1 - Servidor aposentado: já fez sua prova de vida?

 
Como informado pela Divisão de Administração de Pessoal, servidores aposentados da UFSJ têm até o dia 31 de julho para realizarem a prova de vida anual.
 
A prova de vida é o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, de que trata a Portaria ME nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 45, de 15 de junho de 2020.
 
Confira o cronograma para a realização dos procedimentos:
 
1) Os aniversariantes de janeiro de 2020 a junho de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até o dia 31 de julho de 2021. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021.
 
2) Os aniversariantes de agosto e setembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la no mês de aniversário. Esta comprovação regularizará os anos de 2020 e 2021. Caso esses aniversariantes façam a prova de vida até 31/07/2021, este procedimento regularizará apenas a situação de 2020, devendo o aposentado/pensionista refazê-lo no mês de aniversário ainda em 2021.
 
3) Os aniversariantes de outubro a dezembro de 2021 que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizá-la até 31/07/2021, para regularização do ano de 2020, e novamente a partir do primeiro dia do mês de aniversário para regularização do ano de 2021.
 
Além do habitual recadastramento nas agências bancárias, os aposentados e pensionistas poderão consultar no aplicativo SouGov.br a situação da comprovação de vida, o prazo para a sua realização e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel, caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
 
Mais informações sobre os procedimentos necessários poderão ser solicitadas no Setor de Aposentadorias e Pensões, pelo email seape@ufsj.edu.br.
 

2 - SESEG/DIPRE comunica serviço de desinsetização/desratização na UFSJ/Sede

 
O Setor de Serviços Gerais (Seseg/Dipre) informa que será realizado serviço de desinsetização/desratização das instalações da UFSJ/Sede, pela Dedetizadora BIOPRAGAS CONTROLE DE VETORES LTDA, nos dias 22 e 23 de julho de 2021. 
 
O Setor solicita aos usuários dos ambientes que informem, via e-mail seseg@ufsj.edu.br, as especificidades ou objeções dos locais  para receber os serviços, que serão acompanhados pela equipe de limpeza e manutenção.
 

3 - Parque de Exposições recebe público, no sistema drive thru

 
A Secretaria de Saúde de São João del-Rei está vacinando, até a próxima quinta, 15 de julho, a faixa etária de 42 a 46 anos completos, de 9h às 12h, no Parque de Exposições da cidade, em sistema drive thru.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Pessoas vacinadas não apresentam testes de IgG reagentes: por quê?

 
Os testes sorológicos não são indicados pelos órgãos de regulamentação como determinantes de eficácia vacinal contra covid-19, explica o professor de Imunopatologia do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Rafael Gonçalves Teixeira, no podcast do CCOnversando Saúde. Esses testes não têm eficácia muito alta. Além disso, prossegue, nosso sistema imunológico tem diversas frentes de batalha que não se resumem à produção de imunoglobulinas.
 
O que determina a eficácia são os ensaios de fase clínica e os estudos de acompanhamento de populações imunizadas.
 
Confira a matéria completa
 

5 - IBICT, CNPq e RNP apoiarão instituições na capacitação e transferência de conhecimentos para a criação de repositórios de dados de pesquisa

 
Por meio de acordo de cooperação, Ibict, CNPq e RNP pretendem estruturar a implantação de repositórios de dados de pesquisa para as instituições de pesquisa brasileiras
 
Instituições brasileiras de ensino e pesquisa no país que estejam buscando suporte na capacitação para a criação de repositórios de dados de pesquisa podem participar da “Chamada Aberta: Incubação de Repositórios de Dados de Pesquisa”. A iniciativa é conduzida a partir de parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
 
Para a condução da parceria, CNPq, Ibict e RNP celebraram um Acordo de Cooperação com ações relacionadas à construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa. A iniciativa surge a partir da cooperação previamente existente e do trabalho realizado pelas instituições no âmbito do compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, que teve como objetivo estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil.
 
Em linhas gerais, o objetivo do acordo é a união de esforços para estruturar uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa e, ao mesmo tempo, identificar e estruturar workflows para a criação e a manutenção de repositórios de dados de pesquisa. O acordo prevê ainda capacitação e transferência de conhecimento sobre as infraestruturas tecnológicas e informacionais para o suporte à criação de repositórios de dados de pesquisa, identificação de potenciais serviços de apoio e de valor agregado para auxiliar as instituições de pesquisa brasileiras a criarem e manterem repositórios de dados de pesquisa.
 
Além de trazer diversos benefícios ao processo de comunicação científica, como maior celeridade, confiabilidade e redução de custos, os dados depositados em repositórios são citáveis, configurando-se então como produções científicas legítimas e reconhecidas. Assim, eles contribuem para o aumento da visibilidade da produção científica nacional. Repositórios de dados de pesquisa são, como os demais repositórios, uma base de dados digital voltada para suprir a necessidade de armazenar, organizar e disponibilizar objetos digitais. Nesse caso, eles abrigam os dados coletados durante uma pesquisa científica.
 
As instituições interessadas têm até o dia 01 de agosto para a submissão de propostas. Para participar da chamada, os pesquisadores da instituição interessada podem acessar os seguintes documentos:
 
Formulário de submissão de proposta: Clique para abrir (redirecionamento para um formulário da plataforma Microsoft Forms).
 
Guia do formulário de submissão de proposta: Clique para abrir (redirecionamento para a página da RNP).
 
Edital: Clique para abrir (redirecionamento para a página da RNP).
 
Sobre o IBICT
 
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. Também oferece diversos serviços em tecnologia da informação à sociedade, além de incentivar e promover a produção científica brasileira.
 
Nos últimos anos, o Ibict tem atuado no suporte à criação de repositórios de dados e de publicações, bem como de revistas científicas, o que vem ocorrendo por meio de capacitações técnicas, adaptação e difusão de diretrizes. O Ibict é responsável pelo desenvolvimento e coordenação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OasisBr).
 
*Com informações de Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Última atualização: 14/07/2021