1 - 7ª chamada do Sisu será publicada dia 7 de junho
A Copeve/UFSJ divulgou a inclusão de uma chamada extra do Sisu 2021/1, a 7ª chamada, para suprir vagas existentes.
A chamada será publicada na segunda-feira, dia 7 de junho. O período de pré-matrícula on-line vai de 7 a 9 do mesmo mês, e o envio de documentação, até 11 de junho.
2 - Fapemig: Mudanças na exigência de domicílio em bolsas PAPG
Em mais uma ação que tem como objetivo minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 sobre as pesquisas desenvolvidas em Minas Gerais, a Fapemig acaba de realizar alteração em suas regras do Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG). De acordo com a
Portaria PRE nº 017/2021, fica autorizado, excepcionalmente, que o domicílio em Minas Gerais seja opcional para alunos bolsistas desse Programa.
A Portaria destina-se a atender as necessidades de moradia dos mestrandos e doutorandos para o desenvolvimento ou a conclusão dos seus cursos. Ressalta-se que isso não acarreta financiamento de despesas adicionais e que a norma não poderá ser aplicada quando as atividades presenciais necessárias ao desenvolvimento do curso não possam ser supridas adequadamente por meio de ensino à distância ou outros meios, como atividades laboratoriais e de campo. A mudança poderá ser aplicada às bolsas já em vigor na data de publicação da Portaria e àquelas que vierem a ser concedidas durante o período de restrições provocadas pela pandemia.
Atenção! A decisão sobre a excepcionalidade de residência dos bolsistas cabe à instituição de ensino, coordenação de curso ou instancia similar. Para operacionaliza-la, os coordenadores setoriais dos programas de pós-graduação devem acessar o sistema Everest e anexar autorização de residência fora de Minas Gerais juntamente com o termo de compromisso dos bolsistas, ou mantê-lo arquivado para fins de prestação de contas.
3 - 365 dias de (muito) trabalho / Janeiro 2021: Sistema de provas on-line facilita rotina de professores no período remoto
O primeiro mês do ano de 2021 começou com a retomada do Ensino Remoto Emergencial (ERE), e o retorno às aulas de milhares de alunos da UFSJ, na graduação e na pós. Diante dessa realidade, foi desenvolvido o sistema de provas on-line, alternativa encontrada por docentes do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) para a aplicação de avaliações durante a pandemia. A respeito da viabilidade da retomada presencial das atividades de práticas laboratoriais nos cursos de Medicina, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) deliberou que a suspensão dessas atividades permanecem suspensas. A aula inaugural do segundo período remoto emergencial na UFSJ foi proferida por pesquisadoras brasileiras de renome internacional, Ester Sabino (USP) e Waleska Caiaffa (UFMG), que atuam ativamente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em janeiro a UFSJ sediou o Enem e foi destaque do jornal Estadão por manifestar preocupação com a lotação dos alunos nas salas de prova. E a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), divulgou edital para inscrições de candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
4 - 365 dias de (muito) trabalho / Janeiro 2021: Aberta a temporada de Bolsa Sanduíche no exterior
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) da UFSJ divulgou edital para inscrições de candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação ao qual é vinculado, anexando o formulário de inscrição (
anexo II do edital) e a documentação exigida, entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro deste ano.
5 - 365 dias de (muito) trabalho / Janeiro 2021: Estadão destaca que UFSJ mostrou preocupação com lotação de salas
Segundo
notícia divulgada hoje, 22 de janeiro, pelo Estadão, documento com a distribuição de candidatos em um dos locais de aplicação do Enem aponta que partiu da fundação contratada pelo Inep a ordem para usar 80% da capacidade das salas de aula no Exame. O percentual é superior aos 50% de lotação que havia sido informado à Justiça, e que constava no protocolo de biossegurança divulgado pelo Inep.
6 - Liga de empreendedorismo e inovação é lançada e abre edital para seleção de membros
A Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi) teve seu evento de abertura de forma on-line no último dia 24. O mesmo contou com a presença do diretor geral da liga, Vinícius Tarabal, o coordenador docente, professor Paulo Afonso Granjeiro, a vice-diretora de Campus Centro-Oeste em Divinópolis (CCO), professora Hérica Lima dos Santos, e a pesquisadora e empreendedora Leandra Baptista da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundadora científica da Gcell, uma empresa de bioimpressão. O evento teve o apoio do Grupo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Grite), o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec).
7 - ProLAC prorroga inscrições até 11 de junho
O Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (ProLAC) prorrogou o prazo para inscrições até o dia 11 de junho de 2021.
O ProLAC é promovido pelo GCUB em parceria com a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – Udual, e com o apoio do Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior na América Latina e Caribe – Unesco-Iesalc.
O Programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento da Educação Superior e da Pesquisa na América Latina e no Caribe assim como, com o desenvolvimento e a integração da Região por meio da elevação do número de doutores das Instituições de Educação Superior.
Nesta edição, serão concedidas mais de 480 vagas, e mais de 30 bolsas mensais, para cursos de Doutorado vinculados a 39 universidades associadas ao GCUB ou à Udual.
Podem se inscrever professores de Instituições de Educação Superior associadas ao GCUB ou à Udual, de acordo com as orientações descritas no Edital GCUB-Udual nº 001/2021. Destacamos que não é necessário que a Instituição de vínculo do professor tenha ofertado bolsas ou vagas nesta edição.
* Com informações do GCUB e da Udual
8 - Café com Matemática realiza nova palestra nesta quarta (2/6)
A 3ª palestra de 2021 dos Seminários Café com Matemática será realizada nesta quarta-feira (2/6), às 19h, com o tema "Uma introdução aos conjuntos fuzzy". O palestrante será o professor Silvio Antônio Bueno Salgado (Unifal).
Não é necessário fazer inscrição, basta acessar o link disponível no site do evento. Os participantes deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
9 - Capes manterá mais de 90 mil bolsas de pós-graduação no País
Fundação não interrompeu os benefícios, tem pago em dia e ainda prorrogou prazos para 36,5 mil pesquisadores
A Capes vai manter, de forma integral, as mais de 90 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que concede atualmente no País. A Fundação não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios nesse ano, tem realizado os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente.
Apesar do ambiente de restrições - geradas pela pandemia do novo coronavírus -, a Capes não cortará bolsas em 2021. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.
Além de manter os benefícios, a Capes já prorrogou 36.536 bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do
Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) de 12 de maio.
O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no Brasil enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições de ensino e de pesquisa indicarem no SCBA os beneficiários. A Fundação recomenda que sejam escolhidos aqueles cujos trabalhos tenham sido afetados pelos impactos decorrentes da Covid-19.
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes
10 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "DIAGNÓSTICO DE LINHAS DE DISTRIBUIÇÃO POR MEIO DE INDICADORES DAS OCORRÊNCIAS EMERGENCIAIS", do mestrando Etelvino Gonçalves França.
Banca: professores doutores Marco Aurélio de Oliveira Schroeder (orientador/UFSJ), Leonidas Chaves de Resende (coorientador/UFSJ), Luiz Carlos do Nascimento (coorientador/UFSJ), Márcio Matias Afonso (Cefet-MG) e Cleber Esteves do Sacramento (PUC Minas).
Última atualização: 31/05/2021