1 - Estagiários das licenciaturas começam a ser vacinados em SJDR

 
O Programa Nacional de Imunização (PNI) define como Trabalhadores da Educação: profissionais do ensino básico (infantil, fundamental, médio e EJA), superior e profissionalizante, das escolas públicas e privadas, sejam eles professores, auxiliares de professores, estagiários, trabalhadores administrativos, trabalhadores da limpeza, porteiros e seguranças.
 
A inclusão dos estagiários na agenda de vacinação é decidida na esfera municipal. Em São João del-Rei, a Secretaria de Saúde acaba de informar que os alunos da UFSJ matriculados em estágio de docência, e aqueles vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, poderão se vacinar no período da repescagem, que vai até o próximo sábado (26/6), na Unidade de Saúde do Matosinhos, das 8h às 10h.
 
Confira a matéria completa
 
 

2 - Progp e NTInf recebem inscrições para treinamento sobre novo sistema de atendimento

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abrem inscrições para o treinamento do “Novo Sistema de Atendimento ao usuário do NTInf da UFSJ ", que acontecerá por meio do Google Meet na p´roxima terça-feira (29/6/21), das 10h às 12h.
 
O curso visa capacitar os servidores a conhecer os serviços prestados pelo NTInf e a utilizar o sistema SAC-NTInf para requerer atendimento junto ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf).
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
 
* Com informações do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas - Sesed
 
 

3 - Oportunidade de bolsa de pós-doutorado da Fapesp; inscrições terminam nesta quinta (24/6)

 
O Projeto Temático “Representações intermediárias em Ciência Computacional para descoberta de conhecimento” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição termina nesta quinta (24/6).
 
O bolsista conduzirá pesquisa no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
 
As atividades de pesquisa estão relacionadas à modelagem, análise e inferência de redes biológicas para compreender como as interações entre seus componentes dão origem à função ou ao comportamento desses sistemas.
 
Os interessados devem enviar para o e-mail do professor Ronaldo Fumio Hashimoto (ronaldo@ime.usp.br ou post.doc.usp.application@gmail.com) os seguintes documentos: currículo, link para ORCID, Google Scholar ou ResearcherID, síntese da tese de doutorado e outras publicações relevantes e duas cartas de recomendação de antigos supervisores ou colaboradores.
 
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4288.
 
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
 
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
 
* Com informações do Labinfo e do LNCC
 
 

4 - Capes: Aberta seleção de programas de mestrado em Enfermagem

 
Edital prevê apoio para até 18 projetos em três eixos estratégicos: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem.
 
A Capes divulgou o Edital nº 08/2021, referente ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Capes/Cofen Apoio a Programas de Pós-Graduação – modalidade Mestrado Profissional – Área de Enfermagem. As regras da seleção, realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 16.
 
Conforme o documento, o Cofen investirá R$4,7 milhões para apoiar até 18 projetos com duração de 24 meses e prorrogáveis por mais seis. Os profissionais serão formados com base em três eixos estratégicos: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Neles serão executados dois tipos de projetos.
 
O primeiro, ‘Turma-Sede’, refere-se às turmas de mestrado profissional, oferecidas em programas de pós-graduação (PPGs) profissionais stricto sensu na área de Enfermagem, com nota igual ou superior a 3 ou conceito A, de acordo com a Avaliação Quadrienal de 2017 da Capes.
 
O segundo, ‘Projeto de Cooperação entre Instituições’ (Turma PCI), tratará das propostas de turmas temporárias de mestrado profissional que serão conduzidas por uma instituição promotora com PPG stricto sensu nas dependências de uma instituição receptora. Esses deverão, preferencialmente, ser aplicados na região da Amazônia Legal e em estados onde não há cursos de mestrado profissional em enfermagem.
 
As propostas devem ser apresentadas, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrição da Capes (Sicapes) até o dia 30 de julho. A implementação dos projetos está prevista para acontecer a partir de novembro de 2021.
 
Programa
O PDPG-Capes/Cofen pretende diminuir as diferenças existentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), pela formação de pessoal de alto nível na área de Enfermagem. A qualificação desses profissionais para atuação no mercado de trabalho atenderá a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas de instituições públicas e privadas.
 
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da Capes
 
 

5 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFSJ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "ANÁLISE ORBITAL DO FULL SPECTRUM DE FLUXO DE DISPERSÃO PARA DETECÇÃO DE FALHA EM MOTORES DE INDUÇÃO", da mestranda Ana Carolina Santos Araújo.
 
Quando: 25 de junho, às 14h, através do link: https://meet.google.com/efp-dhwh-eeo
Banca: professores doutores Paulo Cezar Monteiro Lamim Filho (orientador/UFSJ), Lane Maria Rabelo (UFSJ), Fabiano Bianchini Batista (UFSJ) e Alexandre Luiz Amarante Mesquita (UFPA).
 
 

6 - [Colabore com a pesquisa] Estudo avalia impactos da pandemia de Covid-19 entre estudantes de Medicina

 
Confira mensagem enviada por Ana Cláudia Bento Duarte, mestranda na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, em Portugal.
 
"Caros colegas,
 
O meu nome é Ana Cláudia Bento Duarte, sou aluna 5º do Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, em Portugal.
 
No âmbito da realização da minha tese de mestrado, cujo tema é "Impacto da quarentena devido à pandemia COVID-19 nos alunos de Medicina - Estudo Internacional" pedia que respondessem ao seguinte inquérito: https://forms.gle/fJvixjc6cymvYoZa8 (duração aproximada de 10 minutos)
 
A vossa ajuda é crucial para o sucesso do projeto.
 
Desde já agradeço a vossa disponibilidade e ajuda.
 
Cumprimentos,
 
Ana Cláudia Duarte"

Última atualização: 24/06/2021