://www.instagram.com/idasevindasufsj/?hl=pt-br, onde também o material será publicado em formato digital, para ampla divulgação.
 
Confira a matéria completa
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Novembro 2020: Professor da UFSJ entre os cientistas mais influentes

 
O professor Josefredo Rodriguez Pliego Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química da UFSJ (PPGMQ), integra ranking internacional dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. A pesquisa avaliou 2.030 instituições científicas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, Portugal e Japão. O país lidera a divulgação científica em suas instituições e centros de pesquisa, e é o que mais usa redes sociais para esse fim.
 
Confira a matéria completa
 
 

6 - DCE promove acolhida virtual de novos alunos

 
Confira convite do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSJ para a acolhida de novos estudantes:
 
"Olá caloures!!
 
No dia 28 de maio, acontecerá a Acolhida do DCE-UFSJ: por Vida, Pão, Vacina e Educação! Para a recepção de caloures de 2021, realizaremos uma Live com as representações estudantis e sindicais com as quais dialogamos, uma introdução ao nosso DCE, e contextualização do nosso tema. Além disso, terá um segundo momento cultural, de música, teatro e poesia, e de apresentação dos Centros e Diretórios Acadêmicos da UFSJ. A transmissão será feita pelo canal do Youtube do DCE UFSJ a partir das 18h.
 
Você pode se inscrever para o momentos cultural por esse link: https://forms.gle/rKpscL7LxJtf3ZcG8
 
Enviaremos, em breve, um novo e-mail com a programação completa da Acolhida!
 
Parabéns pela aprovação, seja bem-vinde! Esperamos por você!!"
 
Confira mais informações aqui
 
 

7 - Abertas as inscrições para atividades do “Circo da Ciência” na SBPC Jovem on-line

 
A Universidade Federal de Juiz de Fora, sede da próxima Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com as instituições parceiras, está com inscrições abertas para as atividades do “Circo da Ciência” na SBPC Jovem on-line. Os interessados devem indicar as iniciativas até o dia 31 de maio, por meio de formulário eletrônico
 
As atividades do Circo da Ciência serão integradas a SBPC Jovem on-line e o formulário permite que os proponentes escolham qual tipo de ação pretendem realizar, entre elas, exposições ou mostras virtuais; Vídeos de construção de experimentos ou oficinas; Vídeos de visitas guiadas a centros e museus de ciência; Aplicativos ou jogos científicos; Conteúdo para podcast de até 20 minutos; ou outras modalidades que possam ser desenvolvidas on-line.
 
A “SBPC Jovem e Família” pretende realizar ações virtuais com atrações para todas as idades. Diante dessa perspectiva, durante o ato de inscrição, os proponentes devem também anunciar os nomes das atividades, descrevê-las sucintamente, definir o público-alvo – faixa etária e nível de escolaridade -, e enviar o link da atividade proposta para ser avaliada.
 
De acordo com o coordenador da SBPC Jovem e Família, na 73ª Reunião Anual, professor Elói Teixeira, o objetivo das atividades, além de abranger a comunidade universitária, deve proporcionar um envolvimento com o público do ensino básico e com a população em geral. “Essas ações são voltadas para a divulgação e popularização da ciência e devem apresentar uma linguagem que permita o acesso de toda a comunidade, tanto a escolar, quanto a população em geral.”
 
Avaliação dos projetos
Segundo Teixeira, os proponentes precisam ter ciência de que as propostas encaminhadas à organização do evento serão avaliadas pela coordenação do evento, juntamente com outros membros da comissão organizadora, para que possam ser analisadas as atividades submetidas.
 
“As avaliações serão realizadas por uma equipe composta pela coordenação da SBPC Jovem e também da Diretoria de Imagem Institucional, por meio dos jornalistas do setor de divulgação científica. Esperamos que as pessoas participem e que tenhamos muitas atividades para promover a divulgação da ciência e envolver a toda a sociedade, não só a comunidade acadêmica das universidades e os institutos de pesquisa, mas a população de uma forma geral”, explica o professor.
 
A organização do evento salienta que o envio da sugestão não implica na aceitação da mesma, portanto, é importante destacar a possibilidade de a proposta não ser aprovada.
 
SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFJF realizarão a 73ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Com o tema “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da Covid-19.
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da UFJF
 
 

8 - Defesa de dissertação da Pós em Engenharia Elétrica

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "CONTROL DESIGN FOR CYBER-PHYSICAL LPV SYSTEMS UNDER DOS ATTACKS: A PACKET-BASED APPROACH", do mestrando Paulo Sérgio Pereira Pessim.
 
Quando: 27 de maio, às 13h30, na Plataforma RNP
Banca: professores doutores Márcio Júnior Lacerda (orientador/UFSJ), Valter Júnior de Souza Leite (Cefet-MG), Reinaldo Martinez Palhares (UFMG) e Eduardo Stockler Tognetti (UNB).  
 
 

9 - Pós em Ciências Agrárias convida para qualificação de mestrado

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para a defesa de qualificação da dissertação “GEOAMBIENTES E RELAÇÃO SOLO-VEGETAÇÃO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA SANTA HELENA, SETE LAGOAS, MG", do mestrando WELTON PEREIRA DA ROCHA JUNIOR.
 
Quando: 27 de maio, às 8h, no Google Meet
Banca: professores doutores André Thomazini (orientador/UFSJ), João Helbert Moreira Viana (Embrapa) e Samuel Caixeta Petraccone (UFSJ) .
 
 

10 - Defesa de qualificação de dissertação da Pós em Música

 
O Programa de Pós-graduação em Música convida a comunidade acadêmica para a defesa de qualificação da dissertação "Análise das Características Caligráficas de Manuscritos Autógrafos Atribuídos a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita: uma proposta de identificação de autoria", do mestrando Silas de Lelis Silva Freitas.
 
Quando: 27 de maio, às 14h, pelo Youtube
Orientador: professor José Antônio Baêta Zille (UEMG).

Última atualização: 26/05/2021