1 - Dicas para vacinação segura nos campi de SJDR

 
São João del-Rei já está vacinando, nesta semana, todos os profissionais da educação básica (infantil, fundamental, médio e EJA) e superior, das escolas públicas e privadas do município. Nessa primeira etapa, serão imunizados professores, auxiliares de professores, estagiários, trabalhadores administrativos, trabalhadores da limpeza, porteiros e seguranças.
 
Confira a matéria completa
 
 

2 - Idiomas Sem Fronteiras realiza (re)credenciamento de especialistas

 
Termina em 5 de julho o (re)credenciamento de especialistas da Rede Andifes Nacional de Especialistas em Língua Estrangeira – Idiomas Sem Fronteiras (Rede Andifes IsF). Podem participar docentes ou estudantes de doutorado de qualquer instituição de Ensino Superior, pública ou privada, que tenham participado de ações na área de ensino, pesquisa ou extensão de línguas estrangeiras.
 
Confira a matéria completa
 
 

3 - Equipe da UFSJ premiada na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

 
A Equipe NoizOrbita (ENO) participou da primeira Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 
 
A Olimpíada Brasileira de Satélites é uma competição nacional dividida em cinco fases. O resultado final da primeira fase, que consistiu no planejamento e envio dos projetos e propostas de missões de forma simplificada, foi divulgado, e pode ser acessado neste link, separado por Estado. “Tivemos uma classificação de destaque nessa fase, com a primeira colocação na categoria para a Equipe Hígia - Eno”, comemora o professor Marcos Kakitani, do Departamento das Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica (Detem).
 
Confira matéria completa
 
 

4 - UFSJ participa de estudo sobre segurança hídrica em Divinópolis

 
A Universidade Federal de São João del-Rei participa da Comissão Especial Temática para estudo e emissão de relatório sobre a questão da segurança hídrica no município de Divinópolis.
 
A coordenadora do colegiado, professora no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Beatriz Ferreira, comenta que “Divinópolis foi incluído como município que possui risco em potencial de ‘apagão’ (de energia) e falta de água.” Entre alguns dos problemas já conhecidos, a docente cita problemas no tratamento de esgoto e a precariedade dos serviços de abastecimento de água nas comunidades rurais.
 
Confira a matéria completa
 
 

5 - Dossiê apresenta fascículos sobre Filosofia e Biologia

 
Organizado pelos professores Maxwell Morais de Lima Filho, da Federal de Alagoas (Ufal) e Argus Romero Abreu de Morais, da UFSJ, o Dossiê Filosofia & Biologia apresenta fascículos que reúnem textos associados a essas duas grandes áreas do saber acadêmico.
 
Confira a matéria completa
 
 

6 - Estudantes de jornalismo da UFSJ ofertam oficinas em conferência nacional

 
Alunos do Curso de Jornalismo da UFSJ oferecem oficinas na XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã / Midia Cidadã. Foram aprovadas as oficinas Cartonera, que aborda a autonomia literária e se originou no Projeto de Extensão Faz Teu Livro - autonomia literária. A outra é a oficina Jornalismo e WhatsApp - como eles se encontram.
 
A Oficina Cartonera estará sob responsabilidade dos alunos Bianca Andrade, Henrique Pitt, Frederico Lisboa e Robson Melo e a Oficina Jornalismo e WhatsApp será dada pelo já graduado Arthur Raposo Gomes.
 
A XV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã será realizada de maneira on-line entre os dias 22 e 24 de junho de 2021.
 
Confira mais detalhes sobre o evento e sobre as oficinas
 
 

7 - PGDPlat promove seminário nesta sexta

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) realiza nesta sexta (18/6), a paritr das 14h, o seminário "Tributação da Terra e Dinâmica imobiliária: Uma análise para aglomerações brasileiras"
 
Apresentador: Fábio Amano (mestrando, PGDPlat/UFSJ)
Debatedora: Ana Luiza Nabuco (Secretaria da Fazenda, PBH - Doutora em Economia pelo Cedeplar/UFMG e pela EHESS/França

Última atualização: 18/06/2021