1 - Lançado edital para seleção de mestrado da Pós Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade

 
O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade está com edital aberto com 21 vagas disponíveis para mestrado - com duas destinadas a pessoas com deficiência. 
 
As inscrições devem ser realizadas de 16 a 23 de junho de 2021. 
 
Mais informações na página do Pipaus
 
 

2 - Pós em Ciência da Computação recebe inscrições de novos alunos até 2 de julho

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) lançou edital para seleção de novos alunos. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 2 de julho, com envio da documentação exigida para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br.
 
No total, são ofertadas seis vagas, divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional (duas vagas), Sistemas de Informação (uma vaga) e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho (três vagas). A seleção será realizada em etapa única, levando em conta curriculum vitae e Plano do Curso.
 
Mais informações disponíveis na página do PPGCC
 
 

3 - CPA abre inscrições para discentes de pós-graduação

 
A Comissão Própria de Avaaliação (CPA) está com edital aberto para preenchimento de duas vagas para discentes de pós-graduação na Comissão, com mandato de um ano. As inscrições começam nesta terça (8/6) e seguem até 14 de junho. A eleição será realizada em 16 de junho. 
 
 

4 - Ação da UFSJ promove descarte correto de óleo de cozinha

 
Na semana em que celebramos e refletimos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UFSJ destaca a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e como cada um pode contribuir para não prejudicar o meio ambiente e, de quebra, gerar renda a quem precisa.
 
Confira a matéria completa
 
 

5 - Coleta Seletiva CAP promove palestras sobre meio ambiente

 
O Programa de Extensão Coleta Seletiva CAP realiza, entre os dias 7 e 11 de junho, uma série de palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
 
Nesta segunda (7/6), haverá uma palestra sobre a ONG SaveCerrado, às 17h, neste link. Já às 18h, o tema será resíduos de eletroeletrônicos, com transmissão neste link.
 
Confira a programação dos demais dias:
 
 
Terça 8/6 (2° dia de palestras):
 
> 19h a 20h: palestra com GEAS - Grupo de estudos de animais selvagens da UFSJ. Link: https://meet.google.com/izn-xfsc-dsa
 
> 20h a 21h: Palestra com a empresa Marca Ambiental - Tema: sustentabilidade x resíduos sólidos. Link: https://meet.google.com/mvf-gxrv-gyw
 
 
Quarta 9/6 (3° dia de palestras):
 
> 19h a 20h: palestra com a empresa Seja Bem Low (fundada por duas ex-alunas de engenharia química da UFSJ) sobre benefícios do sabão ecológico. Para os participantes, haverá uma surpresa ao final desta palestra. Link: https://meet.google.com/pvc-wbbq-whj
 
Quinta 10/6 (4° dia de palestras):
 
> 18h a 19h: palestra com a empresa de consultoria ambiental Ecoa Consultoria, sobre Licenciamento ambiental para microprodutores. Link https://meet.google.com/nso-ypei-tzy
 
> 19h a 20h: palestra com a Equip (empresa júnior de Engenharia Química) sobre PGRSS -  Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Link: https://meet.google.com/mxy-zwec-hpa
 
 
Sexta 11/6 (5° dia de palestras):
 
> 19h a 20h: palestra com a Recomix sobre reuso de óleo vegetal e controle de pragas. Link: https://meet.google.com/jia-pmdp-ude
 
> 20h a 21h: palestra com Evaldo Garcia, catador de recicláveis, empreendedor social e fundador da E-Sustentável - Tema: geração de resíduos. Link: https://meet.google.com/scy-iaux-usz
 
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: Primeiro período emergencial é avaliado em pesquisa

 
O resultado da pesquisa que avaliou a experiência da comunidade acadêmica durante o primeiro período emergencial já está disponível para consulta neste link. Realizado pela Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA), o relatório traz dados coletados a partir dos questionários on-line direcionados a estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados. Ao todo, mais de 4,5 mil pessoas contribuíram com a pesquisa. Para apresentar o relatório, serão produzidas outras duas matérias com análises das informações.
 
Confira a matéria completa
 
 

7 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: Moradia Estudantil será revitalizada; obras começam em março

 
Uma boa notícia para os alunos que vivem na Moradia Estudantil da UFSJ, no Campus Tancredo Neves: o prédio, inaugurado em 2012, passará por reformas que vão aumentar a segurança e o conforto de suas instalações. Licitada em dezembro, a obra começa a partir de março, com a empresa VS Engenharia & Projetos Ltda. O valor total do contrato é de R$ 555 mil. A realização dessa obra, com recursos próprios, se deve ao remanejamento, pela UFSJ, de parte de seu orçamento de custeio, não-executado por causa da pandemia.
 
Confira a matéria completa
 
 

8 - 365 dias de (muito) trabalho / Fevereiro 2021: Lançada campanha UFSJ em defesa da vacina

 
A Universidade Federal de São João del-Rei lança hoje, 22, a campanha “UFSJ em defesa da vacina”. A iniciativa, organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
 
Confira a matéria completa
 
 

9 - Programa de Mobilidade Virtual Andifes recebe inscrições até dia 30

 
O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil tem por objetivo a proposição de oferta coletiva de cursos a serem oferecidos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira. Desta forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual que vise à promoção do Ensino Federal brasileiro no exterior; a valorização e disseminação da(s) língua(s) e da diversidade cultural brasileira em âmbito internacional; o aumento da atratividade internacional das IFES brasileiras e a dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas.
 
Apesar de ser um programa voltado para a Mobilidade Internacional, o edital prevê um percentual de 30% para participação de estudantes brasileiros.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de junho de 2021, pelo link https://www.destinobrasil-andifes.org. Informações adicionais, como o Catálogo de Cursos oferecidos, poderão ser acessadas na página https://ufsj.edu.br/assin/chamadasselecoes_internas.php
 
* Com informações da Assin/UFSJ
 
 

10 - DTI Digital promove maratona de palestras em parceria com a UFSJ

 
A DTI Digital realiza, a partir desta terça-feira (8/6), uma maratona de palestras em parceira com a UFSJ. O tema do primeiro encontro será Metodologia Ágil, com Felipe Silveira e Diulia Almada.
 
Confira a programação completa, inscrições e mais informações no fôlder de divulgação

Última atualização: 08/06/2021