1- Café com Matemática discute vida e obra do matemático Rāmānujan

 
Acontece nesta quarta-feira, 28, a partir das 19h, a 5ª palestra dos Seminários Café com Matemática. Intitulada Histórias da Matemática no Cinema – Rāmānujan “O homem que viu o infinito”, a palestra será ministrada pela professora Romélia Mara Alves Souto (DEMAT/UFSJ).
 
Perfil: Romélia possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), mestrado (1997) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na área de Educação Matemática, com ênfase nas relações da História com a Educação Matemática e na formação de professores que ensinam matemática.
 
Não é necessário se inscrever. Basta acessar o link disponível no site do evento.
 
Os participantes deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no Facebook e Instagram.
 

2 - Empreendendo desde a formação

 
Você sabe o que é MEJ? O Movimento Empresa Júnior, significado dessa sigla, tem a ambição de preparar universitários para empreender através da vivência empresarial durante a graduação. O MEJ foca no aperfeiçoamento de habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Health Business Summit: concurso inscreve até dia 30 

 
Com o propósito de potencializar talentos e conectar discência e docência às habilidades que predispõem o empreender, o Health Business Summit (HBS) promove o concurso cultural Tirando do papel ideias que salvam vidas.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - PPGEQ convida para defesa

 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, convida toda a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada USO DE ARGILAS SINTÉTICAS DO TIPO HIDROTALCITAS MODIFICADAS (FeMgAl, CuMgAl, CuFe) PARA REMOÇÃO DE DICLOFENACO DE SÓDIO EM MEIO AQUOSO, da aluna Bruna Maria Paterline Novais Abreu.
 
Quando: 27 de julho, às 16:30, via Google Meet.
Banca examinadora: professores doutores Demian Patrick Fabiano (UFSJ/DEQUI- PPGEQ), Alexandre Bôscaro França (UFSJ/DEQUI- PPGEQ), Edson Romano Nucci - Suplente - (UFSJ/DQBIO-PPGEQ), Letícia Ledo Marciniuk - (UTFPR).
 

5 - PPGCA convida para banca

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), Campus Sete Lagoas (CSL) convida a comunidade para a defesa de dissertação, intitulada Alternativas de controle in vitro de manifestações endofíticas em genótipos de sorgo, da mestranda Alessandra da Silva Trindade.
 
Quando: 29 de julho, às 9h, via Google Meet.
Banca: professores doutores Leonardo Lucas Carnevalli Dias (UFSJ - orientador), Diego Silva Batista (UFPB) e Cristiane Alcântara dos Santos (UFSJ).
Linha de pesquisa: Sistemas de Produção agrícola.
 

6 - Bolsa de pós-doutorado para pesquisas em vigilância epidemiológica e ambiental

 
A bolsa de pós-doutorado está vinculada ao edital 09/2020 – Prevenção e Combate a surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da Capes e ao Projeto de Pesquisa Vigilância epidemiológica e ambiental de Sars-CoV-2 na região Metropolitana de Vitória-ES. A pesquisa será desenvolvida no Laboratório de Saneamento da UFES em Vitória – ES.
 
A bolsa, no valor de R$ 4.100,00 é para 12 meses.
 
O bolsista deverá ter capacidade intelectual e liderança de equipes de pesquisa, ter domínio do idioma inglês, (principalmente na redação de artigos científicos e compreensão da língua inglesa) e domínio de técnicas de biologia molecular (PCR em tempo real e outras).
 
As principais atribuições do bolsista serão:
 
1. Participação em projetos de Microbiologia Ambiental especialmente ligado à linha de pesquisa em Microbiologia aplicada ao Saneamento Ambiental – Engenharia Ambiental UFES
 
2. Estabelecimento de rotinas laboratoriais de Biologia Molecular de Microrganismos (processamento de amostras ambientais, extração de ácidos nucleicos, PCR, qPCR, Análise Metagenômica)
 
3. Publicação de artigos em periódicos internacionais
 
4. Auxílio e Interação com equipes de pesquisa do laboratório (alunos de Iniciação Científica, mestrandos, Doutorandos)
 
Os interessados poderão entrar em contato pelo email: kellygtr@gmail.com.
 
*Com informações de LABINFO/LNCC

Última atualização: 26/07/2021