1 - Luto oficial pelas vidas perdidas para a covid-19

 
Em reunião realizada na última segunda (21/6), o reitor Marcelo Andrade, presidente do Conselho Universitário da UFSJ (Consu), propôs que, durante o período de luto oficial, em memória das vidas ceifadas pela covid-19, seja respeitado o minuto de silêncio, antes do início de todas as reuniões públicas e coletivas presididas pela Reitoria da UFSJ.
 
A decisão, por não estar na pauta da 76ª reunião ordinária do Consu, foi publicada ad referendum, mas recebeu manifestações verbais unânimes de apoio dos conselheiros presentes.
 
 

2 - Professor Hygor Kleber (CCO) fala sobre a importância da vacinação

 
Entrevistamos o professor Hygor Kleber Cabral Silva, vice-coordenador do curso de Medicina da UFSJ no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), que nos traz informações importantes a respeito da vacinação contra a covid-19. Diante de tantas dúvidas sobre o assunto, Hygor reforça “a importância de resistir contra notícias falsas e fora de contexto, de combater o negacionismo científico e de orientar que sejam seguidas recomendações de cunho científico, fora do senso comum e da politização da doença.”
 
Confira a entrevista completa
 
 

3 - CNPq lança edital para bolsas de produtividade em pesquisa

 
Confira mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) sobre chamada do CNPq para bolsas de produtividade.
 
"Prezados pesquisadores,
 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que estão abertas, até o dia 16/8/2021, as inscrições para a Chamada CNPq Nº 04/2021- Bolsas de Produtividade em Pesquisa. 
 
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 403.441.200,00 (Quatrocentos e três milhões, quatrocentos e quarenta e um mil e duzentos reais), oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do da agência financiadora."
 
 

4 - Prope e Progp promovem capacitações para pesquisadores da UFSJ

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abrem inscrições para cursos destinados a pesquisadores da UFSJ, por meio do Google Meet, nos meses de julho e agosto de 2021.
 
1- Minicurso Revisão Sistemática e Metanálise: como fazer?
Objetivos: Discutir aspectos introdutórios sobre o método de realização da revisão sistemática e da metanálise.
Carga Horária: 4 horas.
Data e hora Prevista Para Oferta: 16/7/2021, das 13h30 às 16h30 (síncrono) e das 16h30 às 17h30 (assíncrono)
Ministrante: Tiago Marques Reis (Unifal) e Maurílio de Souza Cazarim(UFJF).
 
2- Workshop Empreendedorismo para pesquisadores
Objetivo: Estudar os fundamentos do Empreendedorismo e sua relação com a transferência de tecnologias inovadoras do setor de pesquisa para o setor produtivo e sociedade e a abertura de empresas. Elaborar Modelo de negócios. Elaborar apresentação de Pitch.12.
Carga Horária: 30 horas (15 horas síncronas e 15 horas assíncronas).
Data e hora Prevista Para Oferta: no período de 21/7/2021 a 6/8/2021, às quartas (das 16h às 19h) e sextas-feiras(das 16h às 18h).
Ministrante: Paulo Afonso Granjeiro(UFSJ).
 
3-Workshop: Construção de patentes relevantes
Objetivos: Prover aos participantes uma visão sobre alguns dos aspectos mais importantes na construção de patentes relevantes.
Carga Horária: 2 horas.
Data e hora Prevista Para Oferta: 4 de agosto 2021, das 10h30min às 12h30min.
Ministrante: Henry Jun Suzuki (Sócio fundador da Axonal Consultoria Tecnológica)
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
* Com informações do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed)
 
 

5 - Pesquisa do Nepe é destaque na imprensa regional

 
Reportagem do G1 trouxe como pauta a pesquisa semanal do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe), que indica estabilidade em patamar elevado no ritmo de contágio da covid-19 em São João del-Rei e redução em dez municípios da microrregião.
 
Confira a matéria completa
 
 

6 - Projeto promove oficina on-line de brincadeiras para crianças

 
O programa de extensão CRIAÇÃO da UFSJ realizará uma oficina de brincadeiras no dia 3 de julho, a partir das 15h, e tem como público-alvo crianças com até 6 anos e seus familiares
 
As inscrições devem ser feitas até 28 de junho, neste link
 
Confira mais informações no fôlder de divulgação.
 
