1 - Inscrições para PQualis começam na próxima terça (1/6)

 
Confira mensagem do Sesed/Progp sobre o lançamento do edital do PQualis:
 
"A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed), lançou o edital do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis). As inscrições deverão ser feitas no período de 1º a 11 de junho de 2020 e a lista dos contemplados será divulgada a partir do dia 21 de junho de 2021.
 
Instituído pela Resolução nº 013/2017/Condi, o PQualis tem por objetivo promover sistematicamente a qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ, proporcionando a elevação da titulação no âmbito da instituição, bem como a formação continuada, com foco na excelência do ensino, pesquisa e extensão, melhorando as condições de trabalho e como elemento motivacional para a progressão na carreira.
 
O edital e os formulários para inscrição devem ser consultados na página da Progp." 
 
 

2 - Proen disponibiliza passo a passo de procedimentos das coordenadorias

 
Já está disponível na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) a relação de procedimentos e fluxos de processos mais comuns realizados pelas coordenadorias dos cursos de graduação. O “mapeamento” tem como objetivo contribuir para minimizar as dificuldades encontradas pelas coordenadorias de curso diante da falta de procedimentos padrões organizados até então. 
 
Confira a matéria completa
 
 

3 - Live Fapemig celebra 35 anos convidando o professor Mario Neto Borges

 
Como parte das comemorações de seus 35 anos, a Live Fapemig do mês de maio discutirá a importância das agências de fomento à pesquisa para o desenvolvimento do nosso país. Parte vital do sistema brasileiro de CT&I, essas agências fomentam e induzem a produção do conhecimento em todas as áreas.
 
Para falar sobre o assunto, os convidados serão o ex-presidente da Fapemig, Confap e CNPq, e ex-reitor da UFSJ, professor Mario Neto Borges. O encontro acontece na próxima segunda-feira, 31 de maio, às 15h, pelo canal da Fapemig no YouTube. 
 
Leia a matéria
 
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho: Pplan destaca realizações

 
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (Pplan) comemora os resultados positivos do primeiro ano de gestão. Os desafios trazidos pela pandemia fizeram a equipe se reinventar para executar as atividades propostas e alcançar as metas previstas. As estratégias definidas possibilitaram a execução de 99% do orçamento, cujos recursos foram direcionados a manter o funcionamento da Universidade, além de promover a contratação de obras relevantes para a instituição e a comunidade acadêmica. Para saber mais, confira a entrevista com o pró-reitor Renato da Silva Vieira
 
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: CPA quer saber como foi sua experiência no período remoto

 
Já está on-line a pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSJ para saber de professores, estudantes, técnicos administrativos e servidores terceirizados como foi a experiência ao longo do primeiro período do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa não demanda mais do que três minutos, e é de grande importância para que a Comissão possa acompanhar os processos e indicar caminhos para melhorias.
 
Confira a matéria completa
 
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: Conep regulamenta a Formação em Extensão na UFSJ

 
Os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (Conep) aprovaram, por unanimidade, o anteprojeto de resolução que cria e regulamenta a Formação em Extensão na UFSJ. Em reunião realizada na última quarta-feira, 9, os conselheiros debateram sobre os itens do documento que orienta a inclusão da Extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade. O professor Peter de Matos Campos foi o relator do processo que, por estar atrelado a uma decisão anterior, aprovou também anteprojeto que modifica a Resolução UFSJ/Conep nº 027, que estabelece definições, princípios, graus acadêmicos, critérios e padrões para a organização dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da UFSJ.
 
Confira a matéria completa
 
 

7 - 365 dias de (muito) trabalho / Dezembro 2020: Resultado da 2ª etapa do programa de enfrentamento à pandemia

 
A chamada do Programa institucional de auxílio ao enfrentamento à pandemia Covid-19, seus impactos e efeitos (PIE-Covid-19), segunda etapa, teve o resultado publicado ontem, 16 dezembro, no site https://ufsj.edu.br/proex/covid-19.php. O edital tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).
 
Confira a matéria completa
 
 

8 - NoizAvua Aero recebe inscrições de estudantes até domingo (30/5)

 
A Equipe NoizAvua Aerodesign recebe, até 30 de maio de 2021, inscrições para o Processo Seletivo 2021.1/ERE 3 para a admissão de membros efetivos. De acordo com o edital (inserir link), as oportunidades são para assessores de Aerodinâmica, de Mecânica, de Desenho e Simulação, de Elétrica, de Estabilidade, de Gestão de Projetos e de Desempenho.
 
A carga horária mínima a ser cumprida pelos membros selecionados será de oito horas semanais, com dedicação mínima de 1 ano. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve estar matriculado no 3º Ensino Remoto Emergêncial (ERE) no ano de 2021 em qualquer um dos cursos de Engenharias da Universidade Federal de São João del-Rei – campus Alto Paraopeba. 
 
Inscrições e mais informações nesta página
 
 

9 - Prazo para inscrições no Programa de Mentoria do Indetec termina na segunda (31/5)

 
A Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Indetec) está com inscrições abertas, durante todo o mês de maio, para servidores que tenham interesse em participar do Programa de Mentoria, na modalidade a distância e/ou presencial.
 
Confira a matéria completa
 
 

10 - Brinquedoteca da UFSJ lança pesquisa para conhecer as demandas do público acadêmico 

 
Confira mensagem da Brinquedoteca da UFSJ:
 
"Você conhece a brinquedoteca da UFSJ?
 
A equipe responsável pela brinquedoteca da UFSJ convida a comunidade acadêmica a contribuir, neste contexto de pandemia, com informações que permitam a construção de propostas de atividades lúdicas virtuais, que sejam pertinentes para essa comunidade. Temos também o objetivo de iniciar uma conversa que visa conhecer melhor as demandas do público acadêmico em relação à brinquedoteca universitária.
 
Podemos contar com seu auxílio? 
 
Como?
 
Através do preenchimento de um formulário bem curtinho disponível em https://cutt.ly/DnyoLYD." 

Última atualização: 28/05/2021