1 - Andifes realiza seminário sobre o pós-pandemia
Nesta quinta, 15, às 9h, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) debaterá sobre atividades acadêmicas no pós-pandemia, em seminário virtual, com transmissão pelo
YouTube.
Para tratar sobre os fundamentos da universidade federal: autonomia, financiamento público, gratuidade, inclusão e excelência, foram convidados os ex-presidente das Andifes, professora Ana Lúcia Almeida Gazzola (UFMG), o professor José Ivonildo do Rêgo (UFRN) e o professor Jesualdo Pereira Farias (UFC).
A partir das 10h, a reitora da UFRJ, professora Denise Pires Carvalho, e os professores Marcelo Knobel (Unicamp) e Abilio Baeta Neves, falam sobre os futuros possíveis nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No seminário, os reitores irão tratar ainda sobre a proposta da SESu sobre o Reuni Digital: projeto de expansão da EAD nas instituições de ensino superior públicas. Participe!
2 - Inscrições do minicurso Revisão Sistemática e Metanálise: como fazer? encerram nesta quinta, 15
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PROPE), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informa que as inscrições para o minicurso “Revisão Sistemática e Metanálise: como fazer?” terminam nesta quinta, 15.
O minicurso, destinado a pesquisadores, visa discutir aspectos introdutórios sobre o método de realização da revisão sistemática e da metanálise. Ofertado dia 16 de julho, de 13:30 às 17:30, o evento contará como ministrantes os professores doutores Tiago Marques dos Reis (UNIFAL) e Maurílio de Souza Cazarim (UFJF).
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH,
neste endereço – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está
disponível aqui.
*Com informações de SESED
3 - Levantamento sobre equipamentos da UFSJ que demandam manutenção
A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) por intermédio da Divisão de Materiais e Patrimônio (DIMAP) realizará o levantamento dos equipamentos pertencentes à UFSJ, utilizados nas atividades acadêmicas, que necessitam de manutenção.
Esta pesquisa é necessária para se obter informações mais precisas sobre esses equipamentos para, posteriormente, buscarmos maneiras de viabilizar a contratação das manutenções necessárias.
Para isso, é preciso que seja preenchido o formulário, até dia 31/07/21,
disponível aqui.
4 - PROGP abre edital para seleção interna de instrutores de curso de capacitação
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas(SESED) torna público a abertura das inscrições do processo seletivo para instrutores internos para ministrarem, no segundo semestre de 2021, os seguintes cursos:
a. Procedimentos Administrativos das Secretarias dos Cursos de Graduação
b. Legislação Educacional e Regulação da Educação Superior
c. Lei de Acesso à Informação - Orientações Gerais
d. Secretariado
e. Curso Prático de Redação Oficial
f. Google Forms
Podem se inscrever servidores do quadro permanente de pessoal, docente ou técnico-administrativo, da UFSJ, nos campi de São João del-Rei, Alto Paraopeba, Centro-Oeste Dona Lindu ou Sete Lagoas.
Mais informações estão disponíveis no
Edital Interno 2021. Para orientações de preenchimento do preenchimento do formulário de inscrição,
clique aqui.
5 - PGDPLAT convida para defesa
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida a todos para a defesa de dissertação intitulada EMPREENDEDORISMO E CONDIÇÕES URBANAS: UMA ANÁLISE PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM 2010, da discente Natália Gabriela da Silva Cruz.
Quando: 16 de julho, às 14h. Os interessados em assistir devem enviar um e-mail para
pgdplat@ufsj.edu.br solicitando o link.
Orientadora: professora Patrícia Alves Rosado Pereira
Coorientador: professor Admir A. Betarelli Jr.
6 - Inscrições para estudar roteiro nos EUA vão até o dia 23
CAPES prorroga o prazo de inscrição. Interessados devem preencher formulário no site da Comissão Fulbright
A CAPES
prorrogou o prazo de inscrição para a seleção de dois roteiristas que irão cursar o mestrado profissional nos Estados Unidos. Os interessados devem preencher um formulário no
site da Comissão Fulbright Brasil até as 23h59 de 23 de julho. A divulgação do resultado está prevista para setembro deste ano, e o início das atividades para agosto de 2022.
As bolsas terão duração de até 21 meses. Os custos serão repartidos entre a Fundação brasileira e a Comissão estadunidense. A CAPES pagará as taxas acadêmicas e administravas. Já a Fulbright arcará com valor mensal variável, a depender do campus e de decisão do governo americano, além de seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta na classe econômica e auxílio-instalação de US$1 mil.
O
Edital nº7/2021 é parte do
Programa CAPES-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting e está disponível no site da CAPES. Para se candidatar, é necessário ter nacionalidade brasileira, ser bacharel em curso de no mínimo quatro anos, ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções audiovisuais, não ser mestre ou doutor e não ter outra bolsa. É necessário, ainda, comprovar nível de proficiência na língua inglesa, por meio do TOEFL IBT, com no mínimo 102 pontos, ou IELTS, com pontuação de ao menos 7. A documentação exigida está no edital.
Sobre o programa
O
Programa CAPES-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting é fruto da parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright. Os objetivos incluem proporcionar a formação qualificada de profissionais brasileiros, complementar a formação técnica e especializada na formação de roteiristas para a produção audiovisual, estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA na área e dar maior visibilidade à produção audiovisual, tecnológica e cultural do País.
*Com informações de Redação CCS/CAPES
Última atualização: 13/07/2021