 

7 - Seminários do FQMat discute nióbio em encontro on-line nesta sexta (25/6)

 
A disciplina Seminários, do Programa de Pós-Gradução em Física e Química de Materiais (FQMat), realiza novo encontro nesta sexta-feira (25/6), a partir das 10h, com o tema "Elaboration of Niobium Photocatalysts Supported in Mixed Oxides: Synthesis and Characterization, Photocatalytic Studies in Organic Synthesis and Photodegradation Performance". O convidado é o doutor em Ciências Crystal Solutions Gustavo Senra. A transmissão ocorre no canal do FQMat no Youtube. 
 
Resumo 
A fotocatálise heterogênea tornou-se uma tecnologia verde significativa, tanto na aplicação em Síntese Orgânica quanto para o tratamento de água. A utilização de fotocatalisadores para conversões de moléculas e para fotodegradação de contaminantes tem se consolidado como uma importante ferramenta neste processo. Além disso, sabese que fases catalíticas suportadas em óxidos metálicos são um método alternativo para potencializar sua atividade. Neste trabalho, realizou-se a síntese de novos catalisadores de óxido de nióbio suportados em óxidos mistos derivados de hidróxidos duplos lamelares, um material de fácil preparo e de aplicações diversas. Estes catalisadores foram totalmente caracterizados por técnicas experimentais e cálculos teóricos e então aplicados com sucesso à conversão seletiva de anilinas em derivados de azoxibenzeno, com até 98% de conversão e 92% de rendimento isolado na presença de luz violeta. Ademais, um dos fotocatalizadores, mais especificamente o catalisador com maior teor de zinco em sua estrutura, também é aplicado para degradar o corante azul de metileno, levando a quase 100% da degradação do corante, sem a necessidade de quaisquer aditivos, após apenas três horas de exposição solar. 
 
Link Lattes Pesquisador: http://lattes.cnpq.br/2944067055379207  
 
* Com informações do FQMat
 
 

8 - Promel convida para qualificação de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para a Banca de Qualificação do estudo "Uma Análise da Discursivização do estupro num contexto de vulnerabilidade da mulher", de autoria da mestranda Samantha Ellen de Souza.
 
Quando: 1º de julho, às 14h30, pelo Google Meet
Banca: professores doutores Antônio Luiz Assunção (orientador) e Cláudio Márcio do Carmo (avaliador). 
 
 

9 - Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras será realizado em formato on-line

 
O Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras é um evento anual promovido pela organização sem fins lucrativos Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil (ESF-Brasil), com abrangência nacional, tendo como principal objetivo fomentar uma cultura da rede ESF-Brasil entre os mais de 2.000 voluntários presentes nos 70 núcleos formados no país.
 
Assim como em 2020, devido a situação atual e aos desdobramentos ocasionados em decorrência do enfrentamento à Covid-19, o evento será totalmente on-line, no mês de novembro de 2021, com a temática “ReConstruindo Saberes, o Terceiro Setor no pós-pandemia”.
 
O intuito do evento é promover reflexões e diálogos voltados para a atuação no Terceiro Setor e do ESF-Brasil, levando em consideração todos os desafios e lições aprendidas desenvolvidas durante o período de pandemia no país. Além disso, o evento oferecerá jornadas de capacitação, realizados de forma interativa e com metodologias ativas de ensino, dentro de temáticas tais como: Captação de Recursos; Engajamento e Mobilização de Voluntários; Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável e Agenda 2030 da ONU, Responsabilidade Social, entre outros.
 
Todos os congressistas terão acesso e direito (independente do valor contribuído):
 
A qualquer palestra (abertura, encerramento e magnas);
Certificado emitido pelo ESF-Brasil;
Inscrever artigos para concorrer a inclusão nos anais do VIII cbESF (pelo menos um autor deve estar inscrito no evento), seguindo disposições do edital;
Relatório de transparência e destinação de recursos arrecadados pelo evento;
A recompensa enorme de estar mais próximo de uma engenharia humana, sustentável e popular;
Oportunidade de votar nos melhores projetos realizados pela organização e escolher os premiados;
Oportunidade de concorrer a sorteios de parceiros e de brindes do ESF-Brasil.
 
Mais informações na página oficial de vendas do evento. Acesse aqui
 
* Com informações da Coordenadoria de Comunicação do VIII cbESF

Última atualização: 23/06/2021